Aline Mauricio Barbosa

Possui Doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), mesma instituição onde concluiu seu Mestrado em Matemática (2004). Sua Graduação também foi na área de Matemática, obtida na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, nas modalidades Bacharelado (2002) e Licenciatura (2004). Atualmente é Professora Adjunta, Classe C, Nível 4, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, sendo Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) desta instituição. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, atuando principalmente no estudo de hipersuperfícies mínimas e de curvatura média constante em variedades riemannianas. Também possui interesse na área de Ensino da Matemática, especialmente em pesquisas que envolvem o desenvolvimento do pensamento geométrico, aritmético ou algébrico, além do uso de tecnologias, material concreto e história da matemática como recursos didáticos para o ensino e a aprendizagem de Matemática.