gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
  • English
  • Español
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ciência do Solo

Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Ciência do Solo (CPGA-CS)

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Infra-estrutura

Para atendimento aos docentes, em sua estrutura, o Departamento de Solos conta com: 15 salas para docentes, 25 computadores e 18 impressoras. Além de estrutura comum e/ou de uso administrativa com: 3 secretarias, 1 sala para a Chefia, 2 salas de informática e 1 biblioteca setorial (do CPGA-CS).

O Departamento de Solos conta com: 5 salas de aula com capacidade para atender a 280 alunos, 26 espaços destinados à pesquisa (laboratórios, estufas, salas e outros), com computadores alocados nestes e capacidade para atender a 330 alunos.

BIBLIOTECA SETORIAL

Na Biblioteca Setorial do CPGA-CS estão disponibilizadas as Dissertações e Teses produzidas pelo Programa, Livros e Publicações doadas ou adquiridas pelo Departamento de Solos, constituindo-se ainda em um espaço de estudo adicional disponível aos alunos do Curso.

SECRETARIA ACADÊMICA

A Secretaria do CPGA-CS é formada por técnicos responsáveis pelo controle acadêmico, realizando funções tais como: matrículas, processos seletivos e controle de notas. Além de realizar expedições de documentos e atestados, e oferecer auxílio e informações ao discentes. Está em processo constante a otimização dos recursos de informática para manter os equipamentos e programas atualizados. Com isso, mantém todas as Dissertações e Teses do Programa disponibilizadas na íntegra, em meio digital, através de um Quiosque Multimídia e conectado à rede do Departamento de Solos. Outros serviços de interesse acadêmico são disponibilizados da mesma forma, através de programa de controle acadêmico interno (CPGA-CS – On Line), que permite ao estudante ter acesso direto aos seus dados acadêmicos.

LABORATÓRIOS

Laboratório de Cromatologia – Embrapa Agrobiologia

Compreende um único ambiente com cromatógrafos de gases com injetor automático, equipados com detetores de captura de elétrons, ionização de chama e condutividade térmica, calibrados para análises de gases de efeito estufa (CO2, N2O e CH4) e também para quantificação de atividade da nitrogenase pela técnica de redução de acetileno. A atividade da nitrogenase também pode ser medida por outro equipamento (Sistema Quibt) equipado com sensor de H2, também existente neste Laboratório. Além dos cromatógrafos, estão disponíveis sistemas para medições “in situ” de evolução de CO2 e de emissão de óxido nítrico (NO) do solo.

Laboratório de Física do Solo

O laboratório de Física do Solo desenvolve pesquisas relacionadas às funções dos solos e suas inter-relações com atributos físico-hídricos. As pesquisas englobam: 1- Desenvolvimento de métodos de modelagem e mapeamento digital de solos e de atributos físico-hídricos associados; 2- Desenvolvimento de métodos de avaliação de atributos físicos dos solos; 3- Manejo de água em sistemas agroecológicos e valoração dos serviços de água e solo em ecossistemas. 4- Avaliação e mitigação de processos de degradação física dos solos (Erosão hídrica e salinização); 5- Educação ambiental; As atividades de pesquisas são desenvolvidas junto aos cursos de Pós-graduação do Instituto de Agronomia (CPGA- CS e CPGF), e em parcerias com a EMBRAPA e PESAGRO. O laboratório desenvolve pesquisas financiadas pela FAPERJ, CAPES, CNPq e PETROBRÁS.

Laboratório de Gênese e Classificação de Solos

O Laboratório de Gênese e Classificação de Solos atende a projetos de pesquisa e a treinamento de alunos de graduação e pós-graduação nas linhas de pesquisa do CPGA-CS – Morfologia, Gênese e Classificação de Solos, e Uso e Manejo do Solo. Seus professores atuam como lideres nos Grupos de Pesquisa da UFRRJ: Pedologia e Indicadores Edafo-Ambientais. O laboratório possui interações de pesquisa com a Embrapa Solos e Agrobiologia, e outros setores da UFRRJ e IES, nos temas de: Integridade de paisagem no ambiente Mar de Morros; Geoprocessamento ambiental, Aptidão das terras e zoneamento; Ciclagem de nutrientes em florestas primárias, secundárias e plantios homogêneos; Manejo e conservação dos solos; Etnopedologia; Organossolos e Solos de Tabuleiro; e Indicadores de qualidade do solo.

