Optativas

DISCIPLINAS OPTATIVAS

Análise e Avaliação de Políticas Públicas

Ementa: Políticas públicas entendidas a partir da relação entre a ação governamental e os processos econômicos e políticos com vistas ao desenvolvimento territorial e regional. Princípios da formulação de políticas públicas: abordagens teóricas. Análise do processo de Formulação, Implementação e Avaliação de Políticas Públicas com ênfase na Avaliação. Pesquisa avaliativa em políticas públicas: análise empírica do impacto das políticas públicas, com destaque para aquelas de caráter social. Transbordamentos espaciais do impacto das políticas públicas. Métodos disponíveis para avaliação de políticas públicas.


Arranjos Produtivos Locais e Desenvolvimento Local

Ementa: Apresentar e discutir os conceitos de APLs- Arranjos Produtivos Locais, sua formação, planejamento, governança, estruturação em rede entre atores e instituições locais, formação de capital social, relações de interdependência nas analises micro-meso-macroeconômicas . Apresentar e discutir os conceitos de Desenvolvimento local em sua análises multidimensionais social, econômica, política, ambiental, científico-tecnológica, institucional, territorial. Relacionar os conceitos APL-Desenvolvimento local.


Desenvolvimento e Planejamento Territorial

Ementa: A reemergência dos estudos territoriais. As articulações entre desenvolvimento, planejamento e território. Geopolítica e geoeconomia e o desenvolvimento territorial desigual em variadas escalas espaciais. Globalização X Fronteiras Territoriais. Políticas de Desenvolvimento Territorial em uma Economia Globalizada. Insuficiências teóricas e novos desafios. Visões alternativas sobre o processo de planejamento territorial. Políticas territoriais recentes no Brasil.


Desenvolvimento, Recursos Naturais e Território

Ementa: Desenvolvimento Socioeconômico e Território: Aspectos Teóricos. Desigualdades Regionais e Urbanização: Brasil e Argentina. Recursos Naturais: Conceitos, Teoria e Debate. América Latina e Recursos Naturais em perspectiva histórica. Os desafios e possibilidades recentes da produção/exploração de recursos naturais em escala mundial. Recursos Naturais no Brasil e na Argentina: dinâmicas setoriais e territoriais comparadas. Desafios contemporâneos da produção/exploração de recursos naturais no Brasil e na Argentina.


Desenvolvimento Socioeconômico

Ementa: Desenvolvimento econômico e mudança estrutural. CEPAL e o estruturalismo latino-americano. Análise Centro-Periferia e o subdesenvolvimento. Teoria da dependência. Críticas ao “desenvolvimentismo tradicional” e o “novo-desenvolvimentismo”. Experiências nacionais comparadas.


Economia e Sociedade Brasileira Contemporânea

Ementa: As mudanças no contexto internacional a partir da segunda metade do século XX e seus impactos na economia brasileira. Uma comparação dos modelos econômicos adotados no Brasil. As experiências dos planos econômicos ortodoxos e heterodoxos aplicados na economia brasileira nas últimas décadas. O plano real e suas conseqüências positivas e negativas para a economia brasileira. A economia brasileira diante dos efeitos da crise externa de 2008. Tendências e perspectivas para a economia brasileira.


Estado e planejamento urbano no Brasil

Ementa: História da organização do Estado Brasileiro, desde a sua formação até o momento atual, com ênfase nas políticas territoriais correspondentes. Expansão, organização territorial, administração e políticas públicas ao longo do tempo.


Gestão Ambiental Empresarial e Desenvolvimento Sustentável

Ementa: A questão ambiental no mundo e no Brasil. Meio Ambiente e Gestão Ambiental. A variável ecológica no ambiente dos negócios. A questão ambiental na empresa. O impacto da variável ambiental na estratégias e unidades da organização. Conceitos de formulação e implementação das políticas públicas ambientais. Sistemas de Gestão Ambiental. Relatórios Ambientais. Estudo de Impacto Ambiental. Indicadores de Gestão Ambiental e de Responsabilidade Social.


Inovações e Territórios

Ementa: Transformações no padrão científico-tecnológico. Reestruturação produtiva. Inovação e competitividade. Cadeias produtivas globais. Fragmentação das cadeias produtivas. O papel do estado e suas políticas. Internacionalização da produção. Formas de internacionalização da produção: comércio, investimento direto estrangeiro e relações contratuais. O papel da Organização Mundial do Comércio. Negociações internacionais. Territórios que aprendem. Os saberes localizados e deslocalizados. As denominações territoriais.


Morfologia e cenários na ocupação e uso do território: procedimentos metodológicos

Ementa: Reflexão sobre a morfologia da paisagem urbana e periurbana, tendo como foco o sistema de espaços livres de edificação, públicos e privados, e suas diversas formas de análise trans-escalar e multi-setorial, considerado os processos de transformação observados e estudados nos recortes localizados na porção oeste da RMRJ.


