Rio de Janeiro, 26 de abril de 2024.
Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO.

A Área de Concentração do Programa, Gestão e Estratégia, focaliza a dinâmica intra e interorganizacional nas suas diversas expressões gerenciais e estratégicas, nas esferas de poder e de desenvolvimento local, regional e global, nos âmbitos de atuação pública e privada. Insere-se no contexto das transformações sociais, políticas, econômicas, culturais, ambientais e tecnológicas que envolvem a sociedade, em seus vários segmentos constitutivos como o Estado, o mercado e as organizações. Os estudos derivados deste Mestrado pretendem gerar novas abordagens que contribuam para o desenvolvimento social e econômico das sociedades e regiões nas quais as organizações se inserem e também estimular políticas de desenvolvimento da região na qual se localiza a UFRRJ.

Linhas de Pesquisa

 

LINHA 1: Organizações, Estado e Sociedade:

Focaliza os estudos que envolvem as relações entre as organizações, a sociedade e o Estado e suas implicações sobre a administração, o trabalho, o desenvolvimento e a sustentabilidade. Considera no âmbito das dinâmicas interorganizacionais as suas dimensões formal, simbólica e comportamental e as suas expressões gerenciais, societais e culturais, inserindo-se também nessas dinâmicas as relações de poder e controle nas organizações. Essa linha abrange estudos organizacionais, o planejamento e análise de políticas públicas envolvendo os diversos setores econômicos e as articulações existentes entre estes e as organizações, a conjuntura político-administrativa, as relações internacionais e a integração regional, a gestão, a institucionalização e a governança nas esferas global, nacional, regional e local de governo e nas organizações governamentais e da sociedade civil.

LINHA 2:Estratégias, Mercados e Aprendizagem:

Trabalha as relações entre as organizações e os agentes organizacionais, envolvendo construção de cenários estratégicos, proposição de modelos teóricos, práticas e instrumentos de gestão com vistas à capacitação e formulação de novas abordagens de gestão, tecnologias sociais e inovação nos diversos setores produtivos. Abrange o desenvolvimento de competências profissionais e gerenciais, ferramentas, métodos e processos de aprendizagem e de tomada de decisão. Aborda as relações mercadológicas entre as organizações e os seus consumidores, voltando a sua atenção para a análise das estratégias organizacionais internas e externas, como a gestão de competências e posicionamento de mercado, além de aspectos simbólicos e culturais da vida organizacional.