Grupos de Pesquisa

Grupo de Estudos Integrados em Ambiente: Geografia e Ensino – (GEIA)

    Este grupo de pesquisa reúne geógrafos de diferentes especialidades, mas com a preocupação de compreender a dinâmica e produção do espaço geográfico e suas implicações no debate socioambiental, e no desafio da construção de novas práticas de ensino em geografia. Visamos em nossas práticas, atividades de ensino, pesquisa e extensão, abordando questões ligadas a ação do homem sobre o ambiente, com ênfase no debate sobre a questão ambiental, riscos e vulnerabilidades socioambientais, ensino de geografia, unidades de conservação e educação ambiental. Associado a isso, abordamos questões relacionadas ao ensinar geografia, suas práticas e uso de novas tecnologias como geoprocessamento e sensoriamento remoto. O grupo é dividido em 6 linhas, agrupando diferentes profissionais que atuam.

Linhas de Pesquisa:

  • Dinâmicas climáticas e socioambientais;
  • Ensino de Climatologia;
  • Práticas e Ensino em Geografia;
  • Desafios para a Gestão de Unidades de Conservação: Conflitos socioambientais, percepção, interpretação ambiental e uso público
  • Aplicação das Geotecnologias no Ensino Fundamental e Médio da Geografia;
  • Riscos Socioambientais: agentes, processos e escalas.

Coordenadores/Líderes: Cristiane Cardoso e  Edileuza Dias de Queiroz

Contatos:

Youtube: Canal Geia


Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (GEPEG)

    O Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (GEPEG) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, começou suas atividades em 2014, reunindo pesquisadores envolvidos com temáticas relacionadas ao Ensino de Geografia.  A equipe de pesquisadores do GEPEG é composta por professore(a)s do Departamento de Geografia (DEGEO) e do Departamento de Educação e Sociedade (DES) e aluno(a)s de graduação em sua maioria do curso de Licenciatura em Geografia e do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Multidisciplinar – IM/UFRRJ; e aluno(a)s de mestrado do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O grupo tem desenvolvido suas pesquisas com o apoio da FAPERJ, do CNPq, CNPq/PIBIC/UFRRJ, BIEXT/PROPEX/UFRRJ e CAPES.

    Tem apresentado seus trabalhos em eventos nacionais como o Congresso Nacional de Geógrafos (CBG), O Encontro Nacional de Geógrafos (ENG), o Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia (ENPEG), Encontro Nacional de Professores de Geografia – Fala Professor, Colóquio de Cartografia para Escolares, Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, e Encontro Nacional da ANPEGE; em eventos regionais como as Semanas Acadêmicas do Curso de Geografia da UFRRJ, Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ, Encontro de Iniciação Científica da UNITAU e a Seminário de Estudos Contemporâneos sobre a Baixada Fluminense; Internacionalmente o grupo tem apresentado nos Congressos Iberoamericano de Geografia (Portugal e Espanha) e nos Encontros Latino Americano de Geógrafos (Peru, Cuba, Bolívia e Equador).

     Em termos de publicação tem organizado obras e publicado artigos em periódicos científicos. O grupo reúne-se no Laboratório de Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão (LAMEPE) do Instituto Multidisciplinar (IM) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Campus de Nova Iguaçu e tem um canal de Youtube Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Geografia.

Linhas de Pesquisa:

  • Cartografia Escolar e Linguagens;
  • Ensino de Geografia, Práticas Educativas e Sociedade;
  • Estágio Supervisionado e Prática de Ensino de Geografia;
  • Políticas Educacionais e Formação de Professores.

Coordenadores/Líderes:

Prof. Dr. Clézio dos Santos (UFRRJ) e Profa. Drª. Edileuza Dias de Queiroz (UFRRJ).


Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade –  GEPEADS

    Grupo que reuni professores e alunos de pós graduação e graduação interessados na área da Educação Ambiental, investigando em particular os aspectos teóricos e metodológicos do processo formativo em Educação Ambiental e dos educadores ambientais no contexto de crise socioambiental.

