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Curso de Hotelaria

CAMPUS SEROPÉDICA - UFRRJ

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Defesas de TCC – 2020

Discente: Júlia Moreira de Azevedo
Modalidade: Relatório de Estágio/TCC
Data da Defesa: 27 de junho de 2020
Título: Courtyard & Residence Inn by Marriott Rio de Janeiro Barra da Tijuca: incumbências de uma estagiária no setor comercial e um olhar crítico sob seus processos no âmbito de eventos
Orientador: Prof. Me. Osvaldo do Nascimento Veras
Acesse o trabalho na integra:

 

Discente: Myllena Coelho de Mello Vieira
Modalidade: Monografia
Data da Defesa: 02 de julho de 2020
Título: Gestões tarifárias e suas implicações à hotelaria: um estudo de caso da relação OTA HURB com os meios de hospedagem
Resumo: O setor hoteleiro foi um dos mais afetados com a gigantesca expansão da internet desde os anos 1990, fazendo com que seus empreendimentos, a partir disso, encontrassem novas formas de distribuição nesse mundo digital. Dessa forma, os meios de hospedagem se depararam com a necessidade de considerar os canais de distribuição online como canais estratégicos de marketing, venda e de conquista de novos mercados. Para esta tarefa, encontraram nas Agências de Viagens Online (OTA) importantes parceiros para a concretização de reservas e a manutenção de uma gestão de tarifas. Em vista disso, o escopo analítico deste trabalho recai sobre a temática da paridade tarifária, um assunto pertinente na indústria do turismo. Dito isso, o objetivo desse trabalho foi aferir, através de um estudo de caso, o posicionamento da OTA Hurb para com a paridade tarifária, propondo estratégias que impulsionassem suas relações comerciais com os meios de hospedagem. Para tanto, esta pesquisa assumiu uma vertente exploratória descritiva e qualitativa, fazendo o uso de um roteiro de entrevistas semiestruturado como instrumento de avaliação, buscando investigar a percepção dos gestores da OTA Hurb sobre a questão da paridade. Desse modo, os resultados desta pesquisa destacam que a paridade tarifária afeta negativamente as relações comerciais entre hotéis e OTAs, demonstrando também que a gestão tarifária dos meios de hospedagem de pequeno e médio porte não é realizada de maneira proveitosa. Não obstante, o cenário acima ratifica a necessidade de encontrar a melhor estratégia de tarifas para cada empreendimento, visto que existem outros métodos além da aplicação da paridade. Entre estas metodologias, a referida pesquisa destaca a estratégia de ofertar tarifas flexíveis para cada canal, de acordo com seus respectivos potenciais, e se aprofundar nas forças, diferenciais e competências de cada OTA e Wholesaler, buscando extrair o melhor desses canais e consequentemente maximizar sua taxa de ocupação e receita.
Palavras-chave: Distribuição Hoteleira. Gestão de Tarifas. OTA. Paridade Tarifária.
Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Amado dos Santos
Acesse o trabalho na integra:

 

