Sociologia da Educação

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS

PROGRAMA ANALÍTICO

CÓDIGO: IE 328

CRÉDITOS: 04

(4T-0P)

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO


Cada Crédito corresponde a 15h/ aula

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE TEORIA E PLANEJAMENTO DE ENSINO

OBJETIVO DA DISCIPLINA:

Entender a educação através da perspectiva sociológica; refletir sobre o processo educacional a partir da dinâmica da sociedade brasileira, contribuir para a formação crítica do profissional do ensino.

EMENTA:

Aspectos sociológicos da Educação. Educação e Sociedade. Analise sociológica da Educação. Educação no Brasil.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Aspectos sociológicos da Educação.

1.1. A construção social da realidade.

1.2. Valores do Processo Educacional.

2. Educação e Sociedade

2.1. Educação informal e educação formal.

2.2. Instituições-escola.

2.3. Cultura , ideologia e conhecimento.

3. Análise sociológica da educação.

3.1. Durtcheim e a função da escola.

3.2. Marx, escola e alienação.

3.3. Gramsci e o processo hegemônico na educação.

3.4. Educação crítica e a Escola de Frankfurt.

4. Educação no Brasil.

4.1. Educação e estruturação sócio-econômica brasileira.

4.2. Função social da escola

4.3. Educação e reflexão para o agir consciente.

4.4. Escola, estado e poder.

4.5. Educação, formação e cidadania.

BIBLIOGRAFIA:

 

CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Brasileira, 1980.

COMPARATO, Fábio Conder. Educação, Estado e Poder. São Paulo: Brasiliense, 1987.

FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e Sociedade. São Paulo: Moraes, 1980.

GOMES, Cândido. A educação em perspectiva sociológica. São Paulo: EPU, 1985.

HELLER, Agner. O cotidiano e a história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

KRUPPA, Sonia M. Bortella. Sociologia da Educação. São Paulo: Cortez, 1993.

MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.