Visita Internacional – Dr. Tapas Pal – Departamento de Geografia da Raiganj University – Palestra “Sustainable thinking , responsibility and sustainable development: applied approach”

No dia 24/10/2019 o Curso de Graduação em Geografia e o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRRJ receberam a visita do Dr. Tapas Pal – Professor Assistente do Departamento de Geografia da Raiganj University.

Além de conhecer as instalações e o corpo docente do Departamento de Geografia, o professor Tapas proferiu uma palestra aos discentes de graduação e pós-graduação em Geografia. Membros do corpo docente do Departamento de Geografia também estiveram presentes na palestra.

A palestra, intitulada “Sustainable thinking, responsibility and sustainable development: applied approach“, teve duração de 2 horas, abordando a importância da “pensamento sustentável”.  Segundo o professor, este é o caminho inicial para guiar ações práticas de sustentabilidade, por mais simples que elas sejam.  Sua palestra foi ilustrada por muitas fotos, registradas pelo Professor durante suas atividades de campo.  Enquanto parte das imagens retratam casos de agressões à natureza e ações nocivas ao meio-ambiental, outra parte se dedica ao registro das ações capitaneadas pelo próprio professor, em busca da educação e conscientização pela sustentabilidade ambiental.  O professor também é um ativista pela igualdade de gênero, tendo participado de diversas ações em prol desta causa.

O professor Tapas está no Brasil para apoiar pesquisas na Universidade Federal de Roraima.  Sua passagem pelo Rio de Janeiro ocorreu somente por motivos de conexão de vôos entre a Índia e Porto Velho.  Entretanto, apesar de sua rápida passagem pelo Rio de Janeiro (cerca de 12 horas), o Professor Tapas manifestou interesse em visitar o Departamento de Geografia da UFRRJ.

Após sua palestra, o professor Tapas também manifestou a vontade de retornar à UFRRJ para uma temporada mais longa, quando poderá ofertar à comunidade acadêmia um curso concentrado sobre suas áreas de pesquisa.

Áreas de Atuação do Professor Tapas Pal: Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável; Geografia tribal e cultural; Antropogeografia; Geografia Ambiental; Ecologia, Gestão de Desastres; Geografia de Gênero, Sensoriamento Remoto; SIG.

Clique aqui para visualizar o currículo do professor Tapas Pal