Filter by Categories

Pós-Doc
Resumos
Teses

Orientações Complementares para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu – Comunicado covid-19

Postado em 20 de março de 2020

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação publicou nesta segunda-feira, 16/3 , orientações específicas aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu sobre a condução das atividades durante o período de suspensão de aulas e atividades acadêmicas.  O documento também foi enviado aos coordenadores dos programas por memorando eletrônico.

Leia a nota completa:

Orientações Complementares para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu

No contexto da decretação da pandemia de Coronavírus (COVID-19) pela Organização Mundial de Saúde, a UFRRJ organizou o Comitê de Trabalho sobre o novo coronavírus (covid-19), responsável por emitir e atualizar as orientações institucionais gerais.

Os programas e cursos da UFRRJ devem seguir todas as orientações gerais do Comitê de Trabalho, disponíveis em versão atualizada no nosso Portal. Dentre elas, destacam-se as relativas a: afastamento das pessoas com suspeita de infecção por coronavírus; adiamento de viagens e adiamento ou cancelamento de eventos e atividades com aglomeração significativa de pessoas em ambientes fechados e com pouca ventilação.

A seguir, são listadas algumas recomendações específicas referentes às atividades de ensino de pós-graduação stricto sensu.

1) Eventos acadêmicos ad doc (p.ex, simpósios, seminários, oficinas, encontros)
– Devem ser adiados para momento oportuno.

2) Viagens internacionais e nacionais
– Devem ser adiadas, especialmente aquelas para países e regiões com transmissão comunitária.
– Em relação a viagens de pesquisadores e alunos ao exterior, consultar também as orientações gerais da CAPES (www.capes.gov.br; ou link: https://capes.gov.br/36-noticias/10199-capes-orienta-bolsistas-sobre-viagens-internacionais).

3) Qualificação e defesas (dissertações e teses)
– Devem ser adiadas, se possível, ou realizadas por webconferência de forma integral (qualificações) ou parcial (defesas);
– No caso das defesas, é necessário que o candidato e o orientador estejam presentes em local dentro das instalações da universidade, previamente divulgado, para respeitar o caráter público.
– No caso de membros externos, além de webconferência, é possível ao mesmo enviar parecer detalhado sobre o documento, que será apresentado a banca e ao candidato pelo orientador, sendo este parecer anexado a ata para atendimento das sugestões/recomendações pelo candidato.
– Posteriormente à defesa, ou na fase de avaliação final pela banca, o membro externo será informado (telefone ou webconferencia) do resultado e a coordenação lhe enviará os documentos para obter sua assinatura original. É necessário registrar na ata o procedimento adotado.

– Em caráter excepcional, autorizamos também a realização de bancas integralmente remotas, nas quais cada um dos integrantes (candidato, orientador e examinadores) estejam em ambiente físicos distintos, desde que o programa ou o orientador viabilizem transmissão online e divulgem antecipadamente o link correspondente (item inserido em 17/3)

– Para a realização de atividade presencial, se imprescindível, devem ser observadas as seguintes condições:
– O ambiente ofereça as condições adequadas (em termos de ventilação da sala e amplitude, para assegurar a distância adequada entre as pessoas); e

– Qualificações devem ser realizadas apenas com a participação do convidado e da banca.

– Embora as defesas, sendo elas integralmente presenciais ou parcialmente remotas, sejam de caráter público, é importante orientar os candidatos e professores a não incentivarem participações de convidados externos (famílias, amigos, colegas), de forma a reduzir o número de pessoas presentes. O material de divulgação pode conter essa recomendação referente à restrição de público para evitar aglomerações.

4) Aulas
– As aulas presenciais estão suspensas por 15 dias, ao final dos quais será avaliada a possibilidade de retorno ou a prorrogação da suspensão. A suspensão se deve ao fato do Rio de Janeiro ter entrado no estágio de transmissão comunitária do vírus.
– Aulas e atividades à distância devem ser incentivadas, fazendo uso de ferramentas disponibilizadas gratuitamente por empresas de tecnologia em função da pandemia, como o Webex e Google Hangouts.

Fonte:

Site da UFRRJ