LEVICA e o período de quarentena

O Laboratório de Estudos sobre Violência contra Crianças e Adolescentes (LEVICA) foi criando em 2013 e pertence ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem por objetivo auxiliar na formação e supervisão de alunos de graduação e pós-graduação dos cursos oferecidos na UFRRJ. Atualmente atua diretamente na formação de alunos do curso de Psicologia, especificamente, no estágio profissional e orientação de pós-graduandos, utilizando os pressupostos teóricos  das abordagens de intervenção clínica em Terapia Cognitivo-comportamental e Terapia do Esquema. Atua com crianças e adolescentes vítimas de violência e acompanha famílias e cuidadores em vários ambientes. Para realizar as ações de intervenção e prevenção, o LEVICA criou uma rede de parceiros, tais como: a Associação Vida Plena de Mesquita-RJ, local que oferece os atendimentos clínicos para os usuários; Vara da Infância, Juventude e do Idoso da Comarca de Nova Iguaçu e Mesquita; Casas de Acolhimento de Nova Iguaçu e Mesquita; Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria e profissões afins (ABENEPI-RJ); e Associação Psicológica Americana (APA), que disponibiliza o Raising Safe Kids Program (ACT) – para Educar Crianças em Ambientes Seguros. O intuito do programa ACT é incorporar a prevenção antecipada da violência aos esforços de toda comunidade no sentido e evitar a violência e maus-tratos, bem como de suas conseqüências em crianças de zero a oito anos de idade.

A violência é considerada um problema de saúde pública, tendo em vista ser um problema multicausal e epidêmico, apresenta custos altos para a vida do indivíduo e para a sociedade. É indicada como fator de risco para diversas psicopatologias, dentre elas estão: estresse pós-traumático, depressão, transtornos de ansiedade, transtorno de personalidades, transtornos de aprendizagem e alterações funcionais e estruturais em várias áreas do cérebro, gerando um prejuízo enorme para o funcionamento cognitivo. Levando em conta esses prejuízos, acreditamos ser importante a atuação de profissionais nesta área, além de oportunizar a internalização de conhecimento sobre políticas públicas infantojuvenis, trabalho socioassistencial, atuação interdisciplinar, desenvolvimento infantojuvenil, intervenção psicoterapêutica para crianças e adolescentes e psicoeducação parental.

Para maiores informações, visite o instagram do LEVICA: https://www.instagram.com/levicaufrrj/

Matérias completas sobre a atuação do LEVICA na quarentena:

http://portal.ufrrj.br/docente-da-ufrrj-fala-sobre-violencia-contra-criancas-e-adolescentes-e-discente-traz-dicas-de-atividades/ 

http://coronavirus.ufrrj.br/podcast-sobre-regulacao-emocional/

http://coronavirus.ufrrj.br/em-segundo-podcast-mestranda-do-ppgpsi-traz-estrategias-de-regulacao-emocional/

http://coronavirus.ufrrj.br/18-05-dia-nacional-de-combate-ao-abuso-e-a-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes/ 

http://portal.ufrrj.br/levica-divulga-video-sobre-violencia-contra-criancas-negras/

https://www. instagram.com/p/CAVrtaQDBWy/