gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Filosofia

CAMPUS SEROPÉDICA - UFRRJ

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Psicologia da Eduacação II

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS

PROGRAMA ANALÍTICO

CÓDIGO: IE 205

CRÉDITOS: 03

(3T-0P)


Psicologia da Educação II


Cada Crédito corresponde a 15h/ aula

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

OBJETIVO DA DISCIPLINA:

Capacitar o aluno a reconhecer as principais abordagens teóricas em psicologia da aprendizagem; habilitar o aluno a utilizar técnicas de transformação do comportamento.

EMENTA:

Objeto da psicologia da aprendizagem; Posições teóricas em psicologia da aprendizagem; Condicionamento e Aprendizagem Cognitiva.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. A Psicologia na educação:

1.1. A construção social do sujeito.

1.2. A Psicologia do Desenvolvimento.

1.3. A Psicologia da Aprendizagem

2. Principais abordagens teóricas em psicologia da Aprendizagem;

2.1. Abordagem Mecanicista: analise Experimental do Comportamento

2.1.1. Tipos de Condicionamento

2.1.2. Análise experimental do Comportamento aplicada em sala de aula: Possibilidades e limitações.

2.2. Abordagem Cognitivista:

2.2.1. 0 Cognitivismo

2.2.2. 0 Construtivismo aplicado em sala de aula: Possibilidades e Limitações.

BIBLIOGRAFIA:

COLL, C.; MARTÍN, E.; MAURI, T.; MIRAS, M.; ONNURIA, J.; SOLÉ, I.; ZABALA, A. 0 construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ed. Ática, 1999.

DAVIS, C.; OLIVEIRA, Z. Psicologia na Educação. São Paulo: Cortez, 1993.

HILGARD, E.R. Teorias da aprendizagem. São Paulo: E.P.U., 1966.

GEISER, K. Modificação do comportamento e sociedade controlada. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

BROOKS,J & BROOKS,M. Construtivismo em sala de aula. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

Skip to content