Rio de Janeiro, 10 de abril de 2020.
Eletivas

DISCIPLINAS ELETIVAS LINHA 1: ORGANIZAÇÕES, ESTADO E SOCIEDADE

 
DISCIPLINA – POLÍTICA AMBIENTAL, ORGANIZAÇÕES E SOCIEDADE

EMENTA

Arcabouço Institucional-legal do Meio Ambiente. Desenvolvimento Sustentável como Convenção. A Emergência da “Questão Ambiental” e as Relações Norte X Sul. As Contingências Econômicas no Discurso do Meio Ambiente. O Papel do Estado, das Organizações e da Sociedade Civil nas Questões socioambientais. Natureza como Coisa Pública: Uso e Gestão dos Recursos Naturais e as Mudanças Climáticas. Atores Sociais no Quadro de Conflitos Socioambientais. Construção de Valor e Sustentabilidade nas Organizações. Conceitos Básicos de Política Ambiental. A Política Ambiental Brasileira: Arcabouço Institucional-legal. A Crise Socioambiental: Instituições e Tratados Internacionais. O Princípio da Justiça Intergeracional: a Ética e a Responsabilidade Socioambiental. Mecanismos Regulatórios. O Papel de Agentes não Estatais na Criação e Intervenção de Regulamentos Ambientais. Mercado de Serviços Ambientais e de Créditos de Carbono. Questões Éticas e Econômicas na Governança Ambiental Global: Acertos e Assimetrias dos Acordos Internacionais e sua Instrumentalização (Auditorias, Certificações, Selos, MDL, Relatórios, Pactos). Experiências Brasileiras.

 

DISCIPLINA – ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

EMENTA

Da Escola Alemã às teorias do crescimento endógeno. O Pensamento Cepalino. Concentração, disparidades e desempenho: indicadores de concentração espacial e disparidades territoriais. Indicadores de desempenho econômico dos territórios. Análise da dinâmica demográfica regional. Desenvolvimento econômico na América Latina. A nova geografia econômica. A crítica da nova geografia econômica. Crescimento regional e convergência. Regiões e Economia Mundial. Aplicações empíricas.

 

DISCIPLINA – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE CIDADES

EMENTA

Planejamento Estratégico: Definições. Planejamento estratégico na gestão das cidades: Características e etapas. Instrumentos de Gestão de Cidade. A Cultura como um ativo do Planejamento Estratégico de Cidades. Contradições e Críticas: Cidade Mercadoria, Cidade Empresa, Cidade Pátria. Estudos de Casos.

 

DISCIPLINA – TRABALHO E SUBJETIVIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

EMENTA

A relação Subjetividade e Trabalho no contexto das organizações contemporâneas. As transformações no “mundo do trabalho” e a subjetividade dos trabalhadores. Participação, Assédio Moral, Saúde do Trabalhador e Diversidade organizacional.

 

DISCIPLINA – ORGANIZAÇÕES, TECNOLOGIA E PODER

EMENTA

As organizações: estrutura, estruturação, indivíduos e grupos. A relação entre as organizações e seu ambiente. As abordagens de poder nas organizações. A perspectiva de campo organizacional. As abordagens sobre tecnologia e organizações. Organizações, tecnologia e inovação. Tecnologia e relações de poder nas organizações. Tecnologia e relações de poder entre as organizações. Tecnologia, organizações e sociedade civil. As organizações na era digital. Organizações e a utilização das tecnologias de informação e comunicação. Perspectivas sobre resistência digital.

 

DISCIPLINA – ADMINISTRAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

EMENTA

O papel do estado diante dos desafios da concepção e implementação de políticas públicas; Conceitos básicos necessários ao entendimento das políticas públicas nos regimes democráticos; Formulação, Implementação e Avaliação de políticas públicas, sob regimes democráticos; O papel de diferentes atores e instituições na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.

 

DISCIPLINA – PERSPECTIVAS HISTÓRICAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA

EMENTA

Formação do Estado Brasileiro.  Processo de Independência e análise da experiência imperial brasileira. Propostas para o país e para a Administração. O Estado imperial em crise e a “escolha” republicana na política e na Administração. Projetos para a Administração Pública e para a Nação. Permanências históricas nas políticas e práticas das instituições públicas brasileiras.

 

DISCIPLINA – QUALIDADE DE VIDA E ESTRESSE OCUPACIONAL

EMENTA

Evolução histórica e diferentes abordagens da qualidade de vida e do estresse ocupacional. Aspectos que influenciam a qualidade de vida e o estresse no trabalho. O impacto do estresse e da (falta da) qualidade de vida no trabalho e o adoecimento do trabalhador. Estudos contemporâneos de administração e áreas afins sobre a qualidade de vida no trabalho (QVT) e sobre o estresse ocupacional.

 

DISCIPLINA – ECONOMIA CRIATIVA E AS ORGANIZAÇÕES

EMENTA

Conceituação e perspectivas teóricas de Economia Criativa. O Estado da Arte da Economia Criativa no Brasil e no Mundo. Elementos da Criatividade. O mercado de Trabalho na Produção da Economia Criativa. Inovação Criativa. Economia da Experiência, do Conhecimento e da Cultura como fatores de agregação na formação da Economia Criativa. Princípios da Administração da Criatividade. Críticas, Debates e Vieses do desenvolvimento da Economia Criativa. 

