Histórico do Curso de Sistemas de Informação

A partir de 2010, com o início do funcionamento do Curso de Sistemas de Informação da UFRRJ e a chegada dos professores contratados pelo REUNI, o Departamento de Matemática cresceu em número de professores e aumentou as disciplinas oferecidas, chegando a um contingente de mais de 50 professores.

Dentro da área de Computação, essa data marcou também o início da oferta de atividades sustentadas no tripé que norteia a academia (ensino/pesquisa/extensão) tendo a área de Computação como foco. Expressivas atividades de pesquisa, financiadas em sua maioria pela FAPERJ e CNPq tiveram início com a chegada de um novo grupo de professores desta área, em um total de 15 novas contratações.

Tradicionalmente uma área de suporte a outros cursos de graduação, implantar um curso de graduação em Computação foi sempre uma aspiração dos docentes desse grupo de professores, dentro do Departamento de Matemática da UFRRJ.

Em 2009, ainda contando com apenas três professores da área de computação (dois estavam afastados, em doutoramento), foi assumido o desafio proposto pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) de elaborar o projeto pedagógico que daria origem ao curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. Esse projeto foi finalmente realizado no ano de 2010 com a chegada da primeira turma de alunos. No momento, o curso aguarda a visita dos representantes do MEC para efetivar sua regulamentação, o que deve ocorrer ainda em 2013.

Ao mesmo tempo em que ocorreu a criação da graduação em Sistemas de Informação, o grupo de docentes da área de computação do Departamento de Matemática, hoje composto por 15 professores efetivos, a maioria absoluta cm doutorado, realizou diversas atividades, acadêmicas, pesquisa, extensão e administrativas, que serão expostas no decorrer deste sítio. Novos professores da área de computação serão contratos via concurso público ao longo dos próximos anos, aumentando ainda mais a oferta de disciplinas optativas e projetos de pesquisa em computação.

Em 2013, o curso de Sistemas de informação recebeu um novo prédio, ele fica localizado no PAP (pavilhão de alas práticas). Em 2014 e 2015, neste prédio começam a ser montados, com recursos oriundos de projetos de pesquisa, os laboratórios temáticos de aulas e pesquisas da área de Web, Banco de Dados, Engenharia de Software, Inteligência Artificial, PET. Além desses laboratórios especializados ainda existem mais dois laboratórios de uso geral de aulas práticas para a graduação

Em 2014, 13 alunos concluintes do curso de Sistemas de Informação (oriundos da primeira turma de 2010) prestam pela primeira vez o exame ENADE. O resultado foi publicado em Dezembro de 2015, se obteve a nota máxima para o exame (Nota 5), as notas variam de 1 até 5. A nota máxima classifica o curso como um dos melhores do Rio de Janeiro e do Brasil na área de Sistemas de Informação.