Apresentação

O curso de bacharelado em hotelaria vincula-se ao Departamento de Economia Doméstica e Hotelaria (DEDH), devidamente situado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (ICSA). Sua criação data do início de 2010, sendo devidamente fundamentada pelo Conselho Universitário da UFRRJ através da Deliberação nº 31, de 14 de agosto de 2009. Em 2014, o curso passa pela “Renovação de Reconhecimento”, obtendo conceito 4.0 (cujo máximo é 5.0) junto ao MEC. Tais critérios avaliativos foram devidamente registrados através da Portaria nº 67, de 29 de janeiro de 2015 (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior). Em 2019 o curso passa pela “Renovação do Reconhecimento”, mantendo seu conceito 4.0.

 

OBJETIVOS DO CURSO: Formar profissionais com capacidade de tomar decisões administrativas, oferecendo-lhes conhecimentos técnicos específicos e de funções gerenciais e operacionais, de maneira que estes indivíduos se estruturem enquanto profissionais empreendedores, transformadores e capazes de dar suporte científico às camadas hierárquicas administrativas e de assessoria a executivos e dirigentes no desempenho de suas funções.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL: Atua em um mercado altamente competitivo e em constante transformação, com impactos periódicos e/ou sazonais, segundo as mudanças na vida social, cultural, econômica, política, empresarial e organizacional. Com ênfase na Hospitalidade, busca-se propor uma formação que atenda às necessidades da sociedade e enfatize uma sólida formação geral e humanística, com capacidade e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, socioculturais, político-econômicas a partir do planejamento estratégico da organização e da administração nos setores hoteleiros e extra hoteleiros.

 

ATUAÇÃO PROFISSIONAL:  Atuar em atividades de planejamento, organização e administração nos setores hoteleiro e extra hoteleiro, tais como: gestão de hotéis, alimentos e bebidas, hospedagem, controladoria, marketing, áreas corporativas do setor (gastronomia, lazer, recreação e cruzeiros marítimos), ou, ainda, em hospitais, clínicas e SPA’s, e atividades afins como treinamento e capacitação de pessoal especializado. Assim sua atuação é requerida como:

Gestor: quando no sentido de otimizar a produtividade do campo onde atua, desenvolve funções gerenciais em empresas hoteleiras e extra hoteleiras com qualidade;
Empreendedor: quando no desenvolvimento de uma gestão estratégica nas empresas busca ideias e práticas inovadoras;
Consultor: quando atuando profissionalmente no setor hoteleiro, realiza mudanças para atingir os objetivos da organização e dos executivos.
Profissional especializado que aplica conhecimento visando proporcionar a satisfação das necessidades e dos desejos de seus hóspedes.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Modalidade: Bacharelado
Duração do curso: Mínimo de 8 e máximo de 12 períodos
Horas de Estágio: 300 horas
Horas Autônomas (Atividades Complementares): 200 horas
137 créditos obrigatórios e 12 créditos optativos, integralizando 2.765 horas disciplinares
Período: Noturno
Campus: Seropédica, RJ

 

Clique aqui (PPC Hotelaria) para baixar o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Hotelaria.