Rio de Janeiro, 10 de abril de 2020.
Áreas/Linhas

Área de concentração: Fisiologia e Farmacologia

Descrição: o Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas caracteriza-se pela integração entre duas áreas do conhecimento: a Fisiologia e a Farmacologia. Por meio de uma abordagem totalmente integrada entre essas áreas do conhecimento, tanto nas disciplinas como nos projetos científicos, procura-se, além do conhecimento da Fisiologia e Farmacologia propriamente ditas, estabelecer conexões entre as alterações homeostáticas e seus mecanismos de controle fisiológico e farmacológico de uma forma complementar, principalmente nas áreas de neurociências, produtos naturais e sintéticos, endocrinologia básica e sistema cardiovascular.

Linhas de pesquisa:

1) Neurociências.

Descrição:Controle neural, neuroendócrino e de agentes farmacológicos de ação central, em diversos sistemas biológicos, assim como, das respostas comportamentais e fisiológicas ao estresse.

Docentes: Luís Carlos Reis, André de Souza Mecawi, Magda Alves de Medeiros, David do Carmo Malvar, Fábio Fagundes da Rocha, Emerson Lopes Olivares, Michele Porto Marassi, Wellington da Silva Cortes, Fábio da Silva de Azevedo Fortes, Luciano Gonçalves Fernandes

2) Farmacologia de Produtos Naturais e Sintéticos.

Descrição: Efeito de produtos naturais e sintéticos sobre os sistemas biológicos para a validação do uso popular de plantas medicinais, identificação de substâncias biologicamente ativas e seus mecanismos de ação, e viabilização do desenvolvimento de novas substâncias com potencial terapêutico.

Docentes: Frederico Argollo Vanderlinde, Bruno Guimarães Marinho, Wellington da Silva Côrtes, David do Carmo Malvar, Fábio Fagundes da Rocha

 3) Fisiologia Endócrina e Cardiovascular.

Descrição: Glândulas endócrinas e ação de seus hormônios e de outras substâncias em paradigmas fisiológicos e em modelos de distúrbios homeostáticos, com especial ênfase nas alterações metabólicas e cardiovasculares.

Docentes: Norma Aparecida dos Santos Almeida, Luciano Gonçalves Fernandes, Emerson Lopes Olivares, Michelle Porto Marassi, Fábio da Silva de AzevedoFortes.

© 2012 - UFRRJ | Créditos Coinfo
Desenvolvedor: COINFO
E-mail: coinfosuporte@ufrrj.br