Infra-Estrutura

O Curso de Pós Graduação em Ciências Veterinárias fica localizado nas dependências do Departamento de Parasitologia Animal do Instituto de Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, município de Seropédica, Estado do Rio de Janeiro, entre os paralelos 22º 49′ e 22º 45′ de latitude Sul e os meridianos 43º 38′ e 43º 42′ de longitude Oeste de Greenwich, com uma altitude aproximada de 33 metros e clima do tipo subtropical.

Prédio do Departamento de Parasitologia Animal

As instalações físicas do Departamento de Parasitologia Animal estão localizadas no o prédio anexo ao do Projeto Sanidade Animal UFRRJ/EMBRAPA.

No primeiro piso deste prédio encontra-se a secretaria do Curso; o anfiteatro onde ocorrem as defesas de tese e algumas aulas teóricas; as demais salas de aulas teóricas e práticas; laboratório multiusuário de biologia molecular; sala de fotografia e fotomicrografia; um laboratório de preparação e montagem de materiais para aulas práticas; cozinha e sanitários.

O Laboratório Multiusuário de Biologia Molecular (LBioMol) oferece  serviços de análises, dentre os quais destacamos o Sequenciamento de nucleotídeos (executado no equipamento 3500 Genetic Analyzer = Sequenciador automático de DNA).

Estes ocorrem somente por agendamento e pode ser solicitado através do e-mail biomolufrrj@gmail.com e os pedidos serão analisados pelo Professor Doutor Douglas McIntosh e a Técnica em Laboratório Doutora. Tássia Furtado. As solicitações deverão conter informações detalhadas sobre a quantidade e tipo de amostra, metodologia de preparação etc.

No momento, em virtude de um defeito no funcionamento do equipamento (3500 Genetic Analyzer), as atividades de Sequenciamento estão interrompidas.

Os públicos alvos são usuários internos e externos.

O LBioMol está estruturado administrativamente da seguinte forma:

Comitê gestor

Coordenação

Regimento Interno

Atualização de Registro

No segundo piso estão localizadas as salas de docentes lotados no Departamento de Parasitologia Animal e uma sala da Editora da Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária.

Em um prédio anexo estão instalados outros docentes lotados no Departamento, além do laboratório de ixodologia, laboratório geral de técnicas experimentais de controle de parasitos, além de canis e gatis.

No prédio principal do Projeto Sanidade Animal UFRRJ/EMBRAPA também estão localizados os laboratórios de outros docentes do CPGCV lotados no Departamento de Parasitologia Animal e Departamento de Microbiologia e Imunologia Veterinária, e os principais laboratórios são: de diagnóstico microbiológico, de anatomia patológica e de plantas tóxicas, além do laboratório de diagnóstico de coccídios. Os demais docentes ligados ao CPGCV e que não fazem parte do DPA estão lotados no Departamento de Medicina e Cirurgia Veterinária e Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública do Instituto de Veterinária, e do Departamento de Biologia Animal do Instituto de Biologia.

Estação para Pesquisas Parasitológicas Wilhelm Otto Neitz – EPPWON
Pavilhão Hugo Edson Barbosa de Rezende (Complexo Biológico)

Este pavilhão possui os laboratório de: controle microbiano de artrópodes, ixodologia, helmintologia, biologia de insetos de importância médico veterinária, hemoparasitos, cozinha e sanitários.

Criação e manutenção de animais de experimentação
Esta área possui estábulo para grandes animais com oito baias, estábulo para bovinos com dez baias, estábulo para pequenos animais com 24 baias, pocilga, dois coelhis com capacidade para 34 gaiolas, canil com dez boxes, isolamento com seis baias para animais de pequeno e médio porte, um setor para preparo de alimentos.

Encontra-se ainda os laboratório de: hemoparasitos, biologia de dípteros, microrganismos transmitidos por dípteros e apoio e recepção de materiais parasitológicos e mais: almoxarifado, sala de necrópsia, sanitários, cozinha, capineiras e piquetes para manutenção e criação de animais de experimento ou de trabalho.

Share