Nilton Sousa da Silva

Realiza pesquisas científicas com foco na Subjetividade e no Comportamento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Junguiana, Integridade Social, Exercício das Leis 10.639 e 12.711, e Filosofia da Ciência e Sociedade.

Projeto: Ações Afirmativas no Município de Seropédica: Ressonância de Ideias sobre a Lei 12.711 no Imaginário Social

Acompanhar o efeito do impacto social da Lei 12.711 no imaginário social municipal de Seropédica, no contexto dos ensinos: fundamental, médio e superior, a partir do dia a dia municipal, visto que, a presente Lei será reavaliada dentro de 10 (dez) anos. E montar uma análise longitudinal da transformação social em Seropédica, a partir da implantação desta Lei, é o objetivo do Laboratório de Psicologia e Informações Afrodescendentes (LapsiAfro) da UFRRJ que é cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq.

Projeto: Aplicação de conceitos da psicologia analítica nos saberes e práticas interdisciplinares

Trabalha o resgate do sujeito histórico (individual ou coletivo) e a sua relação com os fatos pessoais ou sociais, para que ele se perceba como agente (realizando escolhas) dentro de uma dinâmica institucional, privada ou pública, em prol do bem estar comum ao lidar consigo, com outros seres humanos, outros seres vivos, assim como, com outros elementos da natureza.

Projeto: Solo, Cultura e Psicologia: Interfaces do comportamento humano no ato de plantar, colher, negociar e se alimentar

Compreender e descrever territorialidades no contexto da língua portuguesa, a partir de conceitos utilizados pela psicologia analítica de Carl Gustav Jung (1875-1961). OBJETIVOS ESPECÍFICOS: (1) Analisar o conceito territorialidade como um ponto de vista para observar a relação entre solo, sociedade, pedosfera e cultura; (2) Descrever a pedosfera como uma entidade cultural; (3) Apontar aspectos culturais da territorialidade e as suas origens, por exemplo, europeia, ameríndia e africana, presentes em países de língua portuguesa; (4) Iniciar a pesquisa preliminar em comunidades supracitadas no tópico 3, que estão presentes do estado do Rio de Janeiro.

Projeto: Epistemologia e Interfaces da Psicologia Analítica – EIPsiA

O Grupo de Trabalho (GT) EPISTEMOLOGIA E INTERFACES DA PSICOLOGIA ANALÍTICA (EIPsiA) tem por objetivo estabelecer a correlação da psicologia junguiana com outras áreas do conhecimento. Nesse sentido, o GT EIPsiA integrou pesquisadores de diversas instituições, que elaboram estudos em variadas áreas do conhecimento. No Simpósio da ANPEPP DE 2016, em Maceió/AL, a proposta é de correlacionar a psicologia junguiana com diversos campos do saber, como artes, matemática, física, mitologia, filosofia, literatura, história, economia, ciência da informação, educação e saúde. Pretendemos, neste Simpósio, solidificar o estudo da Psicologia Analítica nas universidades brasileiras e intensificar o intercâmbio entre os pesquisadores, ampliando a produção de conhecimento. A proposta, neste momento inicial do GT EIPsiA, é de explorar as possíveis modalidades de interfaces com a psicologia junguiana. A ideia, portanto, é que os integrantes tragam algum tema de suas pesquisas para debatermos em 5 (cinco) momentos e, ao final do Simpósio, possamos organizar as atividades de intercâmbio e parcerias de 2016 a 2018, visando produções acadêmicas.