Rosane Braga de Melo

Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino e aprendizagem, aquisição da leitura e da escrita de crianças, jovens e adultos, psicologia educacional, conexões entre psicanálise e educação, psicanálise e crianças, clínica psicanalítica.

Projeto: Psicanálise e Educação: articulações entre a escola e os dispositivos clínicos em saúde mental que atendem a queixa escolar

O objetivo do Projeto é identificar os encaminhamentos feitos dentro dos dispositivos em saúde mental para o tratamento de crianças e adolescentes que chegam a esses dispositivos com queixa escolar. Adicionalmente, pretende-se descrever e analisar as articulações que se realizam entre os profissionais que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil e no sistema educacional da Baixada Fluminense. A hipótese da qual partimos é de que a queixa escolar representa ainda hoje uma porção significativa dos encaminhamentos feitos para os atendimentos de crianças e adolescentes na área da saúde mental. Em geral, acompanhamos o deslocamento de uma dificuldade de aprendizagem escolar para o campo da saúde mental, sem que haja dispositivos institucionais que permita um trabalho de análise das demandas e uma elaboração desses encaminhamentos nem pelos profissionais da educação tampouco pelos profissionais da saúde mental. Trata-se de um projeto que se fundamenta na Conexão Psicanálise e Educação, e que ao sustentar o lugar da psicanálise como um discurso que faz laço social considera possível uma transmissão na multidisciplinaridade da clínica e da pesquisa científica junto aos profissionais da Educação e da Saúde Mental. O método da construção do caso clínico destaca-se na pesquisa como um dispositivo para o trabalho coletivo e como tal pode favorecer a análise da demanda e a elaboração dos encaminhamentos, logo um dispositivo que pode contribuir para a articular o campo da educação e da saúde.

Projeto: Oficinas de leitura e de escrita

O Projeto de Extensão Oficinas de leitura e de escrita tem por objetivo discutir formas de descrever e desenvolver as habilidades de leitura e de escrita junto aos professores dos anos iniciais da educação básica no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente/CAIC Paulo Dacorso Filho, Convênio UFRRJ. O presente Projeto tem como proposta a formação continuada dos professores que trabalham com os anos iniciais da escolarização, a quem a prática de sala de aula afeta e é afetada pela aquisição do sistema convencional de escrita. O presente Projeto integra o Grupo de Pesquisa do CNPq “O aprendizado da língua escrita e suas dificuldades”. As atividades realizadas nas Oficinas subsidiaram a proposta do Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar e Educacional, e discussões mais ampliadas sobre o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita para além dos anos iniciais do Ensino Fundamental..