Ementa: Políticas públicas entendidas a partir da relação entre a ação governamental e os processos econômicos e políticos com vistas ao desenvolvimento territorial e regional. Princípios da formulação de políticas públicas: abordagens teóricas. Análise do processo de Formulação, Implementação e Avaliação de Políticas Públicas com ênfase na Avaliação. Pesquisa avaliativa em políticas públicas: análise empírica do impacto das políticas públicas, com destaque para aquelas de caráter social. Transbordamentos espaciais do impacto das políticas públicas. Métodos disponíveis para avaliação de políticas públicas.
Ementa: Apresentar e discutir os conceitos de APLs- Arranjos Produtivos Locais, sua formação, planejamento, governança, estruturação em rede entre atores e instituições locais, formação de capital social, relações de interdependência nas analises micro-meso-macroeconômicas . Apresentar e discutir os conceitos de Desenvolvimento local em sua análises multidimensionais social, econômica, política, ambiental, científico-tecnológica, institucional, territorial. Relacionar os conceitos APL-Desenvolvimento local.
Ementa: A reemergência dos estudos territoriais. As articulações entre desenvolvimento, planejamento e território. Geopolítica e geoeconomia e o desenvolvimento territorial desigual em variadas escalas espaciais. Globalização X Fronteiras Territoriais. Políticas de Desenvolvimento Territorial em uma Economia Globalizada. Insuficiências teóricas e novos desafios. Visões alternativas sobre o processo de planejamento territorial. Políticas territoriais recentes no Brasil.
Ementa: Desenvolvimento Socioeconômico e Território: Aspectos Teóricos. Desigualdades Regionais e Urbanização: Brasil e Argentina. Recursos Naturais: Conceitos, Teoria e Debate. América Latina e Recursos Naturais em perspectiva histórica. Os desafios e possibilidades recentes da produção/exploração de recursos naturais em escala mundial. Recursos Naturais no Brasil e na Argentina: dinâmicas setoriais e territoriais comparadas. Desafios contemporâneos da produção/exploração de recursos naturais no Brasil e na Argentina.
Ementa: Desenvolvimento econômico e mudança estrutural. CEPAL e o estruturalismo latino-americano. Análise Centro-Periferia e o subdesenvolvimento. Teoria da dependência. Críticas ao “desenvolvimentismo tradicional” e o “novo-desenvolvimentismo”. Experiências nacionais comparadas.
Ementa: As mudanças no contexto internacional a partir da segunda metade do século XX e seus impactos na economia brasileira. Uma comparação dos modelos econômicos adotados no Brasil. As experiências dos planos econômicos ortodoxos e heterodoxos aplicados na economia brasileira nas últimas décadas. O plano real e suas conseqüências positivas e negativas para a economia brasileira. A economia brasileira diante dos efeitos da crise externa de 2008. Tendências e perspectivas para a economia brasileira.
Ementa: Conceitos de Política Pública. Conceitos básicos pertinentes à Sociologia e Ciência Política: aplicações gerais e reflexões em políticas públicas. Caracterização histórica da elaboração e avaliação das políticas públicas, seus conceitos, tipologias, e sua importância no ciclo de decisão. Métodos aplicados à elaboração e avaliação de políticas, programas e projetos públicos, características quantitativas e qualitativas dos métodos avaliativos. Modelagem de elaboração e avaliação de políticas públicas. Desenho de Políticas Públicas. Estudo de casos.
Ementa: História da organização do Estado Brasileiro, desde a sua formação até o momento atual, com ênfase nas políticas territoriais correspondentes. Expansão, organização territorial, administração e políticas públicas ao longo do tempo.
Ementa: A questão ambiental no mundo e no Brasil. Meio Ambiente e Gestão Ambiental. A variável ecológica no ambiente dos negócios. A questão ambiental na empresa. O impacto da variável ambiental na estratégias e unidades da organização. Conceitos de formulação e implementação das políticas públicas ambientais. Sistemas de Gestão Ambiental. Relatórios Ambientais. Estudo de Impacto Ambiental. Indicadores de Gestão Ambiental e de Responsabilidade Social.
Ementa: Transformações no padrão científico-tecnológico. Reestruturação produtiva. Inovação e competitividade. Cadeias produtivas globais. Fragmentação das cadeias produtivas. O papel do estado e suas políticas. Internacionalização da produção. Formas de internacionalização da produção: comércio, investimento direto estrangeiro e relações contratuais. O papel da Organização Mundial do Comércio. Negociações internacionais. Territórios que aprendem. Os saberes localizados e deslocalizados. As denominações territoriais.
