Processos de Gestão, Sustentabilidade e Turismo (PROGESTUR)

Nome do Grupo: Processos de Gestão, Sustentabilidade e Turismo.

Link para Grupo de Pesquisa CNPQ-PROGESTUR (clique aqui)

Ano de Formação: 2018

Instituição do Grupo: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Unidade: Departamento de Economia Doméstica e Hotelaria

Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas

Área Predominante: Turismo

Líderes do Grupo: Prof. Dr. Rodrigo Amado dos Santos (L1) e Profa. Dra. Elga Batista da Silva (L2)

 

Trabalho do Grupo:

O objetivo do grupo é a produção de conhecimentos científicos capazes de enaltecer o fato de as gestões turísticas contemporâneas serem constituídas por um somatório complexo e indissociável de condutas, competências e planificações – holísticas, sistêmicas, integradas e participativas – que demandam olhares interdisciplinares para suas profícuas idealizações e prospecções.

Nesse sentido, o grupo busca difundir preceitos, princípios e valores que permitam o entendimento das especificidades da relação “organização, turista, sociedade e demais stakeholders”, estando atento à: excelência organizacional das empresas turísticas; oferta de produtos e serviços socialmente responsáveis, ambientalmente conscientes e culturalmente compatíveis as suas realidades sócio organizacionais.

 

  1. LIDER 1 – Prof. Dr. Rodrigo Amado dos Santos:

Currículo Lattes (clique aqui)

Possui graduação em Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Em fevereiro de 2018 obtém seu título de doutor em Sistemas de Gestão Sustentáveis pela Universidade Federal Fluminense (LATEC PPSIG), sendo aprovado em primeiro lugar no processo seletivo de 2014. Atualmente é professor dos cursos de bacharelado em hotelaria e de licenciatura em turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Também é professor do curso de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia da UFRRJ. É líder do seguinte Grupo de Pesquisa CNPQ: Processos de Gestão, Sustentabilidade e Turismo (PROGESTUR). Possui experiência nas áreas interdisciplinares e das ciências sociais aplicadas, com enfoque em pesquisas que observam as seguintes temáticas: gestão da sustentabilidade turística; gestões hoteleiras e seus parâmetros de atuação; turismo, cultura e meio ambiente.

 

1.1. Linhas de Pesquisa:

1.1.1. Gestão da Sustentabilidade Turística.

1.1.1.1. Objetivo:

Enaltecer o fato das gestões turísticas contemporâneas serem constituídas por um somatório complexo e indissociável de ações organizacionais que transparecem responsabilidades ambientais, culturais, econômicas, sociais e políticas.

Desse modo, propõe o desenvolvimento de estudos que contemplem a oferta de produtos ou serviços socialmente responsáveis, ambientalmente conscientes e culturalmente compatíveis à realidade sócio-organizacional, contemplando uma solidariedade intergeracional.

 

1.1.1.2. Palavras-chaves: Análises Holísticas e Integradas. Critérios de Sustentabilidade. Gestões Turísticas.

 

1.1.2. Gestões Hoteleiras e Excelência Organizacional

1.1.2.1. Objetivo:

Discutir os princípios, preceitos e tendências que moldam o planejamento hoteleiro contemporâneo, observando as premissas holísticas, sistêmicas e integradas que culminam na excelência e eficácia de seus serviços.

1.1.2.2. Palavras-chave: Análises Macroambientais. Diferenciais Competitivos. Estratégias Corporativas. Excelência Organizacional. Gestão da Qualidade Total. Treinamento Organizacional.

 

1.1.3. Turismo, Cultura e Meio Ambiente.

1.1.3.1. Objetivo:

Desenvolver um olhar mais contemplativo às especificidades socioculturais e ambientais, promovendo uma intersecção que beneficie mutualmente a comunidade local e a organização turística, provendo, a esta última, um forte diferencial competitivo.

 

1.1.3.2. Palavras-chaves: Aspectos Socioculturais e Ambientais. Cultura, Identidade e Memória. Gestão Pública do Turismo. Turismo Cultural.

  1. LIDER 2 – Profa. Dra. Elga Batista da Silva

Currículo Lattes (clique aqui)

Professora assistente da área de Alimentos e Bebidas, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutora e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRRJ. Especialista em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e em Segurança Alimentar e Qualidade Nutricional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Graduada em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui experiência profissional nas áreas de docência do ensino superior, Ciência e Tecnologia de Alimentos, bebidas alcoólicas e produção de refeições.

 

2.1. Linhas de Pesquisa:

 

2.1.1. Gestão da produção de refeições e suas inter-relações com Hospitalidade, Turismo e Gastronomia

2.1.1.1. Objetivo:

Estudar características, processos, recursos humanos e ações diversas em serviços de alimentação de meios de hospedagem, com vistas ao desenvolvimento de estratégias para o aprimoramento dos serviços oferecidos por esses estabelecimentos.

 

2.1.1.2. Palavras-chave: Boas Práticas de Manipulação. Engenharia de Produção. Ferramentas da qualidade. Gestão da qualidade. Segurança do alimento. Serviços de alimentação.

 

2.1.2. Gestão de bebidas e suas inter-relações com Hospitalidade, Turismo e Gastronomia.

2.1.2.1. Objetivo:

Analisar aspectos relativos ao serviço, à degustação técnica, à aquisição e ao armazenamento das bebidas alcoólicas e não alcoólicas em bares e restaurantes, englobando estudos sobre os perfis e rotinas dos profissionais envolvidos nesse segmento de atuação.

 

2.1.2.2. Palavras-chave: Bebidas destiladas. Cachaças. Cervejas. Degustação técnica de bebidas. Gestão de cartas. Serviço de bebidas. Vinhos.

 

2.1.3. Desenvolvimento de produtos alimentícios com foco em inovação e/ou sustentabilidade.

2.1.3.1. Objetivo:

Elaborar e analisar alimentos e bebidas, confeccionando fichas técnicas de preparação inovadoras, e/ou a partir do emprego de matérias primas agroecológicas/ecológicas, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS) e aproveitamento integral de alimentos.

 

2.1.3.2. Palavras-chave: Análise sensorial. Aproveitamento integral de alimentos. Composição química de alimentos. Ficha técnica de preparação culinária. Plantas Alimentícias Não Convencionais. Segurança alimentar.