Discente: Thayná do Nascimento Freitas
Modalidade: Monografia
Data da Defesa: 02 de julho de 2020
Título: ISO 22.000/2005 em departamentos de alimentos e aebidas: um estudo de caso em um hotel em Dublin, Irlanda
Resumo: A padronização dos serviços na Hotelaria é importante tanto para as organizações desse segmento quanto para os clientes. Nesse sentido, as normas ISO podem promover melhorias nos processos internos de uma organização. Este trabalho teve como objetivo verificar, através de um estudo de caso, se as recomendações da norma ISO 22.000/2005 são aplicadas ao Departamento de Alimentos e Bebidas de um hotel cinco estrelas localizado em Dublin, Irlanda. Para isso, foi aplicado um checklist como instrumento de pesquisa para verificar as atuais condições do Departamento supracitado e analisar se os procedimentos executados são compatíveis com os critérios da norma ISO 22.000/2005. Com os dados obtidos em campo, foi elaborado um plano de ação 5W1H para propor soluções para as não conformidades encontradas. Dentre os 97 itens do checklist, 82 encontravam-se em conformidade, um item não se aplicava e 14 itens foram classificados como “não conforme”. As principais não conformidades encontradas foram referentes ao abastecimento de água, controle de potabilidade e nível de cloro da água, padronização das rotinas de limpeza estabelecida por documentação específica, além da falta de manutenção preventiva de equipamentos. Foi possível concluir que apesar do alto índice de adequação do empreendimento pesquisado com a norma ISO 22.000/2005, é relevante desenvolver estratégias para que o Departamento em questão possa adequar-se totalmente a norma supracitada. A implementação das ações propostas é importante para garantir a qualidade sanitária da Unidade Produtora de Refeição e eficiência dos processos, a fim de evitar riscos de contaminação por agentes físicos, químicos e biológicos.
Palavras-chave: gestão da qualidade, qualidade sanitária, segurança do alimento, 5W1H, checklist, treinamento.
Orientadora: Profa. Dra. Elga Batista da Silva
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Discente: Valdemir Soares
Modalidade: Relatório de Estágio/TCC
Data da Defesa: 17 de agosto de 2020
Título: Relatório de Estágio/TCC – Estágio em A&B – Tulip Inn Hotel Itaguaí, RJ
Resumo: Este trabalho versa sobre o relatório do estágio supervisionado executado na área de Alimentos e Bebidas do Tulip Inn Hotel Itaguaí/RJ. A escolha do empreendimento, dentre outros da região, pauta-se por ser a melhor oferta de hospedagem junto ao seu público alvo de negócios. Tendo neste, uma alta taxa de ocupação no período comercial, possibilitando geração de renda ao empreendimento, fluxo constante de hóspedes e empresas parceiras, oportunizando ao estagiário a aplicação de conhecimentos aprendidos na academia. Desse modo, as atividades de estágio se deram através de atividades internas na cozinha e restaurante do empreendimento, cumprindo a normatização de produção e comercialização do alimento seguro. Ademais, também foi possível compreender as nuances do atendimento técnico, hospitaleiro e acolhedor ofertado aos hóspedes e passantes, além de todas as particularidades envoltas na Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), destinada aos funcionários e colaboradores. Dessa forma, notou-se que tanto para público interno, quanto para público externo, os serviços de A&B visam a qualidade do alimento, nutricional, sensorial e sanitária. Por conseguinte, considera-se que esta prática de estágio oportunizou um conhecimento impar sobre a gestão dos insumos diários de produção, aquisição de utensílios e/ou equipamentos e sua manutenção, além das atividades laborais da equipe de A&B, que geram alto custo ao empreendimento hoteleiro. A partir disso, o objetivo do estágio foi realizar além das atividades inerentes a função, uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, para familiarização do objeto investigado. Em específico, a priori, o objetivo desta pesquisa foi estabelecer um contraponto entre a teoria, apreendida no curso, e a prática exercida no Tulip Inn Itaguaí, observando possíveis divergências. Logo, observaram-se situações pontuais de anomalias no restaurante. Apesar disso, ressalta-se que o empreendimento tem práticas de produção e comercialização, de acordo com as legislações pertinentes e atendimento de excelência junto ao hóspede.
Palavras-chave: Alimentos e Bebidas. Estágio Supervisionado. Gestão Hoteleira. Tulip Inn Itaguaí.
Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Amado dos Santos
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Discente: Rafaela Terra da Fonseca
Modalidade: Artigo Científico
Data da Defesa: 25 de novembro de 2020
Título: A caracterização da força de trabalho em meios de restauração comerciais: uma análise sobre bares e restaurantes da Reta da Base de Santa Cruz.
