Pular barra institucional
Rio de Janeiro, 29 de março de 2024.
LABORATÓRIO DE PSICOFARMACOLOGIA E COMPORTAMENTO

Docentes responsáveis:

Prof Dr Fábio Fagundes da Rocha – Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), doutorado em Ciências (Farmacologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2004) e Pós doutorado no laboratório de Farmacologia Molecular da Università Degli Studi di Milano (2013). Atualmente é professor associado II da Área de Farmacologia do Departamento de Ciências Fisiológicas/Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. De de 2009 à 2013 atuou como subcoordenador do Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária e de 2014 a 2016 como Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas ambos da UFRRJ, além de ter participado do Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas UFRRJ/SBFis até 2016. Tem como linhas pesquisa o estudo dos mecanismos moleculares envolvidos nas respostas comportamentais induzidas pelo enriquecimento ambiental e Farmacologia de Produtos Naturais e sintéticos com ações no Sistema Nervoso Central.

Profª Drª Magda Alves de Medeiros – Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995), doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2001) e pós-doutorado na Universidade de Cambridge (2009). Leciona Fisiologia Animal no Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro desde 2002. Tem experiência na área de Fisiologia e Neurociências, atuando principalmente nos seguintes temas:mecanismos fisiológicos da acupuntura, estresse e no uso da acupuntura no tratamento clínico de pequenos animais.

Últimas publicações:

1-FRANZINI DE SOUZA, C. C. ; Maccariello, Carolina E. M. ; DIAS, D. P. M. ; ALMEIDA, N. A. S. ; MEDEIROS, M. A. . Autonomic, endocrine and behavioural responses to thunder in laboratory and companion dogs. Physiology & Behavior, v. 169, p. 208-215, 2017.

2-VILLAS-BOAS, JULIA DIAS ; DIAS, DANIEL PENTEADO MARTINS ; TRIGO, PABLO IGNACIO ; ALMEIDA, NORMA APARECIDA DOS SANTOS ; ALMEIDA, FERNANDO QUEIROZ DE ; MEDEIROS, MAGDA ALVES DE . Behavioural, endocrine and cardiac autonomic responses to a model of startle in horses. Applied Animal Behaviour Science (Print), v. 174, p. 76-82, 2016.

3 – LAUREANO-MELO, ROBERTO ; DA SILVEIRA, ANDERSON LUIZ BEZERRA ; DE AZEVEDO CRUZ SEARA, FERNANDO ; DA CONCEIÇÃO, RODRIGO RODRIGUES ; DA SILVA-ALMEIDA, CLÁUDIO ; MARINHO, BRUNO GUIMARÃES ; DA ROCHA, FÁBIO FAGUNDES ; REIS, Luís Carlos ; CÔRTES, WELLINGTON DA SILVA . Behavioral profile assessment in offspring of Swiss mice treated during pregnancy and lactation with caffeine. METABOLIC BRAIN DISEASE, v. 31, p. 1-10, 2016.

4 – LAUREANO-MELO, ROBERTO ; IMPÉRIO, GÜÍNEVER EUSTÁQUIO ; DA SILVA-ALMEIDA, CLAUDIO ; KLUCK, GEORGE EDUARDO GABRIEL ; DA CRUZ SEARA, FERNANDO AZEVEDO ; DA ROCHA, FÁBIO FAGUNDES ; DA SILVEIRA, ANDERSON LUIZ BEZERRA ; REIS, Luís Carlos ; ORTIGA-CARVALHO, TANIA MARIA ; DA SILVA CÔRTES, WELLINGTON . Sodium selenite supplementation during pregnancy and lactation promotes anxiolysis and improves mnemonic performance in wistar rats’ offspring. Pharmacology, Biochemistry and Behavior, v. 138, p. 123-132, 2015.

5 – FAJEMIROYE, JAMES OLUWAGBAMIGBE ; GALDINO, Pablinny Moreira ; DE PAULA, JOELMA ABADIA MARCIANO ; ROCHA, FAGUNDES FABIO ; AKANMU, MOSES A. ; Vanderlinde, Frederico Argollo ; ZJAWIONY, JORDAN K. ; COSTA, Elson Alves . Anxiolytic and antidepressant like effects of natural food flavour (E)-methyl isoeugenol. Food & Function, v. v, p. 1-10, 2014.

Discentes:

Samantha Costa Amorim Muniz – Mestranda