Curso de Hotelaria

CAMPUS SEROPÉDICA - UFRRJ

Laboratório de Alimentos e Bebidas

No Laboratório de Alimentos e Bebidas (A&B) acontecem as aulas práticas das disciplinas dessa área do conhecimento, que é parte da matriz disciplinar do Curso de Graduação Bacharel em Hotelaria. Embora hoje esse seja um espaço destinado às atividades desse curso, inicialmente o laboratório foi criado com o objetivo de atender às disciplinas do extinto curso de Economia Doméstica da UFRRJ.

Esse fato demandou uma reforma no referido espaço, com vistas a atender às normas para autorização do funcionamento do curso, que sinaliza a existência de pelo menos um laboratório de Alimentos e Bebidas. O laboratório foi adequado à produção de refeições de cozinhas profissionais, considerando que o mesmo já estava obsoleto, por ter sido construído há mais de 40 anos, quando a legislação sanitária de alimentos não era tão exigente.

Nessas atividades o aluno tem a oportunidade de aprender na prática conceitos sobre fichas técnicas, aspectos de qualidade na compra, no preparo e na apresentação de gêneros alimentícios, higiene ambiental, pessoal e alimentar, além de elaborar cardápios e produção dos pratos e ainda participar de diversas preparações e degustações de bebidas. Assim sendo, literalmente “colocando a mão na massa”, o estudante participa de ações que contribuirão com a formação de um futuro gestor de A&B, esta uma das áreas responsáveis por encantar o hóspede durante sua estadia nas diversas tipologias de meios de hospedagem.

Docentes envolvidas:
Profa. Dra. Elga Batista da Silva – elga.silva@hotmail.com
Profa. Dra. Lenice Freiman de Oliveira – freiman@ufrrj.br
Profa. Ms. Maria Lúcia Almeida Martins – malumartins@ufrrj.br

Clique aqui para ver o vídeo institucional do Laboratório de A&B!!!!