Laboratório de Geotecnologias Aplicadas aos Estudos dos Recursos Naturais

O laboratório de Geotecnologias Aplicadas ao Estudo dos Recursos Naturais – Geoflora conta atualmente com diversos equipamentos e programas, dos quais podemos destacar: laser scan, georadar, GPS geodésico, pacote do Arcgis, Envi e Erdas, entre outros, os quais associados a um conjunto de computadores modernos, permitem a realização de pesquisas em diversas áreas do conhecimento, tanto em diferentes regiões do Brasil como fora do país.

Laboratório de Gramíneas – Embrapa Agrobiologia

O Laboratório de Gramíneas da Embrapa Agrobiologia é especializado no isolamento e identificação de bactérias diazotróficas que se associam a plantas não leguminosas de interesse econômico. O referido laboratório tem renome nacional e internacional, já que os pesquisadores que nele trabalham são responsáveis pela identificação e descrição de 7 espécies de bactérias diazotróficas, sendo a espécie Azospirillum brasilense utilizada mundialmente em inoculantes comerciais e em diversos experimento de produtividade de grãos. É do laboratório também a estirpe Sp245 de A. brasilense a escolhida para ter o seu genoma descrito. As estipes componentes do recém lançado inoculante da cana-de-açúcar, pela Embrapa, são tambem fruto deste laboratório. As atividades de pesquisa nele realizadas contam com 2 pesquisadores bolsistas do CNPq e Cientistas do Nosso Estado, 2 pos doutorandos, 2 técnicos e mais de 15 estudantes de graduação e pós-graduação, além dos colaboradores de outras áreas de pesquisas. Suas dependências, recém reformadas, estão devidamente equipadas e a infra-estrutura é condizente com a necessidade da Pesquisa nele desenvolvida.

Laboratório de Informática

A rede do Departamento de Solos está interligada aos demais Departamentos da UFRRJ, a Embrapa Agrobiologia e a Internet via servidor da Rede Rio, em sistema de fibra ótica de alta velocidade, permitindo assim a integração e comunicação ágil com os Professores/Pesquisadores Orientadores do Programa, bem como os discentes e a web em geral. Todos os laboratórios de pesquisa possuem computadores em seus espaços físicos, que estão interligados através da Internet e da rede local da UFRRJ. Os estudantes de pós-graduação dispõem de sala de informática exclusiva com quatro computadores interligados e conectados a Internet através da rede da UFRRJ. Ainda, para impressão de materiais os alunos tem acesso a uma impressora laser e equipamento de plotagem de ‘posters’. Assim, os trabalhos apresentados em Congressos pelos discentes e docentes do CPGA-CS, são padronizados e confeccionados na forma de “pôster”. Ainda, os alunos associados ao Laboratório de Gênese e Classificação, têm a seu dispor três computadores, duas impressoras jato de tinta, uma a laser e um scanner A4. A otimização da infraestrutura de informática da Secretaria do CPGA-CS e da sala de informática dos estudantes de Pós-Graduação é um processo constante, para manter os equipamentos e programas atualizados. Todas as Dissertações e Teses do Programa encontram-se disponibilizadas na íntegra, em meio digital, através de um Quiosque Multimídia localizado na Secretaria do Curso e conectado à rede do Departamento de Solos. Outros serviços de interesse acadêmico são disponibilizados da mesma forma, através de programa de controle acadêmico interno (CPGA-CS – On Line), que permite ao estudante ter acesso direto aos seus dados acadêmicos. Já em 2006, as dissertações e teses do programa passaram a ser disponibilizadas através da rede Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD), em servidor próprio na Biblioteca Central. O Programa foi considerado como prioridade na UFRRJ pelo fato de já possuir todas as suas teses e dissertações em meio digital. As salas de aula utilizadas prioritariamente para aulas de pós-graduação também possuem pontos de Internet, uma com computador permanente, e o CPGA-CS conta com dois aparelhos de projeção (Datashow) para suas atividades acadêmicas e defesas.