Linha(s) de pesquisa:

  • Processos formativos em Educação Ambiental

Coordenadores/Líderes: Mauro Guimarães e Ana Maria Dantas Soares

Contato:

Website: gepeadsim.wordpress.com


Grupo de Pesquisa em Evolução e Dinâmica da Paisagem – GP EVOL

Linhas de pesquisa:
  • Caracterização e Dinâmica de Bacias Hidrográficas
  • Cronologia da Evolução da Paisagem Geomorfológica da Margem Continental do Sudeste do Brasil
  • Geodinâmica Continental, Morfotectônica e Neotectônica
  • Ensino e Divulgação das Geociências
Coordenadores/Líderes: Profa. Dra. Laura Delgado Mendes / Profa. Dra. Sarah Lawall
Contato:
E-mail: gpevol.ufrrj@gmail.com

 


Grupo de Pesquisa sobre Geografias e Povos Indígenas – GeoPovos

   O Grupo de Pesquisa sobre Geografias e Povos Indígenas – GeoPovos foi criado em 2011 pelos professores Emerson Guerra e Roberta Arruzzo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, campus de Nova Iguaçu. Nesse momento, foi o primeiro grupo com essa temática no campo da Geografia a ser cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. O objetivo do GeoPovos é difundir as temáticas indígenas nas atividades acadêmicas de pesquisa, ensino e extensão no âmbito da licenciatura na formação de professoras e professores de Geografia. O GeoPovos tem desenvolvido diversas atividades contextualizadas as suas linhas de trabalho como projetos de pesquisa, orientações de iniciação científica, monografias e dissertações bem como organização de eventos, cursos, disciplinas optativas, trabalhos de campo e simpósios e GTs em eventos acadêmicos nacionais e Internacionais.

Coordenadores/Líderes:

Emerson Guerra e Roberta Arruzzo


Grupo de Estudos e Pesquisas em Cartografia – GEPC

Linha de Pesquisa:

  • Representação Cartográfica e Ensino de Cartografia.

Coordenadores/Líderes: Gustavo Souto Perdigão Granha


COLETIVA Vandana Shiva – Grupo de Pesquisa em Geografia, Cultura, Existência e Cotidiano (UFRRJ/IM)

    Guiada por uma prática geográfica dialógica e aberta às corporeidades e à relação corpo-espaço, a COLETIVA busca superar a geografia que invisibilizou mulheres, homossexuais, transexuais, negros, indígenas, entre outros grupos sociais cujos saberes ancestrais e plurais foram limitados e objetificados pela tradição científica moderna e eurocentrada. Trata-se de questionar o pressuposto epistemológico universal, branco e androcêntrico, da perspectiva científica ocidental, para permitir a emergência de outros saberes, diversos e historicamente invisibilizados, subalternizados e desqualificados. A orientação teórico-metodológica do grupo passa pela consolidação de uma episteme que valoriza o sujeito, a subjetividade de sua ação espontânea, cotidiana, por meio de um diálogo sensível e criativo com o senso comum, com a arte e com a natureza. As pesquisas da COLETIVA valorizam o conhecimento acumulado na experiência cotidiana de grupos e movimentos ancestrais que evidenciam uma geografia corporificada, e criativa. O grupo é composto por docentes e discentes do Departamento de Geografia da UFRRJ – campus Nova Iguaçu, do Programa de Pós-Graduação em Geografia e por pesquisadoras de instituições parceiras.

Coordenadores/Líderes: Anita Loureiro de Oliveira e Roberta Carvalho Arruzzo

Contato:

Email: coletivashiva@gmail.com

Instagram: @coletiva.geoufrrj


Cartografia para o Lazer e Turismo (NEPET)

    Núcleo de Estudos e Pesquisas em Turismo (NEPET/UFRRJ) e Observatório da Baixada Verde onde lidera uma linha intitulada “Cartografia para o Lazer e Turismo”, formada por interessados em trabalhar a Cartografia e as formas de representação (gráficas e cartográficas) do espaço relacionadas a temática do Lazer e Turismo. O desenvolvimento teórico-aplicado de mapas se divide em quatro grandes temáticas: planejamento e gestão do território; orientação do visitante e meio de divulgação do lugar; mapeamentos participativos baseados na percepção socioambiental da comunidade (cartografia social); e os pictogramas como forma de comunicação (sinalização turística).

