Registros de Atividades de Extensão

2020:

Debate sobre a Vivência da Aprendizagem no Ensino Remoto
Resumo: presente atividade tenta explicitar através de um debate com discentes de cursos de pós-graduação stricto sensu sobre a aprendizagem no ensino remoto à distância. Nesse sentido, para além das vivências sobre o ensino remoto, a atividade tende a instigar um debate com alunos, docentes e toda a comunidade para dar uma visão crítica do tema.

Projeto – Vivencia na aprendizagem do ensino remoto

 

Hotelaria em Tempos de Covid-19: Tendências e Desafios
Resumo: Em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) categorizou os milhares de casos de testes positivos e óbitos acarretados pela COVID-19, doença decorrente da contaminação pelo novo corona vírus, como uma pandemia. Estudiosos de áreas diversas estimam que essa doença possa, potencialmente, alcançar proporções semelhantes àquelas observadas durante a gripe espanhola (também conhecida como gripe de 1918), uma moléstia que resultou na morte de mais 17 milhões de pessoas em todo o mundo, e na contaminação de mais de 500 milhões de indivíduos. Essa nova e caótica realidade tornou imperativas práticas para contenção da pandemia, sendo as principais ações a redução do contato físico através do isolamento social e da quarentena de pessoas contaminadas e/ou com suspeita de contaminação pelo corona vírus. Esse cenário acarretou também mudanças marcantes no campo da Educação, cujo principal reflexo nas instituições de ensino superior (IES) é a suspensão das atividades de ensino, e também grande parte as ações relacionadas à pesquisa e extensão. Assim sendo, certas ações educativas executadas através do trabalho remoto vêm sendo desenvolvidas, visando, principalmente, ofertar aos discentes conteúdos técnicos relevantes e motivadores durante o período no qual a comunidade acadêmica está impossibilitada de conviver presencialmente. Diante dessa conjuntura, alguns docentes do curso de Bacharelado em Hotelaria da UFRRJ enxergaram a necessidade de promover um espaço online (considerando a necessidade de isolamento social) que permitisse o debate de questões que venham a impactar, de forma marcante, os rumos da Hotelaria em função da pandemia acarretada pela COVID-19. Assim sendo, o objetivo da presente atividade, intitulada “Hotelaria em tempos de COVID-19: tendências e desafios”, será propiciar um ambiente virtual para a apresentação de aspectos correlacionados aos impactos desse atual quadro mundial, que tem reverberado em uma série de mudanças em rotinas de variados serviços. Para tanto, serão realizadas lives no Instagram® oficial do curso em questão, que serão conduzidas por uma docente acompanhada por convidados. Espera-se, com a realização desse evento, contribuir para a formação do pensamento crítico dos discentes no que tange às ações do segmento hoteleiro frente à pandemia.
Projeto – Atividade de Extensão Hotelaria COVID-19

 

Superação na Cozinha: Curso de capacitação em Gastronomia para pessoas em condição de vulnerabilidade social
Resumo: O presente projeto visa ofertar um curso de capacitação na área de Gastronomia e Cozinha Profissional para pessoas em condição de vulnerabilidade social, intitulado “Superação na Cozinha”, inspirado em outras iniciativas de capacitação de cunho social com foco semelhante, como o Transgarçonne (projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ). Serão realizadas atividades com docentes da UFRRJ e profissionais convidados, e também efetuadas parcerias para viabilizar a realização de visitas técnicas e possíveis doações de insumos para aulas práticas e outros materiais. Além disso, serão desenvolvidas ações para estimular a inserção dos alunos e alunas no mercado de trabalho, a partir da articulação de parcerias com serviços de alimentação (bares, lanchonetes, casas de festas e restaurantes), visando a inserção desses indivíduos em estágios e empregos nesse setor de atuação profissional. Pretende-se ainda, com a realização desse projeto, fortalecer a integração da área de Alimentos da UFRRJ com cidadãos e cidadãs em situação de vulnerabilidade social.


Projeto BIEXT – Superação na Cozinha
Projeto BIEXT – Superação na Cozinha – Novo Plano de Trabalho (COVID19)

 

Frente D: Produção e difusão de informações relevantes ao enfrentamento das diversas dimensões da pandemia de COVID-19 em cada área de conhecimento e em perspectiva interdisciplinar
Resumo: A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou a contaminação causada pelo novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, à pandemia, na primeira quinzena do mês de março de 2020. A partir do comunicado oficial emitido pela OMS, os países começaram a adotar medidas restritivas para reduzir e impedir a circulação de pessoas nas cidades. A experiência vivenciada e os protocolos adotados pela China tornaram-se norteadores à construção e à definição de políticas públicas em todo o mundo. O cenário chinês tomou dimensões que evidenciaram um quadro pandêmico, com contaminação crescente em países europeus, notavelmente graves na Itália e na Espanha. No Brasil, ainda na primeira quinzena do mês de março, alguns estados, como: São Paulo e Rio de Janeiro adotaram medidas restritivas para impedir a circulação de pessoas e aglomerados, por meio de decretos estaduais. Paralelamente, o Ministério da Saúde (MS) adotou um conjunto de medidas com o propósito preventivo, de promoção da saúde e curativo quando cabível aos quadros que resultam em internação hospitalar. Ao final do mês de março, medidas restritivas que buscam o distanciamento social, foram adotadas em todo o Brasil. Neste ínterim, está a suspensão de aulas nas Instituições de Ensino Superior e Instituições Escolares, aliada à participação colaborativa das Universidades Públicas desde a elaboração de materiais educativos até o preparo de álcool 70% e o desenvolvimento de tecnologia que seja resolutiva ao cenário de pandemia. A UFRRJ compõe este perfil de Universidades, empenhada na colaboração educativa e científica para prevenção, associada às ações de promoção da saúde. Neste contexto, emerge um grupo de docentes, técnicos administrativos e discentes, com ações articuladas que convergem à elaboração de materiais educativos, informativos e de acolhimento à comunidade acadêmica e à população da Baixada Fluminense. As ações são compostas por diversas áreas de saber, divulgadas pelos canais de comunicação da UFRRJ.
Projeto – COVID19 Frente Única UFRRJ