Laboratório de Matéria Orgânica e Biologia do Solo

O Laboratório de Biologia e Matéria Orgânica do Solo atende a projetos de pesquisa e a treinamento de alunos de graduação e pós-graduação nas linhas de pesquisa do CPGA-CS – Dinâmica da Matéria Orgânica, Ontogenia de fungos micorrízicos arbusculares, Biota do solo e Uso e Manejo do Solo. Seus professores atuam como líderes nos Grupos de Pesquisa da UFRRJ: Ecologia de organismos de solos e Educação Agrícola, Ética e Sociedade. O laboratório possui interações de pesquisa com a Embrapa Solos e Agrobiologia, e outros setores da UFRRJ e IES, nos temas de: Caracterização físico-química das substâncias húmicas. Ciclagem da matéria orgânica do solo com a utilização de técnicas isotópicas. Agricultura e Mudanças Climáticas Globais. Fertilizantes orgânicos. Matéria orgânica e biota do solo. Sistemas de manejo e matéria orgânica. Metodologia de ensino da dinâmica da matéria orgânica do solo. Os responsáveis por este laboratório são os professores Gabriel Araújo Santos e Ricardo L L Berbara.

Laboratório de Matéria Orgânica – Embrapa Agrobiologia

O Laboratório de Matéria Orgânica é composto de dois ambientes, um deles equipado com balanças, analisador elementar C e N, capela de exaustão, espectrofotômetros, condutivímetro, analisador de fluxo contínuo, entre outros, para permitir a realização de análises de caracaterização de matéria orgânica (fracionamento físico e químico do carbono) e de formas minerais e orgânicas de nutrientes (N mineral, abundância de ureídos na seiva, P solúvel etc.) que estão fora da rotina do Laboratório de Química Agrícola. O outro ambiente está equipado para análises usadas em estudos de qualidade do solo, como biomassa microbiana, enzimas etc.

Laboratório de Nutrição de Plantas

O Laboratório de Nutrição de Plantas serve de apoio às atividades de ensino e pesquisa do curso de graduação em Agronomia e de cursos de pós-graduação da UFRRJ (CPGA-CS, CPGF e CPGQ) e também de outras áreas da UFRRJ (Veterinária, Fisiologia Vegetal e Bioquímica de Plantas). Composto de três ambientes, sendo uma área de uso geral onde estão dispostas balanças, espectrofotômetros, destiladores de amônio, centrífugas, destiladores e sistema de purificação de água, dentre outros. Em outro ambiente do laboratório estão localizados o ultrafreezer, o aparelho termociclador em tempo real e o sistema de fotodocumentação. Na antessala estão outros termocicladores, cubas de eletroforese, câmaras de fluxo laminar, centrifuga concentradora, eletroporador, forno de hibridação, transiluminador com crosslinker, e outros equipamentos. Duas câmaras de crescimento de plantas estão em salas separadas (prédio anexo), ambas apresentam controle de fotoperíodo e temperatura, permitindo o cultivo de plantas em diferentes condições ambientais. Esse Laboratório possui Certificado de Qualidade em Biossegurança -CQB (Diário Oficial da União – Secção 1, N° 73, página 14, extrato de parecer técnico n° 1.797/2009 e processo n° 01200.005374/1996-71), que nos permite trabalhar com os seguintes OGMs: Agrobacterium tumefaciens, Escherichia coli e com as plantas Arabidopsis thaliana, Zea mays e Oryza sativa da classe I de risco biológico. No momento no laboratório estão sendo desenvolvidas as seguintes linhas de pesquisa: a) eficiência de uso de N em plantas; b) efeitos dos fatores de transcrição no metabolismo de carbono e nitrogênio; e c) transportadores e de nitrato e amônio de alta afinidade.

