Rio de Janeiro, 10 de abril de 2020.
LABORAT√ďRIO DE PSICOFARMACOLOGIA E COMPORTAMENTO

Docentes respons√°veis:

Prof Dr F√°bio Fagundes da Rocha – Possui gradua√ß√£o em Medicina Veterin√°ria pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), doutorado em Ci√™ncias (Farmacologia) pela Universidade Federal de S√£o Paulo (2004) e P√≥s doutorado no laborat√≥rio de Farmacologia Molecular da Universit√† Degli Studi di Milano (2013). Atualmente √© professor associado II da √Ārea de Farmacologia do Departamento de Ci√™ncias Fisiol√≥gicas/Instituto de Ci√™ncias Biol√≥gicas e da Sa√ļde da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. De de 2009 √† 2013 atuou como subcoordenador do Programa de P√≥s-gradua√ß√£o em Medicina Veterin√°ria e de 2014 a 2016 como Coordenador do Programa de P√≥s-gradua√ß√£o em Ci√™ncias Fisiol√≥gicas ambos da UFRRJ, al√©m de ter participado do Programa Multic√™ntrico de P√≥s-gradua√ß√£o em Ci√™ncias Fisiol√≥gicas UFRRJ/SBFis at√© 2016. Tem como linhas pesquisa o estudo dos mecanismos moleculares envolvidos nas respostas comportamentais induzidas pelo enriquecimento ambiental e Farmacologia de Produtos Naturais e sint√©ticos com a√ß√Ķes no Sistema Nervoso Central.¬†

Prof¬™ Dr¬™ Magda Alves de Medeiros ‚Äď Possui gradua√ß√£o em Medicina Veterin√°ria pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995), doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de S√£o Paulo (2001) e p√≥s-doutorado na Universidade de Cambridge (2009). Leciona Fisiologia Animal no Departamento de Ci√™ncias Fisiol√≥gicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro desde 2002. Tem experi√™ncia na √°rea de Fisiologia e Neuroci√™ncias, atuando principalmente nos seguintes temas:mecanismos fisiol√≥gicos da acupuntura, estresse e no uso da acupuntura no tratamento cl√≠nico de pequenos animais.

√öltimas publica√ß√Ķes:

1-FRANZINI DE SOUZA, C. C. ; Maccariello, Carolina E. M. ; DIAS, D. P. M. ; ALMEIDA, N. A. S. ; MEDEIROS, M. A. . Autonomic, endocrine and behavioural responses to thunder in laboratory and companion dogs. Physiology & Behavior, v. 169, p. 208-215, 2017.

2-VILLAS-BOAS, JULIA DIAS ; DIAS, DANIEL PENTEADO MARTINS ; TRIGO, PABLO IGNACIO ; ALMEIDA, NORMA APARECIDA DOS SANTOS ; ALMEIDA, FERNANDO QUEIROZ DE ; MEDEIROS, MAGDA ALVES DE . Behavioural, endocrine and cardiac autonomic responses to a model of startle in horses. Applied Animal Behaviour Science (Print), v. 174, p. 76-82, 2016.

3 ‚Äď LAUREANO-MELO, ROBERTO ; DA SILVEIRA, ANDERSON LUIZ BEZERRA ; DE AZEVEDO CRUZ SEARA, FERNANDO ; DA CONCEI√á√ÉO, RODRIGO RODRIGUES ; DA SILVA-ALMEIDA, CL√ĀUDIO ; MARINHO, BRUNO GUIMAR√ÉES ; DA ROCHA, F√ĀBIO FAGUNDES ;¬†REIS, Lu√≠s Carlos¬†;¬†C√ĒRTES, WELLINGTON DA SILVA¬†. Behavioral profile assessment in offspring of Swiss mice treated during pregnancy and lactation with caffeine. METABOLIC BRAIN DISEASE, v. 31, p. 1-10, 2016.

4 – LAUREANO-MELO, ROBERTO ; IMP√ČRIO, G√ú√ćNEVER EUST√ĀQUIO ; DA SILVA-ALMEIDA, CLAUDIO ; KLUCK, GEORGE EDUARDO GABRIEL ; DA CRUZ SEARA, FERNANDO AZEVEDO ; DA ROCHA, F√ĀBIO FAGUNDES ; DA SILVEIRA, ANDERSON LUIZ BEZERRA ;¬†REIS, Lu√≠s Carlos¬†;¬†ORTIGA-CARVALHO, TANIA MARIA¬†;¬†DA SILVA C√ĒRTES, WELLINGTON¬†. Sodium selenite supplementation during pregnancy and lactation promotes anxiolysis and improves mnemonic performance in wistar rats‚Äô offspring. Pharmacology, Biochemistry and Behavior, v. 138, p. 123-132, 2015.

5 РFAJEMIROYE, JAMES OLUWAGBAMIGBE ; GALDINO, Pablinny Moreira ; DE PAULA, JOELMA ABADIA MARCIANO ; ROCHA, FAGUNDES FABIO ; AKANMU, MOSES A. ; Vanderlinde, Frederico Argollo ; ZJAWIONY, JORDAN K. ; COSTA, Elson Alves . Anxiolytic and antidepressant like effects of natural food flavour (E)-methyl isoeugenol. Food & Function, v. v, p. 1-10, 2014.

Discentes:

Samantha Costa Amorim Muniz – Mestranda