• Rio de Janeiro, 30 de julho de 2014.
    Organização Curricular

        O aluno do Curso de Graduação em Matemática terá a possibilidade de escolher uma entre três das seguintes modalidades de ensino: Licenciatura em Matemática, Bacharelado em Matemática ou Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional. Essa escolha é tomada quando o aluno termina o 2º período do curso e é realizada por ele através do Quiosque do Aluno, durante a pré-matrícula nas disciplinas do 3º período. O aluno pode, se quiser, trocar de modalidade: essa troca pode ser realizada da mesma maneira, durante a pré-matrícula nas disciplinas do 6ºperíodo. Só é facultado ao aluno concluir UMA modalidade de cada vez. Caso o aluno conclua a grade de uma modalidade e deseje cursar outra modalidade (por exemplo, o aluno se formou em Licenciatura em Matemática e deseja em seguida obter o diploma de Bacharel em Matemática), deve entrar com pedido de reingresso, junto à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Os créditos da primeira modalidade concluída serão aproveitados para a grade da segunda modalidade a ser cursada.

    Cada modalidade tem a sua grade composta por: 

    _ DISCIPLINAS

    _ ATIVIDADES ACADÊMICAS 

    _ ATIVIDADES COMPLEMENTARES 

         As disciplinas do curso se dividem em dois tipos: OBRIGATÓRIAS e ELETIVAS. As disciplinas obrigatórias são fundamentais para a formação profissional do aluno e estão descritas na grade de cada modalidade. As disciplinas eletivas, por sua vez, têm um caráter complementar de aprendizagem, ampliando a formação geral em áreas e temas de interesse do aluno. Existem dois tipos de disciplinas eletivas: OPTATIVA e de LIVRE ESCOLHA. A primeira em geral propõe a aprendizagem de conhecimento específico do Curso de Matemática, enquanto a segunda proporciona o contato com um tema não necessariamente ligado à Matemática, permitindo que o aluno amplie sua cultura geral.

        As Atividades Acadêmicas têm como objetivo envolver alunos em atividades sob a orientação de um docente, articulando teoria e prática na construção de conhecimentos e de experiências relevantes para formação profissional e cidadã dos discentes. Já as Atividades Complementares consistem em atividades de natureza acadêmica, científica, artística e cultural, que busquem integrar graduação, pesquisa e extensão, não contempladas no desenvolvimento regular das disciplinas obrigatórias e optativas do curso. Cada aluno deve cumprir uma carga horária total de 200 horas de atividades complementares a fim de integralizar sua grade.

     

    Clique nos links abaixo para ver as grades das três modalidades do Curso de Matemática:

     

    GRADE DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

     

    GRADE DO BACHARELADO EM MATEMÁTICA

     

    GRADE DO BACHARELADO EM MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL

    + notícias
    Julho  2014
    Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
       
      1 2 3 4 5
    6 7 8 9 10 11 12
    13 14 15 16 17 18 19
    20 21 22 23 24 25 26
    27 28 29 30 31  
    © 2013 - UFRRJ - Curso de Matemática | Créditos Coinfo
    Desenvolvedor: COINFO
    E-mail: coinfosuporte@ufrrj.br
    RSS