Alunos do curso de Geografia premiados na VII RAIC

Bernardo Bispo Santos e Tainá Moreira da Silva, alunos do curso de Geografia do Campus de Seropédica tiveram seus trabalhos premiados na VII Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ, realizada na última semana do mês de setembro deste ano.

Bernardo é aluno do 6º período do curso de Geografia, e foi premiado como o melhor trabalho da grande área de Ciências Humanas. Sua pesquisa, intitulada “O avanço dos ‘novos’ movimentos conservadores em Nova Iguaçu/RJ: a cidadania como a única face da política”, orientada pelo Prof. Dr. Marcio Rufino Silva, versa sobre a insurgência de grupos conservadores em Nova Iguaçu e a sua relação com a lógica territorial do município, enfatizando a dinâmica eleitoral da região. Além disso, enfatiza a noção de “negligência estrutural”, operada pelos poderes públicos locais quanto a esses bairros mais distantes do centro da cidade. A pesquisa, que agora está em sua segunda fase, é financiada pela FAPERJ.

Tainá é aluna do 8° período do curso de Geografia, bolsista de monitoria das disciplinas Geoprocessamento e Sistemas de Informação Geográficos e Cartografia Temática e Digital, recebeu uma menção honrosa na grande área de Ciências Humanas pela sua pesquisa: “Construção de Maquetes para o Ensino de Geografia”, orientada pelo Prof. Dr. Gustavo Mota de Sousa. Seu trabalho busca demonstrar a importância do uso da Cartografia como instrumento didático, apresentando a maquete como uma ferramenta a ser utilizada pelos professores de Geografia a fim de melhorar o processo de ensino-aprendizagem, tomando como base o espaço vivido pelos alunos uma melhor compreensão dos elementos que o compõe, comparando também suas diferentes formas de representação.

://eventos.ufrrj.br/raic/