 

DISCIPLINAS ELETIVAS LINHA 2: ESTRATÉGIA, MERCADOS E APRENDIZAGEM

 

DINÂMICA HUMANA E APRENDIZAGEM NAS ORGANIZAÇÕES

EMENTA

Dimensões Individuais: Características Individuais, Stress e Burnout, Assédio moral, Inveja em Organizações, Grupos e Influência Interpessoal: Intra e intergrupos, Poder & Conflito, Liderança e Motivação. Comunicação. Formação de equipes de trabalho. Pesquisando a prática cotidiana. Aprendizagem situada. Aplicações da perspectiva ECP – conhecimento e capacidade construídos na prática em organizações. Processo Gerencial com subjetividade. Racionalidade limitada e Emocionalidade limitada.

 

DISCIPLINA – TEORIA EM MARKETING

EMENTA

Marketing: conceito e escopo. Marketing como ciência. Troca como elemento central do marketing. Teoria do Marketing. Desenvolvimento teórico das principais abordagens teóricas do Marketing. Comportamento do Consumidor. Marketing de serviços. Mídias sociais e Marketing. Marketing e sociedade.

 

DISCIPLINA – CULTURA E ORGANIZAÇÕES

EMENTA

A cultura como ciência interpretativa à procura dos significados das ações humanas: contribuições das ciências humanas às ciências sociais aplicadas. A construção dos estudos culturais em administração: evolução e crítica. Bases da cultura brasileira na perspectiva da análise da cultura em organizações: pressupostos e aplicações. Mudança Organizacional: pressupostos e análise crítica.

 

DISCIPLINA – MARKETING DE SERVIÇOS

EMENTA

Introdução a serviços; Diferenças fundamentais entre bens e serviços; Qualidade em serviços; O modelo SERVQUAL; Expectativas e percepções dos clientes acerca dos serviços; Distribuindo serviços; O ambiente de serviços (Servicescape); O modelo integrado de lacunas da qualidade de serviços; Recuperação do serviço; Retenção e retorno de clientes.

 

DISCIPLINA – ANÁLISE MULTIVARIADA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

EMENTA

Introdução a analise multivariada. Análise Fatorial. Análise discriminante. Análise de conglomerados. Redes Neurais. Lógica nebulosa. Escalonamento Multidimensional.

 

DISCIPLINA – GESTÃO DE FINANÇAS

EMENTA

Regimes de capitalização; juros; amortização; indexação; correção monetária; mercado financeiro nacional; mercado monetário nacional; produtos bancários; intermediação financeira; teoria de carteiras: risco, retorno e diversificação; modelo de precificação de ativo financeiro e por arbitragem; mercados futuros, de swaps e opções; Análise de projetos, avaliação e decisão de investimento; moral hazard; finanças comportamentais; regulação dos mercados financeiros internacionais.

 

DISCIPLINA – CONSUMO E REDES SOCIAIS VIRTUAIS

EMENTA

Discutir as diferenças teóricas sobre mídias sociais, redes sociais e RSVs.  Apresentar o conceito de boicote do consumidor, seus tipos e casos nacionais e internacionais. Problematizar a diferença entre backlash, boicote e outros tipos repúdios do consumidor e ativistas nas RSVs.  Apresentar a Netnografia como método para pesquisas sobre comportamento do consumidor.

 

 

DISCIPLINA – GESTÃO ESTRATÉGICA DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA

EMENTA

Evolução dos sistemas produtivos. Revolução dos serviços. Estratégia de Operações e critérios competitivos. Configurações e desdobramentos da reestruturação produtiva: fatores macro e microambientais. Planejamento, programação, controle e gestão integrada das operações. Sistemas de produção e gestão por projetos. Fundamentos da Logística e sua retórica temporal: Logística empresarial, logística integrada, supply chain management – SCM (Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos), logística urbana, logística reversa e logística humanitária. Avaliação de desempenho. Desenvolvimento local e sustentável versus gestão de operações e logística. Logística e os desafios da produção e do consumo sob os novos padrões sociais e ambientais.

 

DISCIPLINA – TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL (ESTRATÉGIA E GESTÃO AMBIENTAL)

EMENTA

A disciplina discute a relação entre os imperativos da sustentabilidade para as organizações no mundo contemporâneo e a gestão ambiental empresarial. Considera a crise socioambiental, suas causas e consequências, bem como, modelos, respostas e alternativas organizacionais à sustentabilidade sob a perspectiva da estratégia organizacional. A disciplina discute o papel das empresas no que diz respeito à gestão ambiental. Busca fornecer elementos para a avaliação crítica de formas e modelos organizacionais orientados para sustentabilidade. Possibilita a reflexão e integração dos conhecimentos adquiridos entre diversas cadeiras ofertadas no programa de mestrado em administração.

 

DISCIPLINA – GESTÃO DA DIVERSIDADE

EMENTA

Conceitos gerais sobre diversidade e organizações. A identificação de formas de identidade e seu protagonismo no processo de gestão na contemporaneidade. Identidade e Diversidade. Multiculturalismo e Diversidade. Dimensões da Diversidade: geracional, racial, de deficiência física, imigracional, de gênero e de orientação sexual. Comportamento das pessoas nas organizações frente à diversidade. Diversidade e Oportunidades. Aspectos Comportamentais na Gestão da Diversidade. Diversidade e Estratégias de Mercado e de Marketing.

+ notícias