Infraestrutura

Laboratórios

O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação está instalado no Pavilhão de Aulas Práticas(PAP) e dispõe de salas climatizadas e de laboratórios gerais para atividades práticas. Nas instalações do curso também contamos com um laboratório de Banco de Dados, um de Redes e Arquitetura e de Projetos.

Laboratórios de Propósito Geral

Grande parte do curso está focalizada no aprendizado e prática em linguagens de programação, abrangendo cerca de 30% das disciplinas oferecidas aos discentes do Curso. Assim, a disponibilidade de laboratórios modernos e bem equipados é exigência para o bom funcionamento do curso.

 


 

Laboratórios de Projeto

Um dos principais focos do curso de Sistemas de Informação é a formação em análise e gerência de projeto, que será completada por catorze disciplinas praticadas nos períodos mais avançados do curso. Neste sentido, adotaremos a proposta de laboratório/escritório de gerência de projetos (Lucena F.N. et all, 2008). Apesar da infraestrutura física do Laboratório de Projeto ser semelhante a de um laboratório de propósito geral, algumas modificações se fazem necessárias de sorte a facilitar o trabalho em equipe. Neste sentido, o professor se transforma em gerente de projeto ou do chefe de uma equipe e a sala de aula passa a ser também sala de reuniões ou sala de treinamentos. O laboratório, além da infraestrutura física adequada, também será regido por procedimentos, políticas, processos e possuirá uma organização própria. Estudantes, professores e colaboradores, ou membros de projetos, deverão seguir as orientações estabelecidas nestes elementos.

Da perspectiva externa ao curso, o laboratório/escritório poderá atuar como mediador entre as empresas do setor e os profissionais em formação apoiados pelo quadro de docentes. Neste sentido, problemas reais vivenciados por estas empresas poderão ser abordados por meio de projetos executados total ou parcialmente no laboratório/escritório dando outra dimensão além do cunho exclusivamente didático.

 


 

Laboratório Hardware

Este laboratório tem como principal atividade introduzir as práticas relacionadas às disciplinas de Introdução aos Sistemas Digitais, Arquitetura de Computadores e Redes de Computadores. Essas atividades práticas visam cobrir um conteúdo mínimo de Hardware e equipamentos correlatos, necessários para que um profissional da área de TI possa acompanhar e ter o entendimento das tecnologias presentes que evoluem em grande velocidade no dia a dia.

Muitos conceitos teóricos estudados durante o curso das disciplinas citadas se tornam mais simples quando podem contar com o apoio das aulas práticas. O uso de equipamentos eletrônicos específicos, que deverão estar disponíveis para utilização durante as aulas, permite o desenvolvimento de projetos mais eficientes em termos de tempo e depuração. Como exemplo, podemos citar exercícios sobre práticas em gerência de rede que poderão ser realizadas neste laboratório sem comprometer as demais redes de computadores existentes no prédio, ou mesmo na instituição.

 


 

Biblioteca

O curso de Sistemas de Informação já dispõe da Biblioteca Central da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que possui dois pavimentos, ocupando uma área de aproximadamente 600 m2, onde estão distribuídos o acervo de livros, periódicos e teses. Essa biblioteca coloca a disposição dos discentes os serviços de consultas locais, empréstimo domiciliar de publicações, empréstimo entre bibliotecas, reserva de publicações, serviço de comutação bibliográfica (COMUT) e consultas ao Catálogo Coletivo Nacional (CCN), além de oferecer videoteca, espaço-arte e treinamento de usuário. Em acréscimo aos títulos disponíveis na Biblioteca Central, os discentes do curso dispõem de um acervo específico na área de Tecnologia da Informação, localizado na Biblioteca Setorial do Departamento de Matemática, localizada no Prédio Pitágoras.