Resumo: Localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Santa Cruz é o quarto bairro mais populoso do Brasil e apresenta importância histórica proveniente dos períodos colonial e imperial. No entanto, há uma série de questões ainda não abordadas por parte da academia, sobretudo no que diz respeito à maneira como se organiza o ramo de meios de restauração comercial do bairro. Nesse sentido, o presente trabalho se dedica a desvelar a caracterização do perfil socioeconômico de trabalhadores de bares, restaurantes e similares na Reta da Base Aérea de Santa Cruz. Para tanto, utilizou-se de uma abordagem qualitativa, a qual incluiu a pesquisa bibliográfica e o trabalho de campo, este constituído pela observação participante e pela aplicação de formulários, nos quais foi possível obter diversas informações que vão desde o perfil socioeconômico dos trabalhadores, até as relações de trabalho, a caracterização dos empreendimentos e a alimentação oferecida. Por fim, destaca-se a importância desta pesquisa como um possível fundamento para o planejamento turístico da região.
Palavras-chave: Meios de restauração. Força de trabalho. Setor terciário. Hospitalidade.
Orientador: Prof. Dr. Dan Gabriel D’Onofre Andrade Silva Cordeiro
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Discente: Ana Beatriz Chaves Marinho
Modalidade: Artigo Científico
Data da Defesa: 26 de novembro de 2020.
Título: Espaços museológicos da UFRRJ: uma proposta de lazer sob os marcos da tecnologia em turismo
Resumo: Este artigo busca entender como a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e seus espaços museológicos, podem ser considerados espaços de recreação e lazer, compreendendo sua importância para o município de Seropédica e cidades próximas, por meio das técnicas de roteirização e planejamento do turismo. Para o seu desenvolvimento, foi realizada uma pesquisa quantitativa junto à comunidade ruralina e do entorno, a fim de entender a opinião sobre a iniciativa de roteirização dos espaços museais da Universidade Rural. Mediante os dados coletados com a pesquisa quantitativa pode-se constatar que a comunidade ruralina e seropedicense têm interesse nos roteiros turísticos dos espaços museológicos da UFRRJ, para isso é necessário o auxílio dos órgãos responsáveis por estes espaços e o uso do planejamento turístico como tecnologia para promover os mesmos.
Palavras-chave: Universidade Rural. Roteirização. Planejamento Turístico. Seropédica.
Orientador: Prof. Dr. Dan Gabriel D’Onofre Andrade Silva Cordeiro
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Discente: Fernanda Santos de Araújo
Modalidade: Monografia
Data da Defesa: 09 de dezembro de 2020
Título: O impacto econômico da Covid-19 na hotelaria paulistana: um estudo de caso de um hotel em operação durante a pandemia
Resumo: O ano de 2020 se configurou um período difícil para todos no mundo por conta da pandemia da doença do covid-19, esta enfermidade se alastrou rapidamente desde meados de janeiro e prossegue sua linha de contágio até o momento em que esta pesquisa é construída em novembro de 2020, tendo uma taxa considerável de letalidade para aqueles que são contagiados. Em meio a esta catástrofe, os movimentos econômicos sofreram um baque, muitas pessoas ficaram doentes e o regime de distanciamento e isolamento social, determinado pela Organização mundial de saúde, afetou diversos mercados pelo globo, resultando em paralisação de muitas empresas, desempregos em massa e oscilações nos números que medem a saúde financeiras dos países, assim como as transações como um todo, visto que devido a globalização e a tecnologia a compra e venda de insumos é praticada pelos países de diversos continentes. O setor hoteleiro junto da cadeia turística foi um dos setores mais afetados pela pandemia do coronavírus, esta premissa traz um cenário delicado para o setor administrar. Assim, grande parte dos empreendimentos deste segmento pararam suas atividades, no entanto, alguns hotéis continuaram suas atividades e este é o cenário do estudo desta pesquisa. Este estudo busca analisar empreendimentos hoteleiros em operação durante a pandemia no Brasil, buscando compreender se esta prerrogativa se materializa compensatória ou não, sob a ótica do setor de revenue management, que se trata de um dos setores estratégicos que trabalha na administração da oferta e demanda de inventário, precificação de valores, dentre outras demandas afins. Realizou-se um estudo de caso na Rede de Hotéis Blue Tree para investigar os pontos expostos e apurar resultados que possam auxiliar na compreensão deste panorama, a fim de promover a discussão sobre o ocorrido e estimular a criação de medidas que possam alavancar os movimentos do setor hoteleiro durante e após a crise pandêmica cessar.
Palavras-chave: Impacto econômico. Gerenciamento de receitas. Administração hoteleira.
Orientadora: Profa. Dra. Mariana Pires Vidal López.
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