Coordenadores/Líderes: Sergio Ricardo Fiori, Cleber Marques de Castro, Monika Richter e Suyane Moraes da Silva


 Núcleo de Estudos Água, Riscos e Territórios (NEART)

    O Núcleo de Estudos Água, Riscos e Territórios (NEART) é um grupo de pesquisa formado vinculado ao Instituto Multidisciplinar da UFRRJ no segundo semestre de 2020 e tem como líder o professor D.Sc. Cleber Marques de Castro (DGEO/IM) e conta com a participação dos pesquisadores D.Sc. Maria Angélica Maciel Costa (DAT/IM) e D.Sc. Gustavo Junger da Silva (IBGE).
O grupo surgiu com o intuito de agregar pesquisadores que investigam, a partir de uma perspectiva da ecologia política, as relações entre a água e os diversos agentes sociais que dela necessitam e se apropriam, gerando tensões e conflitos, solidariedade e soluções na tentativa de provisão de água, configurando os territórios hidrossociais e os territórios de riscos.

Linhas de pesquisas: 

  • Territórios de riscos associados à água: agentes, processos e escalas
  • Água, lazer e turismo: cartografias sociais dos usos.

Coordenadores/Líderes: Professor D.Sc. Cleber Marques de Castro (DGEO/IM)


Grupo de Estudos em Biografia e Dinâmicas da Paisagem

      O grupo de estudos de biogeografia e dinâmicas da paisagem do curso de geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro tem como objetivo central o desenvolvimento de pesquisas nas área de biogeografia e ciências correlatas, a fim de capacitar o corpo discente a pesquisa, ensino e extensão na área ambiental de forma aplicada. Temáticas centrais ligados a Biogeografia Ecológica voltada aos estudos sobre a Fitogeografia e Zoogeografia abarcando a geoecologia das paisagens, além das Biogeografias Urbana, Cultural, Conservação e práticas de Educação Ambiental.

Coordenadores/Líderes: Karine Bueno Vargas – Campus Seropédica e Sarah Lawall – Campus Nova Iguaçu


Grupo de Estudos sobre Teoria Crítica, Mundialização e Usos do território brasileiro

    Através da promoção de atividades de ensino, pesquisa e colóquios o Grupo de Estudos se constitui em um espaço de diálogo onde, a partir do pensamento crítico, busca-se refletir acerca das transformações impostas pelos agentes e vetores da globalização sobre a formação socioespacial brasileira. Realizando estudos que abarcam temáticas como a economia política do território, as especializações regionais produtivas, o uso do território pelas grandes empresas, os circuitos da economia urbana e a dinâmica dos lugares almeja-se compreender a racionalidade que orienta os modernos processos de (re)organização do território brasileiro, bem como avançar no entendimento de seus limites, reconhecendo a existência de outras lógicas de uso do território praticados pelos agentes sociais. Assim, valoriza-se o território como uma instância privilegiada para a compreensão do Brasil, e fomenta-se o debate sobre o projeto político que se faz necessário para a construção do país.

Linhas de pesquisa:
– (Re)estruturação Produtiva do Território e Circuitos Espaciais de Produção.
– Dinâmica dos Lugares e Economia Política das Cidades.

Coordenadores/Líderes: Francisco das Chagas do Nascimento Jr.


 

Últimas Notícias

X Ciclo de Oficinas do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Geografia – X CONEPEG

X Ciclo de Oficinas do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Geografia – X CONEPEG, surge como resultado da leia mais

24/06/2021 - 14:17

7º Ciclo de palestras sobre Ensino de Geografia, Geografia Física e Climatologia: novas formas de dialogar em tempos de isolamento social

Link do Canal: Canal GEIA Inscrições para o certificado: SIGAA Extensão  

22/06/2021 - 08:37


Semana de Integração de 2020.2 apresentará a mesa redonda sobre Inclusão e Acessibilidade na Educação Superior

        No dia 01/06, a Semana de Integração de 2020.2 apresentará a mesa redonda sobre Inclusão e leia mais

28/05/2021 - 13:15

Curso de extensão – Baixada Fluminense: espaço educador com potencialidades para implementação de ações ambientais socioambientais

   O Curso de Extensão “Baixada Fluminense: espaço educador com potencialidades para implementação de ações socioambientais” faz parte do Projeto leia mais

07/04/2021 - 10:52

mais notícias