UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO |
CÓDIGO: IE 204 CRÉDITOS: 03 (3T-0P) |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
Cada Crédito corresponde a 15h/ aula |
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
OBJETIVO DA DISCIPLINA:Capacitar o aluno a compreender os processos de desenvolvimento da criança e do adolescente e a relacionar o conhecimento científico acerca do desenvolvimento humano com o exercício do papel do professor; reconhecer a importância e a utilidade da psicologia do desenvolvimento para o desempenho do papel do educador. |
EMENTA:Psicologia do desenvolvimento; Processos do desenvolvimento da criança e do adolescente; Principais períodos do desenvolvimento e Principais áreas do desenvolvimento. |
CONTEÚDO PROGRÁMATICO:1. Psicologia do Desenvolvimento: conceituação, objeto de estudo e metodologia: 1.1 – O conceito de psicologia do desenvolvimento; 1.2 – O campo de estudo da psicologia do desenvolvimento; 1.3 – Metodologia científica aplicada à psicologia do desenvolvimento. 2. Desenvolvimento Cognitivo: 2.1 – Piaget e o desenvolvimento cognitivo; 2.2 – Conceitos centrais da teoria de Jean Piaget; 2.3 – Os períodos de desenvolvimento cognitivo; 2.4 – Os efeitos do ambiente no desenvolvimento do pensamento. 3. Desenvolvimento Psicossexual: 3.1 – A abordagem psicanalítica de Freud; 3.2 – Conceitos centrais da teoria de Freud; 3.3 – Os períodos de desenvolvimento psicossexual; 3.4 – Desenvolvimento do aparelho psíquico. 4. Desenvolvimento Social: 4.1 – A abordagem Behaviorista : Skinner; 4.2 – A abordagem da aprendizagem social : Bandura. |
BIBLIOGRAFIA:
BALDWIN, A.L. Teorias do desenvolvimento da criança. São Paulo: Pioneiras, 1973. BEE, H. A criança em desenvolvimento São Paulo: Harper e How do Brasil, 1984. BIAGGIO, A.M. Psicologia do desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1978. PIKUNAS. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil. RAPPAPORT, C. R. et al. Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: EPU, Vol. 1, 1991 RODRIGUES, M. Psicologia Educacional. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1976. STONE, L.Y.; CHURCH, J. Infância e Adolescência: Uma psicologia da pessoa em crescimento. Belo Horizonte: Interlivros, 1979. |