Graduação em Matemática

Campus Seropédica - UFRRJ

Aline Mauricio Barbosa

Postado em 24 de maio de 2013

Possui Doutorado em Matemática, obtido na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), na mesma instituição onde concluiu seu Mestrado em Matemática (2004). Sua Graduação também foi na área de Matemática, obtida na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, nas modalidades Bacharelado (2002) e Licenciatura (2004). Atualmente é Professora Associada, Classe D, Nível 2, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, atuando como Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) desta instituição. Foi Coordenadora do PROFMAT da UFRRJ entre 2015 e 2019 e Vice-Coordenadora do mesmo programa entre 2012 e 2015. Foi membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFRRJ no período de 2017 a 2019. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, especificamente no estudo de hipersuperfícies mínimas e de curvatura média constante em variedades riemannianas. Também possui interesse na área de Ensino da Matemática, especialmente em pesquisas que envolvem o desenvolvimento do pensamento geométrico, aritmético ou algébrico, além do uso de novas tecnologias, de materiais manipuláveis e de História da Matemática como recursos didáticos para o ensino e a aprendizagem de Matemática.