Rio de Janeiro, 21 de novembro de 2019.
Aluno do MPGE recebe prêmio de melhor dissertação do ano no II Prêmio SBAP de Teses e Dissertações – Edição 2019

É com imensa alegria que compartilhamos essa notícia que muito nos orgulha. O aluno Robson Leite (Turma 2016), orientado pelo Professor Doutor Américo da Costa Ramos Filho, foi agraciado pela SBAP (Sociedade Brasileira de Administração Pública) com o prêmio de melhor dissertação do ano de Mestrado Profissional, em uma área reconhecida pela alta qualidade da produção científica brasileira – o que aumenta ainda mais a importância do prêmio.

O trabalho premiado intitula-se “O Dirigente como Gestor de Estratégia: A Prática no Setor Público Frente aos Complexos Cenários de Mudanças”, do Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia – UFRRJ.

A dissertação tem originalidade intelectual ao reunir quatro relevantes teorias acadêmicas da área de administração e estratégia: i) Planejamento Estratégico Situacional, ii) Teoria dos Stakeholders, iii) Estratégia como Prática, e iv) Liderança Transformacional. Todas devidamente respaldadas pelo referencial teórico, como sendo o arcabouço teórico de um framework inédito – tanto no campo acadêmico quanto organizacional – e capaz de auxiliar o dirigente de uma organização pública – direta e indireta – na execução, gestão e prática da estratégia formulada, de modo a viabilizar continuamente o atendimento à sua missão organizacional, às necessidades das partes interessadas a essa organização e à dinâmica do ambiente interno e externo, mobilizando sua equipe. As teorias estudadas encontram em uma delas – o Planejamento Estratégico Situacional – o pilar central para a devida estruturação desse framework, conforme refletido na análise dos dados obtidos a partir da pesquisa de campo. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa foi estruturada a partir dos dados obtidos no procedimento de análise, devidamente caracterizado e fundamentado, entrevistando figuras públicas de envergadura nacional e de matizes ideológicas diferentes. A sua estrutura parte de um quadro de referência na qual é demonstrada a relação de causa e efeito entre os blocos de perguntas da pesquisa de campo que organizaram as categorias e as subcategorias oriundas do processo de análise dos dados obtidos, devidamente emparelhadas com a literatura presente no Referencial Teórico.

Entendemos que o trabalho faz uma contribuição ao avanço da área de administração/gestão pública ao estruturar um framework capaz de guiar o dirigente de uma organização pública através dos complexos, desafiadores e dinâmicos cenários presentes nesse ambiente, sem perder de vista o atendimento à missão organizacional, às necessidades das partes interessadas, à dinâmica constante dos ambientes externos e internos, mobilizando a sua equipe para, juntos, solucionarem desafios e problemas da prática da estratégia na esfera pública. Para além, a pesquisa desenvolveu uma tecnologia social no campo da administração pública direta, em prol da sociedade civil como principal stakeholder a ser atendido em suas necessidades através de melhores serviços públicos.

O trabalho está disponível aqui.

• Esta é a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, e o PPGE promoverá uma das atividades planejadas ...

+ notícias