Modalidades de Trabalho de Conclusão de Curso

O(a) aluno(a) do curso de bacharelado em hotelaria possui quatro modalidades para o desenvolvimento de seu trabalho de conclusão de curso. Contudo, independentemente de sua modalidade, é fundamental que o(a) discente se familiarize com o Regulamento de TCC. Para a primeira modalidade – Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – é vital o reconhecimento das informações dispostas no Manual de TCC, devidamente aprovado pelo Colegiado de Curso.

A segunda modalidade diz respeito à publicação de artigos científicos em periódicos acadêmicos ou eventos científicos ligados à temática da pesquisa. Para que o(a) discente possa se familiarizar com as possibilidade de publicação em períodos, o mesmo pode recorrer a Plataforma Sucupira. Julga-se importante enfatizar que não há um documento normativo para esta modalidade. Portanto, caberá ao(a) aluno(a) estar atento as normas impostas pelas revistas e/ou pela comissão científica do evento pretendido.

A terceira modalidade implica o desenvolvimento de um Plano de Negócio Hoteleiro ou de Serviço. Para tanto, é crucial que se saiba as características deste trabalho. Dessa maneira, essas informações podem ser obtidos neste documento.

Por fim, a última modalidade abrange o desenvolvimento de um relatório acadêmico mais robusto sobre a experiência obtida na prática do estágio supervisionado. Para maiores informações sobre sua execução, o(a) discente deverá acessar este link.

Abaixo, seguem alguns documentos pertinentes para este processo:

Linhas de Orientação TCC – Docentes Hotelaria

Manual – Normas da ABTN – 30.jan.20

Template – Elementos Pré-Textuais para Monografia

Capa TCC – CD Coordenação