Francisco Carlos Pinheiro Nunes

Gabinete 1

Possui doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), com Tese defendida na área de Gravitação Quântica, ” Alguns Aspectos Quânticos da Gravitação”, com orientação de J.A.Helayel Neto, professor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Trabalhou de 1992 à 2004 como professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Espírito Santo, UFES. Em 15 de março de 2018 progrediu para o nível de professor Titular, dedicação exclusiva da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, cujo vínculo empregatício terminou em 02 de março de 2018. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: Gravitação Quântica em D = 4, D = 2+1, Cosmologia, e Teorias Topológicas do tipo Chern-Simons. Pesquisador do CNPq com bolsa de Produtividade durante os anos de 1995-1997. O Pós Doutorado foi realizado na área de Física-Matemática pela University of Alberta, Canadá de 1997-1999, com uma extensão do Postdocing para a University of Southern California, USC, Estados Unidos em 1998, ainda com bolsa concedida pelo CNPq. Em 2000 foi professor visitante no the Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics, ICTP, Triéste, Itália e durante todo o ano de 2006 e o primeiro semestre de 2007 foi professor Visitante no Departamento de Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC. A formação básica foi realizada na Universidade Estadual do Ceará, onde obteve a graduação em Matemática e na Universidade Federal do Ceará, onde obteve a graduação em Física. O Mestrado foi realizado pela Universidade Federal Fluminense, UFF na área de Relatividade Geral e Cosmologia em 1990. Entre agosto de 2011 e agosto de 2012/2013 foi Professor Visitante de Matemática da Universidade Federal da Integração Latino Americana, UNILA. Ainda entre os anos de 1992 e 2012 foi o idealizador e Chairman de seis Escolas Internacionais de Física Teórica, as conhecidas ” …International School on Field Theory and Gravitation” realizadas tri-anualmente em diferentes estados do Brasil e em diferentes Universidades Federais. As Escolas eram classificada dentro do CNPq como ” Escola regular de grande Porte”. É editor de dois livros de Física Teórica publicados respectivamente em 2009 e 2012 pela editora Italiana PoS no formato digital e pela Universidade Federal do Mato Grosso, no formato impresso e pela Editora Americana AIP – American Institute of Physics. Atualmente concentra seus estudos em teoria de folheações e possíveis aplicações em física bem como no estudo de Matemática Aplicada através de Computação Algébrica, da linguagem PHP e do livro e das ideias de Alain Coones para possíveis aplicações em gravitação e Cosmologia.