gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
  • English
  • Español
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ciência do Solo

Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Ciência do Solo (CPGA-CS)

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Histórico

Informações Gerais                               

Desde meados da década de 50 destacava-se a área de conhecimento em Solos no km 47, dentro da cadeira de Solos e Geologia Agrícola da então Escola Nacional de Agronomia – ENA. Com a criação da Comissão de Solos no antigo Centro Nacional de Ensino e Pesquisa Agronômica – CENEPA, ligado ao Ministério da Agricultura, foram formados os primeiros pedólogos e realizados os primeiros trabalhos em Levantamento e Classificação, Química, Fertilidade e Microbiologia de Solos no Brasil. Esta vinculação entre a academia e a pesquisa é histórica no km 47.

O Curso de Pós-Graduação em Agronomia – Área de Concentração em Ciência do Solo (CPGA-CS) tem origem na reunião dos ideais e na força de trabalho desses dois grupos, ENA e CNEPA. Funcionando anteriormente como Curso de Especialização, foi criado em 1965 e se estabeleceu em nível de Mestrado a partir de 1966, como um dos cursos dentro da Escola de Pós-Graduação da Universidade Rural do Brasil. Foram então oferecidos três cursos em nível de Mestrado: Agronomia-Ciência do Solo, Medicina Veterinária-Parasitologia Veterinária e Química Orgânica.

Com a reforma do sistema universitário brasileiro, implantada a partir de 1968 e finalizada em 1972, dos cursos de Pós-Graduação existentes dentro da Escola de Pós-Graduação, o Curso de Mestrado em Agronomia – Área de Concentração em Ciência do Solo foi um dos três recomendados à continuidade pela sua excelência. Assim, a partir de 1972, o Curso se estrutura definitivamente, sendo esta reconhecida pela CAPES como a data de início do CPGA-CS, no nível de Mestrado. Passa então a receber, de forma regular, candidatos para formação nas áreas de Gênese e Classificação, Química, Microbiologia, Física, Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas.

A homologação do Curso em nível de Mestrado, Processo MEC nº 263.243-75 e CFE nº 11.071-74, é publicada no Diário Oficial da União em janeiro de 1976. Porém, foi reconhecido como Centro de Excelência pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, já em 28 de janeiro de 1975 (Proc. nº 12.650/74). A partir de 1979 é autorizado pela UFRRJ a iniciar seu programa em nível de Doutorado, sendo reconhecido pela CAPES em 1982. Em 07 de novembro de 1984 foi recredenciado (Parecer nº 727/84 CFE).

Concebido sobre princípios que consideram a competência e formação do corpo docente, a qualidade, criatividade e interesse do corpo discente reunidos sobre boas condições materiais e de trabalho, o CPGA-CS se consolidou no nível de Mestrado através de diferentes administrações, sendo avaliado continuamente como Curso de nível “A” pelo sistema CAPES.

A partir de 1979, entendendo ter alcançado condições suficientes com a consolidação do Mestrado, o Colegiado de Curso solicita e a UFRRJ autoriza o início das suas atividades em nível de Doutorado. Esta decisão se inseriu dentro de uma política de formação de pessoal altamente qualificado a nível nacional, considerando os cursos de Pós-Graduação existentes no país e com capacitação para tal (conceito “A” no Mestrado). No biênio 1994/1995, o curso de Doutorado recebeu o conceito “B” pela avaliação da CAPES, estando, portanto consolidado.

A tomada de decisão de criação do Curso de Pós-Graduação em Agronomia – Área de Concentração em Ciência do Solo, foi realizada sobre a consciência da existência de uma massa crítica de pesquisa e de pessoal altamente qualificado capaz de sustentarem e de desenvolverem um curso de pós-graduação nesta área do conhecimento.

