Rio de Janeiro, 10 de abril de 2020.
Obrigatórias

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS – MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO

 

DISCIPLINA – METODOLOGIA CIENTÍFICA

EMENTA

Paradigmas de pesquisa em administração. Abordagens positivistas e não positivistas de pesquisa e Pressupostos individuais e organizacionais. Tipos de pesquisa. Processo de pesquisa sistematizada nas organizações. Métodos de pesquisa em administração. Produção científica, Componentes de um Projeto de pesquisa, de um relatório de pesquisa e de um artigo científico. Revisão de Literatura. Problema de pesquisa, Objetivos, Hipótese e Suposição Inicial. Delineamento da pesquisa. Universo e Amostra, Sujeitos de pesquisa e critérios de seleção. Levantamento de dados. Análise de dados. Discussão teórico-empírica. Ética da pesquisa. Normas técnicas (ABNT, APA).

 

DISCIPLINA – ESTADO, DESENVOLVIMENTO E ADMINISTRAÇÃO

EMENTA

Desenvolvimento e a construção do Estado desenvolvimentista do século XXI. Estado e desenvolvimento como expansão de capacidades. As transformações na esfera pública resultantes das reformas a partir dos anos de 1970. A relação público-privado nos anos 1990/2000. Arquétipos de capitalismo. Desenvolvimento e: ética, democracia, stateness, liberdade e solidariedade.  História da Administração Pública e as reformas do Estado – contexto Internacional. A história da Administração Pública – contexto brasileiro: Estado, Organização Governamental e Administração Pública Brasileira. Reforma administrativa e suas bases estruturais. Perspectivas nas relações entre Estado, Mercado e Sociedade. Modelos organizacionais, a reforma da administração pública e do Estado: patrimonialismo, modelo burocrático, modelo gerencial, modelo societal e governança. A construção da gestão societal e a administração pública brasileira. As bases conflituais na relação entre o new public management/gerencialismo e a gestão societal. Novas institucionalidades envolvendo as esferas governamentais, as organizações públicas e privadas, a sociedade civil.

 

DISCIPLINA – TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES

EMENTA

Fundamentos do Pensamento Administrativo: A Administração como Fruto da Modernidade. As Escolas do Pensamento Administrativo e seus Desdobramentos. A Escola Clássica e a Administração Científica e suas Decorrências; da Escola das Relações Humanas ao comportamento organizacional, Estruturalismo e Burocracia; Teoria dos Sistemas; Teoria da Contingência Estrutural. Perspectivas teóricas contemporâneas: a Ecologia Populacional, a Dependência de Recursos, os Custos de Transação, a Abordagem Institucional, A Perspectiva do Poder, a Teoria Crítica e a Perspectiva Pós-Moderna. Teorias Administrativas e Contexto Brasileiro.

 

 

DISCIPLINA – ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

EMENTA

Estratégia: conceito e escopo; O desenvolvimento da área de estratégia; Estratégias deliberadas ou emergentes; Escola do Design; Escola do Planejamento; Escola do Posicionamento; Escola Empreendedora; Escola Cognitiva; Escola Aprendizado; Escola do Poder; Escola da Cultura; Escola Ambiental; Estratégia como Prática Social; Prática em Mercados Emergentes.

 

DISCIPLINA – SEMINÁRIO DE PESQUISA QUALITATIVA

EMENTA

Análise e discussão sobre os temas emergentes de Pesquisa Qualitativa bem como a relação destes com as propostas de dissertação dos mestrandos. Realização de palestras que contemplem conteúdos básicos sobre Pesquisa Qualitativa: Natureza e as Características da Pesquisa Qualitativa. As Relações entre Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Quantitativa. A Pesquisa Qualitativa na Administração. O Planejamento e as Estratégias na Pesquisa Qualitativa. Instrumentos de Coleta e Análise de Dados Qualitativos.

 

DISCIPLINA – SEMINÁRIO DE PESQUISA QUANTITATIVA

EMENTA

Análise e discussão sobre os temas emergentes de Pesquisa Quantitativa bem a relação destes com as propostas de dissertação dos mestrandos. Realização de palestras que contemplem conteúdos básicos sobre pesquisa quantitativa: Conceitos e Medidas Descritivas; Medidas de Dispersão; Distribuições Discretas e Contínuas de Probabilidade; Estimação de Parâmetros; Amostragem e Cálculo do Tamanho da Amostra; Testes Paramétricos e não Paramétricos; Fundamentos de Análise Multivariada de Dados.

 

DISCIPLINA – DISSERTAÇÃO I

EMENTA

Projetos de pesquisa dos discentes. Exposição oral dos projetos. Discussão e Críticas. Elaboração de pareceres com recomendações e sugestões para o aperfeiçoamento dos projetos para a qualificação.

 

DISCIPLINA – DISSERTAÇÃO II

EMENTA

Projetos de pesquisa dos discentes. Exposição oral dos projetos. Discussão e Críticas. Elaboração de pareceres com recomendações e sugestões para o aperfeiçoamento da dissertação.

 

DISCIPLINA – ORIENTAÇÃO DE DISSERTAÇÃO I

EMENTA

Orientação de Dissertação I refere-se ao momento de construção da proposta de estudo culminada na qualificação, que deverá ocorrer até o final do 1º ano.

 

DISCIPLINA – ORIENTAÇÃO DE DISSERTAÇÃO II

EMENTA

Em Orientação da Dissertação II o aluno será estimulado a elaborar sua dissertação ao longo do 2º ano, a ser defendida em banca de avaliação.

 

 

 

+ notícias