I Seminário dos Alunos de Filosofia da UFRRJ

A promoção de encontros públicos onde problemas filosóficos possam ser discutidos a partir de diferentes perspectivas conceituais configura-se como um dos elementos mais fundamentais da atividade filosófica, tanto ao longo de sua história em geral, como, em particular, no que diz respeito ao modo de produção acadêmica contemporânea. Nesse sentido, a multiplicação de encontros dessa natureza apenas expressa a consolidação, em diferentes níveis, de uma comunidade filosófica nacional na qual pesquisa e docência entrelaçam-se desde a base.

Tendo em vista esse lugar privilegiado ocupado pelos encontros de filosofia na comunidade acadêmica, e visando à inserção crescente do jovem curso de licenciatura em filosofia da UFRRJ nesse contexto, impõe-se a necessidade e demonstra-se a oportunidade da criação de um espaço onde os graduandos de nosso curso possam compartilhar o andamento e os resultados das pesquisas desenvolvidas. É com a pretensão de ocupar esse espaço que nasce o I Seminário dos Alunos de Filosofia da UFRRJ.

A 1ª edição de nosso seminário ocorrerá nos dias 31 de Outubro (no Salão Azul) e 1º de Novembro (no Hilton Sales).

Mesa 1 – 13:00

João Vitor Lomeu Teixeira BarrosoReflexões estéticas de Nietzsche a partir do Nascimento da Tragédia.

Ícaro MeirellesNiilismo e história em Nietzsche.

Miécimo Ribeiro Moreira Júnior A transformação da noção de autoria na cibercultura.

Lisane Machado IralaA leitura adorniana de Samuel Beckett.

(INTERVALO – 15:00)

Mesa 2 – 15:30

Luísa Ribeiro BaroniA filosofia em Saramago.

Laio Serpa de Assis Spinoza e o problema da doutrina finalista na Ética.

Roberta dos Santos KwasinskiA dança Cósmica.

Iasmim Cristina Martins da SilvaA concepção expressivista da linguagem na ótica de Charles Taylor.

Dia 1º/11

Mesa 1 – 13:00

Juan Maricato SalibertFilosofia Medieval: seus principais problemas e filósofos.

Nalui Batista de Almeida Gramática do Contextualismo: do contexto semântico-formal.

Davi Teixeira– A importância da lógica na construção de um argumento sólido: identificando as falácias.

Simei Estevão As Investigações Lógico-Matemáticas das Definições de Número Cardinal segundo Frege .

(INTERVALO – 15:00)

Mesa 2 – 15:30

Rodrigo SantosEducação no Filoctetes de Sófocles, o encontro da Physis com o Nomos.

Diego Ipurinan FigueiredoO herói polýtropos. A astúcia contra a brutalidade.

João Carlos Pereira da SilvaO que falta à retórica para ser uma Tekhne ou Arte no Fedro de Platão?

Fotos do Evento

2011-10-30 13.32.25 2011-10-30 13.33.07