Localizado no Departamento de Solos do Instituto de Agronomia da UFRRJ, o CPGA-CS obedeceu, desde o início de sua criação, a uma política de otimização e racionalização de recursos materiais e humanos. Dentro deste princípio, o potencial de orientação e capacitação docente dos pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia (Embrapa Agrobiologia), vem sendo aproveitado ao longo dos anos, bem como a infra-estrutura física e capacidade instalada dos laboratórios, biblioteca e campo experimental pertencente àquela instituição. Esta inter-relação histórica entre o Departamento de Solos da UFRRJ e a Embrapa Agrobiologia é um dos fatores que contribuem para a excelência alcançada, caracterizando-o CPGA-CS como um Programa interinstitucional desde a sua origem.

A dinâmica própria do CPGA-CS, com a oferta de disciplinas em nível avançado, elaboração e execução de projetos de pesquisa, seminários, defesas de Dissertações e Teses, convênios, viagens de estudo, presença de professores e pesquisadores visitantes, tem reflexo direto sobre alguns cursos de graduação da UFRRJ (em particular Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Zootecnia, Ciências Biológicas, Licenciatura em Ciências Agrícolas, Engenharia Química), que se beneficiam com a elevada qualificação e atualização do corpo docente. O conhecimento gerado e adquirido é repassado diretamente, através da atuação expressiva de seus docentes na graduação, bem como a participação dos estudantes de pós-graduação em estágios a docência na UFRRJ, favorecendo a formação de profissionais altamente qualificados em ambos os níveis. Do ponto de vista da infra-estrutura, os cursos de graduação também utilizam os espaços dos anfiteatros, laboratórios, casas de vegetação, equipamentos e computadores, construídos e/ou obtidos com recursos próprios do Programa de Pós-Graduação.

Não obstante o grau de excelência alcançado pelo CPGA-CS, surgiram propostas de reestruturação, motivadas inclusive por recomendações da CAPES de reformulação dos cursos de Pós-Graduação mais antigos no país, adequando-os à dinâmica de desenvolvimento tecnológico. Dentro deste contexto, o Colegiado do Curso recomendou a organização do I Seminário do Curso de Pós-Graduação em Agronomia – Área de Concentração em Ciência do Solo (Avaliação Crítica), que foi realizado no período de 27 a 28 de setembro de 1994, onde os grandes temas concernentes à Pós-Graduação em Ciência do Solo foram discutidos por todos os segmentos envolvidos. Como resultado desse Seminário, foram apresentadas propostas de mudanças e alterações na estrutura do curso, com objetivo de adequá-lo às necessidades atuais, considerando sempre seus padrões de excelência e qualidade. Entre as propostas do Seminário, destaca-se o regime trimestral, que permite aos alunos do CPGA-CS concluírem seus créditos acadêmicos em um menor tempo, dedicando-se com maior intensidade as atividades de pesquisa.

Em 2001 o Programa promoveu o II Seminário do Curso de Pós – Graduação em Agronomia – Ciência do Solo da UFRRJ, tendo como tema central – Aperfeiçoamento em Relação a Novos Paradigmas. Como resultante, houve o estreitamento do relacionamento da Universidade e nela o CPGA-CS com empresas, como a Embrapa, considerado como caminho para o desenvolvimento mútuo, viabilizando e otimizando o uso de recursos para pesquisa e transformando o conhecimento em tecnologias de produção.

A partir de 2002, o Programa distribuiu suas linhas e projetos de pesquisa em áreas de atuação identificadas como: Biologia do Solo, Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, Manejo do Solo e Qualidade Ambiental, Pedologia e Física do Solo. Os projetos de pesquisa dos docentes e de outros participantes associados ao CPGA-CS passaram a ser agrupados segundo as seguintes linhas de pesquisa: Fertilidade do Solo e Adubação; Nutrição Mineral e Ecofisiologia Vegetal; Morfologia, Gênese e Classificação de Solos, Manejo do Solo e Impactos nos Sistemas Agrícolas, Química e Poluição do Solo e Organismos do Solo e Interação com Plantas.

