Apresentação

 

Informações gerais

 

Habilitação: Formação de Psicólogo

Código INEP: 1107692

Modalidade: presencial

Número de vagas: 45 anuais

Forma de ingresso: Enem/SISU

Regime de matrícula: semestral
Regime: créditos

Turno de Funcionamento: integral

Local: campus Seropédica

Carga Horária Mínima Total: 4.080 horas (272 créditos)

Tempo para Integralização: 05 anos (mínimo) a 07 anos e 6 meses (máximo)

Ênfases curriculares: Psicologia e Processos de Promoção e Prevenção da Saúde e Psicologia e Processos Educativos

 

Breve histórico

A implantação do curso de graduação em Psicologia ocorreu no ano de 2010 e concretizou um projeto institucional relacionado ao papel social da UFRRJ, à preocupação com o ensino público, gratuito e de qualidade, e ao compromisso com a tríade ensino-pesquisa-extensão.

O curso era uma aspiração antiga dos docentes do Departamento de Psicologia, que desde os anos 1970 contribuíam para a formação de professores nas licenciaturas e na Pedagogia. Nesse sentido, envidar esforços para a criação do Curso de Graduação em Psicologia representou a oportunidade de estender o compromisso ético-político da UFFRJ à formação específica de psicólogos e tendo em vista a preocupação com as peculiaridades da região metropolitana do Rio de Janeiro, notadamente a Baixada Fluminense, e o interior do estado. Doravante, a missão ruralina de “formar profissionais-cidadãos socialmente referenciados para o mundo do trabalho e capazes de atuar na construção da justiça social e da democracia” se estenderia também aos profissionais de Psicologia formados na UFRRJ.

 

Objetivos do Curso

Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em Psicologia, a proposta do Curso é oferecer a seus alunos uma formação básica, pluralista e sólida mediante a oferta de atividades comprometidas com a análise de diferentes sistemas psicológicos e com a abordagem dos principais procedimentos e instrumentos de investigação, avaliação e intervenção em vários campos de saberes e práticas em Psicologia. Ademais, a formação básica e pluralista deve ser acompanhada de uma formação generalistaque busca evidenciar para o futuro profissional a importância da compreensão da atividade humana em suas interfaces com os fenômenos físicos, biológicos e sociais, preparando-os para uma atuação interprofissional.

Nessa perspectiva, o curso visa formar psicólogos que possam atuar em diversos contextos de prática profissional em psicologia (saúde, educação, clínica, comunitária, institucional, jurídica, organizacional, entre outros), nos quais se desenvolvam processos de promoção de saúde e se favoreça o exercício da cidadania. Para tanto, busca-se oferecer uma formação que desenvolva competências e habilidades requeridas pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE/CES, 2004).

 

Estrutura do Curso

O Psicólogo formado pela UFRRJ tem uma sólida formação consolidada ao redor dos seguintes eixos estruturantes, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia (CNE/CES, 2004):

Fundamentos epistemológicos e históricos

– Fundamentos teórico-metodológicos

– Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional

– Fenômenos e processos psicológicos

– Interfaces com campos afins do conhecimento

– Práticas profissionais

 

Os diferenciais do Curso

A proposta do curso é a de oferecer uma formação básica, pluralista e sólida, concretizada através da oferta de atividades comprometidas com a análise de diferentes sistemas psicológicos, em termos da concepção de homem que sustenta seus principais conceitos, instrumentos de estudo, investigação e intervenção.

O Curso busca superar a dicotomização teoria-prática, enfatizando uma formação científica, crítica e reflexiva em duas ênfases curriculares, cada uma delas com um conjunto de competências e habilidades bem definidos: Psicologia e Processos de Promoção e Prevenção da Saúde e Psicologia e Processos Educativos.

Parte-se do princípio de que a compreensão da construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia é essencial para a habilitação do psicólogo buscando um atendimento adequado às demandas sociais. Desse modo, emprega-se esforços para o envolvimento ativo dos alunos com problemas vivenciados pela população e para os quais os referenciais teóricos da psicologia devem contribuir, através de análises contextualizadas dos mesmos e apresentação de possíveis intervenções, almejando sua superação ou minimização.

As disciplinas ofertadas buscam proporcionar aos alunos uma formação generalista, mas concedendo a eles a possibilidade de escolha entre as áreas nas quais pretende aprofundar seus estudos. Ademais, são oferecidas aos alunos oportunidades de desenvolver projetos de iniciação científica, de realizar estágios profissionais e de se envolver em programas de pesquisa e extensão universitária, de modo a lhes propiciar uma formação abrangente e humana, capaz de promover a associação entre conhecimento teórico e prática profissional.