Apresentação

O projeto para a criação do curso de Serviço Social na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro vêm sendo pensado desde 2011 por uma grande equipe: Professora Fabrícia Vellasquez; Meiryellem Valentim, assistente social; o professor Jorge Luiz de Góes; e professores do Departamento de Economia Doméstica e Hotelaria. O projeto de criação contou, também, com a colaboração de entidades representativas da área como a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/7º Região – RJ).

 

Um dos principais fatores que impulsionou a projeção do curso foi que entre as principais universidades públicas do estado do Rio de Janeiro, a UFRRJ era a única que ainda não oferecia o curso de Serviço Social.  No Estado do Rio existem quarenta e nove (49) cursos superiores de Serviço Social em atividade. Destes, apenas sete (7) são públicos. O município do Rio de Janeiro concentra três (3) ofertados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); outros quatro (4) são oferecidos pela Universidade Federal Fluminense (UFF) nos municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Niterói e Rio das Ostras.

 

No entanto, o restante que compõe quarenta e dois (42) cursos de Serviço Social ofertados por instituições privadas, dentre os quais dezoito (18) estão localizados na região da Baixada Fluminense. Nova Iguaçu e Duque de Caxias dispõem de quatro (4) universidades; Belford Roxo, Magé, Queimados e São João de Meriti com duas em cada município; Nilópolis e Queimados dispõem de uma em cada. Enquanto em outros municípios, tais como Itaguaí, Seropédica, Japeri e Paracambi, a oferta desse Curso inexiste. Estes municípios onde inexiste o curso de Serviço Social são os mais próximos, geograficamente, da UFRRJ.

 

Podemos dizer que a UFRRJ atualmente é a principal possibilidade de oferta de ensino superior público e presencial para regiões como a Baixada Fluminense, Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba, Costa Verde, Sul Fluminense e parte significativa da Região Serrana.

 

A primeira turma do curso de Serviço Social na UFRRJ iniciou no período de 2015.2. Um acontecimento interessante foi a grande busca pelo curso mesmo através do sistema de seleção unificada (Sisu), sem ter ocorrido uma divulgação vasta a tempo da seleção, e o fato de ser a primeira turma.

A segunda turma foi recebida em 2016.2, muito bem recepcionada por seus veteranos, a primeira turma de 2015.2. No final do ano de 2016, há a entrada da segunda professora e também assistente social Simone Tourino, assumindo a coordenação de estágios na área.  

O curso tem por objetivo formar assistentes sociais capazes de apreender o significado social e histórico da profissão e intervir de forma crítica e qualificada nos espaços de atuação profissional, com fundamentação teórico-metodólogica e posicionamento ético-político, de acordo com a Regulamentação da Profissão (Lei no 8.662/93) e com o Código de Ética do Assistente Social (Resolução CFESS no 273/93).

 

O assistente social conta com um perfil profissional com formação intelectual e cultural generalista e crítica, referenciada no conhecimento das ciências sociais e da teoria social, habilitado teórica, metodológica e politicamente para atuar nas múltiplas expressões da “questão social”, com capacidade de inserção criativa e propositiva no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho, e competência para analisar, decifrar e responder as demandas sócio-históricas dos usuários dos serviços sociais.

 

Link da deliberação nº 79/2015 do CEPE que aprovou o PPC do Cursohttp://institucional.ufrrj.br/soc/files/2016/04/Delib079CEPE2015.pdf

 

 

Últimas Notícias

A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), o Conselho Regional de Serviço Social do Rio de leia mais

25/06/2020

Diálogos Necessários – “O Serviço Social na luta antirracista: aspectos da formação acadêmica e atuação profissional”

Prezados/as,    Segue a arte de divulgação da atividade Diálogos Necessários – “O Serviço Social na luta antirracista: aspectos da leia mais

15/06/2020

Ciclo de Debates da formação profissional do Serviço Social: EAD e ERE

Prezadas/os, Segue a  divulgação do Ciclo de Debates da formação profissional do Serviço Social: EAD e ERE,  organizado pelas prof.ª Fabiana e Marisol, a leia mais

15/06/2020

Posicionamento do Colegiado do Curso sobre o Ensino Remoto Emergencial

Nos dias 21 e 29 de maio de 2020, em reunião em conjunto entre o NDE e o Colegiado do leia mais

30/05/2020

Ciclo de Debates – Pandemia e Sociedade: novos discursos em velhos debates

Nos dias 22 e 29 de maio e 05 de junho de 2020, às 15h, pela plataforma RNP, ocorrerá as leia mais

20/05/2020

A precarização do trabalho doméstico remunerado em tempos de Pandemia

No dia 28 de maio, às 14h, pela plataforma RNP, ocorrerá a palestra intitulada A precarização do trabalho doméstico remunerado leia mais

20/05/2020

mais notícias