Registros de Atividades de Extensão

2020:

Debate sobre a Vivência da Aprendizagem no Ensino Remoto
Resumo: presente atividade tenta explicitar através de um debate com discentes de cursos de pós-graduação stricto sensu sobre a aprendizagem no ensino remoto à distância. Nesse sentido, para além das vivências sobre o ensino remoto, a atividade tende a instigar um debate com alunos, docentes e toda a comunidade para dar uma visão crítica do tema.

Projeto – Vivencia na aprendizagem do ensino remoto

 

Hotelaria em Tempos de Covid-19: Tendências e Desafios
Resumo: Em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) categorizou os milhares de casos de testes positivos e óbitos acarretados pela COVID-19, doença decorrente da contaminação pelo novo corona vírus, como uma pandemia. Estudiosos de áreas diversas estimam que essa doença possa, potencialmente, alcançar proporções semelhantes àquelas observadas durante a gripe espanhola (também conhecida como gripe de 1918), uma moléstia que resultou na morte de mais 17 milhões de pessoas em todo o mundo, e na contaminação de mais de 500 milhões de indivíduos. Essa nova e caótica realidade tornou imperativas práticas para contenção da pandemia, sendo as principais ações a redução do contato físico através do isolamento social e da quarentena de pessoas contaminadas e/ou com suspeita de contaminação pelo corona vírus. Esse cenário acarretou também mudanças marcantes no campo da Educação, cujo principal reflexo nas instituições de ensino superior (IES) é a suspensão das atividades de ensino, e também grande parte as ações relacionadas à pesquisa e extensão. Assim sendo, certas ações educativas executadas através do trabalho remoto vêm sendo desenvolvidas, visando, principalmente, ofertar aos discentes conteúdos técnicos relevantes e motivadores durante o período no qual a comunidade acadêmica está impossibilitada de conviver presencialmente. Diante dessa conjuntura, alguns docentes do curso de Bacharelado em Hotelaria da UFRRJ enxergaram a necessidade de promover um espaço online (considerando a necessidade de isolamento social) que permitisse o debate de questões que venham a impactar, de forma marcante, os rumos da Hotelaria em função da pandemia acarretada pela COVID-19. Assim sendo, o objetivo da presente atividade, intitulada “Hotelaria em tempos de COVID-19: tendências e desafios”, será propiciar um ambiente virtual para a apresentação de aspectos correlacionados aos impactos desse atual quadro mundial, que tem reverberado em uma série de mudanças em rotinas de variados serviços. Para tanto, serão realizadas lives no Instagram® oficial do curso em questão, que serão conduzidas por uma docente acompanhada por convidados. Espera-se, com a realização desse evento, contribuir para a formação do pensamento crítico dos discentes no que tange às ações do segmento hoteleiro frente à pandemia.
Projeto – Atividade de Extensão Hotelaria COVID-19

 

Superação na Cozinha: Curso de capacitação em Gastronomia para pessoas em condição de vulnerabilidade social
Resumo: O presente projeto visa ofertar um curso de capacitação na área de Gastronomia e Cozinha Profissional para pessoas em condição de vulnerabilidade social, intitulado “Superação na Cozinha”, inspirado em outras iniciativas de capacitação de cunho social com foco semelhante, como o Transgarçonne (projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ). Serão realizadas atividades com docentes da UFRRJ e profissionais convidados, e também efetuadas parcerias para viabilizar a realização de visitas técnicas e possíveis doações de insumos para aulas práticas e outros materiais. Além disso, serão desenvolvidas ações para estimular a inserção dos alunos e alunas no mercado de trabalho, a partir da articulação de parcerias com serviços de alimentação (bares, lanchonetes, casas de festas e restaurantes), visando a inserção desses indivíduos em estágios e empregos nesse setor de atuação profissional. Pretende-se ainda, com a realização desse projeto, fortalecer a integração da área de Alimentos da UFRRJ com cidadãos e cidadãs em situação de vulnerabilidade social.


Projeto BIEXT – Superação na Cozinha
Projeto BIEXT – Superação na Cozinha – Novo Plano de Trabalho (COVID19)
Atividades 2020.2 – Superação na Cozinha

 