Laboratório de Química Agrícola – Embrapa Agrobiologia

Equipado para realização das análises químicas de rotina de solos, análises de macro e micronutrientes em solos e tecidos vegetais e análises de isótopos estáveis. É composto de oito ambientes, e desenhado para atender às normas BPL – Boas Práticas Laboratoriais. Um dos ambientes é a sala de recepção, registro e arquivamento de amostras. Em uma sala adjacente, fazem-se as pesagens para todas as análises e também a preparação de extratos para análise de rotina de solos. Uma sala conta com capelas de exaustão para a digestão Kjeldhal de solos e tecidos para análises de nitrogênio total. As análises de N total são feitas em outro ambiente, que conta com autoanalisadores por destilação/titulação. Em outro ambiente, faz-se a digestão de solos e tecidos para análises de outros macro e micronutrientes, assim como as análises de matéria orgânica do solo. Uma sala é reservada exclusivamente para as análises por fotometria de chama e espectrometria de absorção atômica com chama e com forno de grafite. O “Laboratório John Day” de isótopos estáveis faz parte deste laboratório, e conta com analisadores elementares (C e N) acoplados a espectrômetros de massas para análises de razões isotópicas.

Laboratório de Química e Poluição do Solo

O Laboratório de Química e Poluição do Solo desenvolve pesquisas relacionadas às funções dos solos e suas inter-relações com atributos químicos. As pesquisas no laboratório englobam:

1) Contaminação do solo por metais pesados originados de agroquímicos;

2) Desenvolvimento de métodos analíticos em solos, plantas e resíduos;

3) Contaminação de solos por metais pesados oriundos de resíduos e radionuclídeos;

4) Potencial agrícola e impactos pela aplicação de resíduos industriais e agroindustriais;

5) Remediação de sítios contaminados por metais pesados.

As atividades de pesquisas são desenvolvidas junto aos cursos de Pós-graduação do Instituto de Agronomia (CPGA- CS), e em parcerias com a EMBRAPA. O laboratório desenvolve pesquisas financiadas pela FAPERJ, CAPES, CNPq, PETROBRÁS e empresas privadas.

Laboratório de Recuperação de Áreas Degradadas – Embrapa Agrobiologia

O Laboratório de Leguminosas Florestais localizado na Embrapa Agrobiologia atende projetos de recuperação de áreas degradadas, sistemas florestais e agroflorestais, atuando na formação de estudantes nessa mesma temática. Seus professores atuam como líderes nos grupos de pesquisa de recuperação de áreas degradadas e ciclagem de nutrientes. As principais parcerias do laboratório são a UFRRJ, a Embrapa Solos e Florestas, IES, a Petrobras e a Companhia Vale do Rio Doce. A recuperação de áreas degradadas e o uso de indicadores químicos, físicos e biológicos para monitoramento são as temáticas mais frequentes na equipe, que atua em diferentes biomas, com destaque para a mata Atlântica, a Amazônia e mais recentemente a Caatinga.

Laboratório de Fertilidade do Solo

Laboratórios de Fertilidade do Solo Consta de três unidades:

1)Laboratório de análise de solo, planta e resíduos (LABFER) que tem como objetivo a realização das análises pertinentes dos orientados da área, e, apoiar os demais grupos de pesquisa do CPGA-CS e de outros cursos de PG. Também, em decorrência da escassez de laboratórios de análise de solos no estado do Rio de Janeiro, presta serviço para os produtores rurais do estado e outros interessados, inclusive para as questões ambientais;

2) Laboratório do Estudo das Relações Solo-Planta 1 (LSP1), que tem como objetivo o preparo de amostras diversas e coleta de informações fenológicas de plantas, inclusive a obtenção de parâmetros radiculares para análise digital;

3) Laboratório do Estudo das Relações Solo-Planta 2 (LSP2), basicamente de instrumentação, com capacidade para realização de análises de elementos inorgânicos e orgânicos de solo, planta e resíduos e de outros parâmetros físico químicos necessários ao entendimento da fertilidade do solo.

Os laboratórios contam, para fins de experimentação com uma Câmera de Crescimento de Plantas de 12 m2 com controle microprocessado de fotoperíodo, umidade e temperatura e uma casa de vegetação com controle de temperatura.
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedInShare

Share
Skip to content