Ementa: Reflexão sobre a morfologia da paisagem urbana e periurbana, tendo como foco o sistema de espaços livres de edificação, públicos e privados, e suas diversas formas de análise trans-escalar e multi-setorial, considerado os processos de transformação observados e estudados nos recortes localizados na porção oeste da RMRJ.
Ementa: O objetivo desta disciplina é analisar e correlacionar os mecanismos de participação social nos processos de desenvolvimento territorial com a experiência política dos atores sociais, com os desenhos institucionais desenvolvidos em cada território e com a inclusão de demandas das entidades sociais nos projetos ligados direta e indiretamente ao desenvolvimento econômico e social de territórios. Esta disciplina pretende analisar a vigência e efetividade da participação social como mecanismo de governança democrática capaz de facilitar a inclusão social, a conquista de direitos e o compartilhamento de recursos das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável. Apresentar e refletir sobre as diferentes abordagens ligadas ao tema da participação e gestão social que se relacionam com programas e instrumentos de desenvolvimento econômico e social, avaliando as implicações e efeitos destas abordagens. Pretende-se desta maneira analisar estratégias, efeitos e conseqüências de programas de desenvolvimento onde o elemento norteador é a formação de capital social.
Ementa: Conceituação básica de ecologia e economia política aplicada à gestão ambiental. Campos de interesse e conflitos relacionados à gestão ambiental e ao uso dos recursos naturais. Histórico e avanços da questão ambiental e dos acordos internacionais. Princípios e instrumentos da política ambiental. Conceituação e principais instrumentos da gestão ambiental utilizados nas esferas pública e privada. Estudos de caso no Brasil e em outros países.
Ementa: Processo de ocupação e urbanização na Baixada Fluminense. Práticas de planejamento urbano na Baixada. Políticas públicas urbanas voltadas para a Baixada Fluminense. Organização do Estado (em níveis federal, estadual e municipal) e sua atuação no campo do planejamento urbano na Baixada Fluminense.
Ementa: Debate sobre o tema Governança do Estado a partir de uma perspectiva histórica, centrando essa discussão na Reforma do Estado empreendida na década 90. Discussão dos conceitos de governabilidade e governança e a sua relação com o tema Reforma do Estado.
Ementa: Apresentar conceitos fundamentais para o entendimento da questão ambiental na sociedade contemporânea. Oferecer uma visão panorâmica sobre os processos e atores importantes envolvidos na gestão sócio-ambiental, a correlação destes processos com diferentes teorias de desenvolvimento e a questão ambiental implícita nelas. Esta disciplina procurará enfocar a questão ambiental por uma ótica dos conflitos sócio-ambientais decorrentes da disputa por recursos naturais e as relações de poder dos diferentes atores envolvidos.
Ementa: Sérios problemas ambientais podem ser observados nas aglomerações humanas, onde o crescimento populacional é acelerado e onde a ocupação do solo ocorre desordenadamente, resultando em impactos adversos e afetando a qualidade de vida. No sentido de adaptar as cidades, ou partes mais vulneráveis destas, para o adequado enfrentamento às mudanças ambientais, faz-se premente a adoção de técnicas que contribuam para a sustentabilidade do complexo e sensível meio ambiente urbano. OBJETIVO: Oferecer conhecimentos necessários para o entendimento da temática da Sustentabilidade Ambiental Urbana, com enfoque nas questões associadas ao solo, água, ar e resíduos gerados.
Ementa: O conceito de território. A evolução do conceito de território nas ciências sociais. O território como espaço de convergência e campo de forças sociais de desenvolvimento. As distintas escalas do território. Território e Territorialidade. Cultura e Identidade Territorial. Concepções de Desenvolvimento. O debate contemporâneo sobre o desenvolvimento. Desenvolvimento como discurso político-normativo. Desenvolvimento territorial: políticas públicas e processos.
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em … leia mais
Esclarecemos que as cópias autenticadas do Diploma e Histórico Escolar e o comprovante de pagamento (GRU-Guia de Recolhimento da União) … leia mais
DISCENTE: GABRIELA MELLO GONÇALVES DATA: 10/12/2020 HORÁRIO: 09 horas LOCAL: meet.google.com/wyg-xfjy-zno TÍTULO: PACTO FEDERATIVO E EXPORTAÇÕES REGIONAIS NO BRASIL (2002-2018) RESUMO: O Federalismo … leia mais
A Comissão de Credenciamento do PPGDT informa que, com base no INDPROD, procedeu-se a classificação de dois candidatos à categoria … leia mais
As entrevistas ocorrerão via web-conferência, em 21 de outubro, com início às 9h. Os horários seguem abaixo: Aldenilson Santos – 9h00 Carla … leia mais
O Programa de Pós‐graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PPGDT) convida os interessados a apresentarem suas candidaturas, nos termos … leia mais