Frente D: Produção e difusão de informações relevantes ao enfrentamento das diversas dimensões da pandemia de COVID-19 em cada área de conhecimento e em perspectiva interdisciplinar
Resumo: A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou a contaminação causada pelo novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, à pandemia, na primeira quinzena do mês de março de 2020. A partir do comunicado oficial emitido pela OMS, os países começaram a adotar medidas restritivas para reduzir e impedir a circulação de pessoas nas cidades. A experiência vivenciada e os protocolos adotados pela China tornaram-se norteadores à construção e à definição de políticas públicas em todo o mundo. O cenário chinês tomou dimensões que evidenciaram um quadro pandêmico, com contaminação crescente em países europeus, notavelmente graves na Itália e na Espanha. No Brasil, ainda na primeira quinzena do mês de março, alguns estados, como: São Paulo e Rio de Janeiro adotaram medidas restritivas para impedir a circulação de pessoas e aglomerados, por meio de decretos estaduais. Paralelamente, o Ministério da Saúde (MS) adotou um conjunto de medidas com o propósito preventivo, de promoção da saúde e curativo quando cabível aos quadros que resultam em internação hospitalar. Ao final do mês de março, medidas restritivas que buscam o distanciamento social, foram adotadas em todo o Brasil. Neste ínterim, está a suspensão de aulas nas Instituições de Ensino Superior e Instituições Escolares, aliada à participação colaborativa das Universidades Públicas desde a elaboração de materiais educativos até o preparo de álcool 70% e o desenvolvimento de tecnologia que seja resolutiva ao cenário de pandemia. A UFRRJ compõe este perfil de Universidades, empenhada na colaboração educativa e científica para prevenção, associada às ações de promoção da saúde. Neste contexto, emerge um grupo de docentes, técnicos administrativos e discentes, com ações articuladas que convergem à elaboração de materiais educativos, informativos e de acolhimento à comunidade acadêmica e à população da Baixada Fluminense. As ações são compostas por diversas áreas de saber, divulgadas pelos canais de comunicação da UFRRJ.
Projeto – COVID19 Frente Única UFRRJ

 

Atividade de Extensão – Ciclo de Debates: Desbravando a Área de Alimentos e Bebidas na Hotelaria
Resumo: A pandemia da COVID-19 fez a área de Alimentos e Bebidas (A&B) repensar seus procedimentos operacionais que inclui numerosos aspectos desde o transporte, a chegada dos alimentos, higienização, conservação, manipulação, asseio pessoal e como o alimento deve ser servido aos hóspedes. É necessário um trabalho de conscientização de todos os colaboradores da área de A&B e a preocupação deve ocorrer até mesmo no modo de higienizar os equipamentos e utensílios de cozinha, assim como as coifas, exaustores e o ar condicionado do restaurante. Como a contaminação é feito em grande parte pelo contato, os hóspedes pós-pandemia COVID-19 estão ainda mais exigentes e com hábitos de higiene mais rigorosos. Esse novo perfil do turista/viajante e do consumidor fora do lar, além de adotar hábitos mais reflexivos durante a sua estada nos hotéis e nos setores de A&B como restaurantes, bares e cafeterias, está atento a rotina de limpeza e higienização desses ambientes. Nesse contexto, as docentes da área de A&B de Hotelaria da UFRRJ, mediante solicitação da coordenação do curso, em consonância com o discurso apresentado no embasamento acima, pensou em promover um espaço on-line (considerando ainda a necessidade de isolamento social) que permita o debate de questões que estão impactando, de forma marcante, os rumos dessa área em todos os segmentos, seja de meios de hospedagem ou desvinculado, em função da pandemia acarretada pela COVID-19. Assim sendo, o objetivo da presente atividade, intitulada “Ciclo de debates – Desbravando a área de Alimentos e Bebidas na Hotelaria” durante e pós pandemia”, será propiciar um ambiente virtual para a apresentação de aspectos correlacionados aos impactos desse atual quadro mundial, que tem reverberado em uma série de mudanças nas rotinas de diversos serviços. Além do debate sobre os protocolos voltados à redução do risco de contaminação pelo corona vírus, essa atividade de extensão também ofertará aos alunos ingressantes a oportunidade de participar de outros debates acerca de temas igualmente relevantes para os discentes, como oportunidades e vivências em monitorias, projetos de pesquisa e extensão (mesa n.2); bem como em estágios externos à Universidade (mesa redonda n.3). A ideia para abordar os referidos temas surgiu como uma perspectiva de não apenas informar, mas também motivar os ingressantes no que tange às demais atividades relevantes ofertadas pelo curso, em termos de formação complementar. As mesas serão realizadas remotamente, pela plataforma RNP da UFRRJ, e conduzidas pelas docentes enquanto mediadoras atuantes na área e os respectivos convidados. Espera-se, com a realização desse evento, contribuir para a formação do pensamento crítico dos discentes no que tange às ações do segmento de A&B frente à pandemia, além de orientar, ainda que de forma elementar, acerca de questões de interesse sobre os estágios e projetos na referida área de formação.
Projeto – Atividade de Extensão A&B para Ingressantes


Programação – Projeto Atividades de Extensão A&B para Ingressantes

 

Projeto de Extensão – Atividades Integradoras para o Curso de Hotelaria
Resumo: As ações aqui propostas serão ser destinadas, em especial, aos alunos do Curso de Hotelaria, devidamente matriculados no primeiro e segundo períodos de 2020.1. A priori, estas objetivarão propiciar aos alunos ingressantes um conhecimento acerca das particularidades do curso, bem como sobre seu mercado profissional.
Projeto – Atividades Integradoras
Calendário de Atividades Integradoras – 2020.5