A parceria entre a UFRRJ – CPGA-CS e a Embrapa Agrobiologia e Embrapa Solos, foi formalizada através de Convênio de Cooperação Geral (SAIC/AJU número 10200.86/081-4), celebrado entre as partes em 28/08/1986, e corroborada em 2004 através do documento de número 1282/04 (Embrapa Cód. 10200.05/0003-6), que estabeleceu a participação de pesquisadores da Embrapa – Agrobiologia e Solos, junto a Programas de Pós-Graduação, como docentes, com a devida autorização da UFRRJ, e como orientadores, devidamente credenciados pelos Cursos.

Ao longo do período de 2001-2005 foram enfatizadas diretrizes para o aperfeiçoamento dos controles acadêmicos, aumentando a eficiência do Programa, com redução do tempo médio de titulação, no Mestrado e no Doutorado, e do número de desistências entre os bolsistas do Programa. A ampliação da oferta de disciplinas através de Tópicos Especiais com Professores Visitantes, ampliou as oportunidades de treinamento dos discentes de Pós-Graduação do CPGA-CS, melhor qualificando-os para o mercado de trabalho.

A presença e o engajamento de estudantes de graduação, monitores, bolsistas de iniciação científica e estagiários nos seminários, projetos de pesquisa e outras atividades da pós-graduação, em muito tem contribuído para o despertar de vocações científicas, tão necessárias neste nível. A atuação de docentes do Programa de Pós-Graduação também como orientadores de alunos de graduação, que integram equipes de pesquisa como bolsistas de Iniciação Científica, tem favorecido o ingresso destes alunos no Mestrado, no próprio Programa e em outras instituições de ensino e pesquisa no país.

As perspectivas de evolução e tendências do Programa se dão no sentido de ampliar o Intercâmbio Internacional, através do treinamento de Docentes e discentes no Exterior, inclusão de novos temas de pesquisa voltados para a qualidade do ambiente, biodiversidade e novas tecnologias de produção sustentável. Nesta direção os alunos de Doutorado foram estimulados a complementarem seus cursos no exterior e, no momento, já contamos com 5 estudantes que se aproveitaram deste incentivo em programas da CAPES (PDEE) e do CNPq. Além destes, vários alunos de Mestrado e Doutorado participaram de treinamento de curta duração na Argentina, no programa de intercâmbio CAPES/SPU.

O Programa ampliou, a partir de 2005, a sua atuação através do recebimento de Pós-Doutorandos, com quatro alunos brasileiros e três estrangeiros, além da oferta de intercâmbio para visitantes estrangeiros, docentes e discentes, em atividades de curta duração. O treinamento de Pós-Doutorado no exterior dos docentes do CPGA-CS é parte do Plano de Desenvolvimento Institucional do Departamento de Solos e da instituição parceira Embrapa Agrobiologia.

Nas Avaliações Trienais de 2007 e 2010, referentes aos períodos de 2004-2006 e 2007-2009, o CPGA-CS recebe conceito “6” pela CAPES, sendo reconhecido como programa de excelência e de nível de qualificação, de produção e de desempenho equivalente ao dos centros internacionais de excelência na formação de recursos humanos.

A consolidação do CPGA-CS é marcada pelo desenvolvimento crescente nestes 43 anos, contados a partir da sua primeira defesa de dissertação, tendo até o presente momento produzido 370 Dissertações de Mestrado (1970-2013) e 172 Teses de Doutorado (1982-2013). A sua produção acadêmica é disponibilizada através do CD-ROM “Coletânea de Dissertações e Teses do CPGA-CS (1970-2000)”. A partir de 2006, as dissertações e teses do CPGA-CS passaram a estar disponível no seu endereço eletrônico – http://www.ia.ufrrj.br/cpga-cs, e também pelo Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD) através da Biblioteca Central da UFRRJ.

Share
Skip to content