Lirian Melchior

lirianmelchior@hotmail.com
Currículo Lattes

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (1999), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Atualmente é professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde coordena o projeto de pesquisa sobre a migração pendular na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (financiado pela FAPERJ). Concluiu no ano de 2009 estágio de pós-doutoramento em Geografia junto à Universidade Federal do Rio de Janeiro/Departamento de Geografia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia da População, atuando principalmente nos seguintes temas: dekasseguis, migração internacional, migrações internacionais, migrações internas, mobilidade pendular, educação ambiental e geração de trabalho e renda. Ministrou nos últimos 5 anos as disciplinas de Geografia da População, História do Pensamento Geográfico, Metodologia de Pesquisa, Região, Espaço e território e Sociedade e Natureza. Coordenou de 2004-2008 dois projetos de pesquisa relacionados às migrações, sendo um referente às migrações internas e catadores de materiais recicláveis (pesquisa e extensão),outro sobre migrações internacionais e nipo-brasileiros, recebendo apoio de agências de fomento como CNPq, FINEP, FUNDUNESP, PROEX/UNESP. Coordena desde 2010 projetos relacionados à mobilidade pendular financiado pela FAPERJ. Participa periodicamente de eventos regionais, nacionais e internacionais específicos de Geografia e Geografia da População, com diversas publicações na área.