Práticas de Produção de Textos Científicos

DEPARTAMENTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO

OBJETIVO DA DISCIPLINA:

Geral:

Levar o aluno a expressar-se com fluência e clareza por escrito, bem como ressaltar a necessidade de um completo domínio da expressão escrita com veículo de idéias e pensamentos em sociedade.

Específicos:

1- Identificar diferentes tipos de composição escrita, sua estrutura, seus elementos constitutivos, suas idéias básicas ou para reproduzir com segurança e expressividade, nos momentos e situações adequadas, ou simplesmente como motivo de análise de textos para cuja compreensão em toda extensão se suponha o estudo detalhado da forma e do conteúdo.

2- expressar-se por escrito em pensamentos completos e claros, com vocabulário adequado, de forma correta e concisa, utilizando os padrões de composição que a circunstância exigir, dentro dos limites impostos pelo grau de escolarização e tipos de conhecimentos.

3- elaborar trabalho final de curso em que revele dentro do nível de língua adequada, não só conhecimento do assunto ministrado, através de definição e caracterização sumárias, mas também das Técnicas de apresentação do mesmo.

EMENTA:

Elementos de gramática normativa. Noções lingüísticas elementares. Redação técnica. Redação oficial. Qualidades requeridas para a produção de um texto técnico ou oficial. O trabalho escolar de nível superior.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1- Elementos de gramática normativa:

1.1- Correção;

1.1.1- Concordância;

1.1.2- Regência;

1.1.3- Colocação;

1.1.4- Tempos e Modos Verbais;

1.1.5- Formas de Tratamentos;

1.1.6- Ortografia.

2- Noções linguísticas elementares:

2.1- Competência e desempenho;

2.2- Língua e Linguagem;

2.3- Linguagem escrita e linguagem falada;

2.4- O escrever e o pensar;

2.5- Redação criativa e redação normalizada.

3- Redação Técnica:

3.1- Definição, caracterização;

3.2- Tipos de composição;

3.2.1- Descrição de Objetos ou Seres;

3.2.2- Descrição de processo;

3.2.3- Dissertação científicas;

3.2.3.1- Gêneros maiores: Memória, Monografia, Tese;

3.2.3.1- Gêneros menores: Recensão, Resenha, Resumo, Relatório de Pesquisa;

3.2.3.2- Outros artigos.

4. Redação Oficial

4.1- Definição / caracterização.

4.2- Tipos de composição:

4.2.1. Atos deliberativo- normativos: – Lei; Decreto; decreto-lei; Portaria;

4.2.2. Atos de correspondência: Edital; Exposição de motivos; Ofício; Circular; Relatório;

4.2.3. Atos Enunciativo-esclarecedores: Parecer; Voto.

4.2.4- Atos de assentamento

4.2.4.1- Ata.

4.2.4.2- Termo.

4.2.5- Atos Comprovativo-deliberatórios.

4.2.5.1- Certidão.

4.2.5.2- Certificado.

4.2.5.3- Atestado.

4.2.6- Atos de pacto ou ajuste.

4.2.6.1- Contrato.

4.2.6.2- Convênio.

5- Qualidade requerida para a produção de um texto técnico ou oficial

5.1- Concisão e clareza.

5.1.1- Paragrafação. A concatenação das idéias através dos processos de subordinação e de coordenação.

5.1.2- Pontuação.

5.2- Propriedade e precisão.

5.2.1- Significação das palavras.

5.2.3- Seleção do vocabulário.

6- O trabalho escolar do nível superior

6.1- Do planejamento à execução.

6.2- Subsídios técnicos para anotações, fixamente e organização do material de pesquisa.

6.3- Estrutura do texto, citação, notas e referências bibliográficas.

BIBLIOGRAFIA:

CUNHA, Celso e CINTRA, Lindeley. Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.

GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em Prosa Moderna. Rio de Janeiro: FGV, 1978.

KURY, Adriano da Gama. Elaboração e editoração de trabalho de nível universitário. Rio, Fundação Casa de Rui Barbosa, 1980.

NEY, João Luiz. Prontuário de Redação Oficial. São Paulo: Edgard Blucher Editora da USP, 1972.

REY, Luis. Como redigir trabalhos científicos. São Paulo: Edgard Blucher, Editora da USP, 1972.

SALOMON, Delcio Vieira. Como fazer uma monografia, elementos de metodologia do trabalho científico. Belo Horizonte, Inst. De Psic.Da univ. Cat. De MG, 1971.

SILVA, Oscar Vieira de. Elaboração de Trabalho escrito : uma orientação. Belo Horizonte: Univ. Cat. De MG, 1973.

OBSERVAÇÕES:

1) A Parte 4 poderá sempre partir de textos da redação teórica ou oficial para não desvincular a gramática do assunto principal.

2) O item 5 deverá ser eminentemente prático, i.e., com a bibliografia básica e as notações de classe, o professor deve orientar o aluno para a elaboração de um trabalho final sobre o assunto do programa.