Rio de Janeiro, 21 de novembro de 2019.
Cine Debate PPGE – SNCT

Esta é a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, e o PPGE promoverá uma das atividades planejadas para a UFRRJ.

Será o I Cine Debate PPGE, com a exibição de dois filmes e debate com o tema sobre Inovação, tecnologia e comunicação, e o impacto na sociedade, e nas organizações públicas e privadas.

O objetivo do Cine Debate é aproximar o público da atividade acadêmica, de uma maneira lúdica, através do cinema. A exibição dos filmes pretende aproximar os expectadores aos problemas atuais no campo da gestão, destacando a importância desse campo disciplinar na vida cotidiana.

A proposta é que a exibição do filme seja uma maneira de apontar, através de uma linguagem acessível à população, as implicações das Ciências Sociais Aplicadas, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

O PPGE espera receber, nas duas sessões, alunos de ensino médico de Seropédica e dos municípios vizinhos, comunidade de Seropédica, terceirizados da UFRRJ e quem quiser participar.

O evento é aberto ao público e gratuito, com inscrições limitadas no LINK que será divulgado em breve, com emissão de certificado para os inscritos, de acordo com o número de lugares.

PROGRAMAÇÃO:

SESSÃO 1 – INOVAÇÃO

Filme: Piratas do Vale do Silício

Moderadora: Profa. Biancca Scarpeline de Castro – DAP/PPGE/ICSA

Debatedor: Sergio Serra da Cruz

14 às 14h30 – boas vindas e contextualização do filme

14:30 às 16:30 – exibição do filme

16:30 às 17h – debate com um professor convidado

Descrição Temática:

O filme Piratas do Vale do Silício é uma produção de 1999 que se tornou um clássico em meio às faculdades de Administração e cursos relacionados à tecnologia. Em “Piratas do Vale do Silício” somos apresentados a uma versão romantizada da criação de duas das maiores empresas de todos os tempos: a Microsoft, de Bill Gates, e a Apple, de Steve Jobs.

A história é narrada sob o ponto de vista dos co-fundadores das empresas – Steve Wozniak, na Apple, e Steve Ballmer, na Microsoft. São apresentadas as experiências que ambos tiveram na universidade, como ocorreu a fundação das duas empresas e as decisões controversas que eles tomaram ainda no início da carreira.

A exibição deste filme se propõe a enfatizar como a atividade de pesquisa acadêmica pode contribuir para a criação de novos conhecimentos, que geram impactos profundos na sociedade. A universidade também tem espaço para o empreendedorismo que pode beneficiar tanto os estudantes quanto a própria instituição.

SESSÃO 2 – FAKE NEWS, COMUNICAÇÃO E ESFERA PÚBLICA

Moderadora: Pfofa. Flavia Galindo – DCA/PPGE/ICSA

Filme: BREXIT – The Uncivil War

18 às 18h30 – boas vindas e contextualização do filme

18:30 às 20:30 – exibição do filme

20:30 às 21h – debate com um professor convidado

Descrição Temática:

Trata-se de um filme sobre os bastidores da campanha institucional pela saída do Reino Unido da União Europeia, e as ações de marketing da Cambridge Analytica, que foram muito criticadas nas redes sociais. O filme permite a discussão por diferentes perspectivas, como a política, moral, econômica, marketing, publicidade, e o uso indiscriminado da mineração de dados (big data). É provocador ao mostrar o fim da publicidade tradicional, e ao indagar se é possível a democracia se estabelecer sem apoio dos recursos tecnológicos, e quais os limites éticos do uso de algoritmos na comunicação política.

O filme explora os dilemas de uma era em que as fake news são tratadas como fatos e, por vezes, terminam por substituí-los.Da mesma forma, faz pensar sobre privacidade e controle de dados pessoais através de manipulação midiática. O ator Benedict Cumberbatch interpreta Dominic Cummings, o responsável pela estratégia política do Brexit, um gestor de marketing que pensa unicamente na melhor maneira de vencer o adversário a partir de estratégias com uso de inovações tecnológicas no marketing político, em um momento de histeria coletiva e medo coletivo, sentimentos usados como capitais eleitorais. O slogan da campanha cunhado por Cummings é um golpe de mestre: “take back control”, ou “retome o controle”, acionando os valores de um povo que ainda almeja o poderio do Império Britânico.

Fica a indagação para o debate: o mundo mudou? E foi para melhor? Voltará a ser o que era no tempo das mídias tradicionais? Ou é caminho sem volta? E qual será o papel do marketing e da publicidade nestes novos tempos?

Inscrição através do site: http://snct.im.ufrrj.br/

• Esta é a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, e o PPGE promoverá uma das atividades planejadas ...

+ notícias