UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO |
CÓDIGO: IE 328 CRÉDITOS: 04 (4T-0P) |
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Cada Crédito corresponde a 15h/ aula |
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
DEPARTAMENTO DE TEORIA E PLANEJAMENTO DE ENSINO |
OBJETIVO DA DISCIPLINA:Entender a educação através da perspectiva sociológica; refletir sobre o processo educacional a partir da dinâmica da sociedade brasileira, contribuir para a formação crítica do profissional do ensino. |
EMENTA:Aspectos sociológicos da Educação. Educação e Sociedade. Analise sociológica da Educação. Educação no Brasil. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:1. Aspectos sociológicos da Educação. 1.1. A construção social da realidade. 1.2. Valores do Processo Educacional. 2. Educação e Sociedade 2.1. Educação informal e educação formal. 2.2. Instituições-escola. 2.3. Cultura , ideologia e conhecimento. 3. Análise sociológica da educação. 3.1. Durtcheim e a função da escola. 3.2. Marx, escola e alienação. 3.3. Gramsci e o processo hegemônico na educação. 3.4. Educação crítica e a Escola de Frankfurt. 4. Educação no Brasil. 4.1. Educação e estruturação sócio-econômica brasileira. 4.2. Função social da escola 4.3. Educação e reflexão para o agir consciente. 4.4. Escola, estado e poder. 4.5. Educação, formação e cidadania. |
BIBLIOGRAFIA:
CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Brasileira, 1980. COMPARATO, Fábio Conder. Educação, Estado e Poder. São Paulo: Brasiliense, 1987. FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e Sociedade. São Paulo: Moraes, 1980. GOMES, Cândido. A educação em perspectiva sociológica. São Paulo: EPU, 1985. HELLER, Agner. O cotidiano e a história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. KRUPPA, Sonia M. Bortella. Sociologia da Educação. São Paulo: Cortez, 1993. MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1967. |