UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO |
CÓDIGO: IH981 CRÉDITOS: 04 (4T-0P) |
Teoria do Conhecimento Cada Crédito corresponde a 15h/ aula |
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA |
OBJETIVO DA DISCIPLINA:Orientar o aluno acerca das discussões sobre o conhecimento, promovendo uma discussão acerca dos conceitos básicos da teoria do conhecimento na filosofia clássica através de textos selecionados. |
EMENTA:O conhecimento enquanto problema filosófico. O conhecimento em Platão e Aristóteles. Conhecimento racional e conhecimento empírico. A Revolução copernicana de Kant. O problema da consciência. Crise da noção moderna de sujeito. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:1. O conhecimento entre os antigos 1. a – O Teeteto de Platão 1. b – A Metafísica de Aristóteles 2. O Conhecimento entre os Modernos 2. a – Racionalismo X empirismos 2. b – O apriorismo e o fenomenalismo de Kant a Husserl |
BIBLIOGRAFIA:
ARISTÓTELES Metafísica. Trad. Geovane Reale. São Paulo: Loyola, 2002. 695p. DESCARTES, R. Discurso do Método – Meditações – Objeções e Respostas – As Paixões da Alma – Cartas. Trad. J. Guinsburg e Bento Prado Jr. 1ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1973. 338 p. (Coleção “Os Pensadores”). KANT, I. Crítica da Razão Pura. Trad. Valério Rohden. 2 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. 420 p. (Coleção “Os Pensadores”). HUME, D. Investigação Acerca do Entendimento Humano – Ensaios Morais, Políticos e Litarários. Trad. Anoar Aiex. 5ª. Ed. São Paulo: Nova Cultural, 1992. 271 p. HUSSERL, E. Investigações Lógicas – Sexta Investigação: Elementos de uma Elucidação do Conhecimento. Trad. Zeljko Loparic. São Paulo: Nova Cultural, 1996 (Coleção “Os Pensadores”). |