Poder, política e participação no desenvolvimento territorial

Ementa: O objetivo desta disciplina é analisar e correlacionar os mecanismos de participação social nos processos de desenvolvimento territorial com a experiência política dos atores sociais, com os desenhos institucionais desenvolvidos em cada território e com a inclusão de demandas das entidades sociais nos projetos ligados direta e indiretamente ao desenvolvimento econômico e social de territórios. Esta disciplina pretende analisar a vigência e efetividade da participação social como mecanismo de governança democrática capaz de facilitar a inclusão social, a conquista de direitos e o compartilhamento de recursos das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável. Apresentar e refletir sobre as diferentes abordagens ligadas ao tema da participação e gestão social que se relacionam com programas e instrumentos de desenvolvimento econômico e social, avaliando as implicações e efeitos destas abordagens. Pretende-se desta maneira analisar estratégias, efeitos e conseqüências de programas de desenvolvimento onde o elemento norteador é a formação de capital social.


Política e Gestão Ambiental

Ementa: Conceituação básica de ecologia e economia política aplicada à gestão ambiental. Campos de interesse e conflitos relacionados à gestão ambiental e ao uso dos recursos naturais. Histórico e avanços da questão ambiental e dos acordos internacionais. Princípios e instrumentos da política ambiental. Conceituação e principais instrumentos da gestão ambiental utilizados nas esferas pública e privada. Estudos de caso no Brasil e em outros países.


Política e planejamento urbano na baixada fluminense

Ementa: Processo de ocupação e urbanização na Baixada Fluminense. Práticas de planejamento urbano na Baixada. Políticas públicas urbanas voltadas para a Baixada Fluminense. Organização do Estado (em níveis federal, estadual e municipal) e sua atuação no campo do planejamento urbano na Baixada Fluminense.


Políticas Públicas e Governança do Estado

Ementa: Debate sobre o tema Governança do Estado a partir de uma perspectiva histórica, centrando essa discussão na Reforma do Estado empreendida na década 90. Discussão dos conceitos de governabilidade e governança e a sua relação com o tema Reforma do Estado.


Racionalidade ambiental, territórios e conflitos socioambientais

Ementa: Apresentar conceitos fundamentais para o entendimento da questão ambiental na sociedade contemporânea. Oferecer uma visão panorâmica sobre os processos e atores importantes envolvidos na gestão sócio-ambiental, a correlação destes processos com diferentes teorias de desenvolvimento e a questão ambiental implícita nelas. Esta disciplina procurará enfocar a questão ambiental por uma ótica dos conflitos sócio-ambientais decorrentes da disputa por recursos naturais e as relações de poder dos diferentes atores envolvidos.


Sustentabilidade Ambiental Urbana

Ementa: Sérios problemas ambientais podem ser observados nas aglomerações humanas, onde o crescimento populacional é acelerado e onde a ocupação do solo ocorre desordenadamente, resultando em impactos adversos e afetando a qualidade de vida. No sentido de adaptar as cidades, ou partes mais vulneráveis destas, para o adequado enfrentamento às mudanças ambientais, faz-se premente a adoção de técnicas que contribuam para a sustentabilidade do complexo e sensível meio ambiente urbano. OBJETIVO: Oferecer conhecimentos necessários para o entendimento da temática da Sustentabilidade Ambiental Urbana, com enfoque nas questões associadas ao solo, água, ar e resíduos gerados.


Território, Territorialidade e Processos de Desenvolvimento

Ementa: O conceito de território. A evolução do conceito de território nas ciências sociais. O território como espaço de convergência e campo de forças sociais de desenvolvimento. As distintas escalas do território. Território e Territorialidade. Cultura e Identidade Territorial. Concepções de Desenvolvimento. O debate contemporâneo sobre o desenvolvimento. Desenvolvimento como discurso político-normativo. Desenvolvimento territorial: políticas públicas e processos.

 

Últimas Notícias

Curso de Extensão: Histórias da Baixada

                    Estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão Histórias leia mais

16/09/2019 - 11:18

Lançamento: Geografia no Século XXI – Volume 4

A coletânea de artigos constante neste volume apresenta uma série de estudos que cobre assunto ligados à Geografia, servindo de leia mais

05/09/2019 - 13:04


Acordo de Cooperação Internacional entre a UFRRJ e a UAGro – Universidad Autónoma de Guerrero

  O professor Marcio Silva Borges, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas/PPGDT-UFRRJ e do Departamento de leia mais

13/11/2018 - 19:25

Submissões para o XVIII ENANPUR prorrogadas até 15/11/2018

Prazo para submissões de artigos para o XVIII ENANPUR, o maior evento nacional da área PURD, foi prorrogado para o leia mais

05/11/2018 - 21:43

XVIII ENANPUR 2019

Submissões para o XVIII ENANPUR 2019 estendidas até 15/11/2018! O evento será realizado na cidade de Natal, RN entre os leia mais

03/07/2018 - 11:42

mais notícias