Silvia Maria Melo Gonçalves

Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação, Psicologia Social, Psicologia Jurídica, Psicologia das Relações Humanas, Psicologia Positiva, Psicologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia da Educação, Psicologia Jurídica, Psicologia Positiva, bem-estar subjetivo, felicidade, trabalho, stress e burnout.

Projeto: Percepção de Estresse no Trabalho de Conselheiros Tutelares (Coordenador: Profa. Dra. Silvia Maria Melo Gonçalves)

O conselho Tutelar atua no combate à violação dos direitos da criança e do adolescente, sendo uma instituição recente na sociedade brasileira, integrada à política pública de proteção à infância apenas com o Estatuto da Criança e do Adolescente. Desta forma, trata-se de entidade inovadora na sociedade, que muitas vezes desconhece o papel do Conselho Tutelar bem como suas contribuições para com a comunidade, o que prejudica seu efetivo serviço. Com estas peculiaridades, o Conselho Tutelar configura-se como uma instituição de grande liberdade de atuação, transformando-se em ferramenta de efetivação de direitos fundamentais de crianças e adolescentes. Como órgão deliberativo, o Conselho Tutelar é o mais legítimo instrumento de pressão que o Estatuto da Criança e do Adolescente concede para forçar a implantação de mecanismos necessários ao atendimento digno aos direitos de todas as crianças e adolescentes, independentemente das situações em que estejam envolvidas. Entretanto, o trabalho no Conselho Tutelar não é fácil de ser desempenhado, pois, geralmente, possui instalação precária, falta de rede de apoio para encaminhamento de crianças e adolescentes, falta de segurança uma vez que muitos conselheiros sofrem ameaças por chamarem pais e responsáveis para responderem sobre maus-tratos, negligência e abusos sofridos por seus filhos, dentre outras dificuldades. Desta forma, muitos conselheiros sofrem estresse ao desempenharem suas atividades, sendo esta uma questão relevante a ser investigada na medida em que prejudica o trabalho de proteção e garantia de crianças e adolescentes.

Projeto: Satisfação com a vida em discentes no início do curso de graduação da Rural

Projeto: Aspectos Psicossociais do Bem-estar subjetivo em estudantes universitários

Projeto: Bem-estar subjetivo em estudantes universitários: um estudo acerca qualidade de vida, da satisfação com a vida e das emoções positivas

Projeto: Bullying na Universidade