Filosofia da Educação

 

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS

PROGRAMA ANALÍTICO

CÓDIGO: IE 306

CRÉDITOS: 03

(3T-0P)

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO


Cada Crédito corresponde a 15h/ aula

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE TEORIA E PLANEJAMENTO DE ENSINO

OBJETIVO DA DISCIPLINA:

Refletir sobre o processo educativo dentro da problemática humana; estimular a percepção crítica dos diferentes fatores que afetam a relação pedagógica; contribuir para o desenvolvimento da consciência profissional.

EMENTA:

Filosofia e Filosofia da Educação. A Educação ao longo da história e suas questões filosóficas. O papel da Educação no contexto social. As tendências liberais e progressistas na Educação. A filosofia do cotidiano escolar. A formação do professor. O pensamento educacional frente ao processo de globalização.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Filosofia.

1.1. O que é Filosofia.

1.2. O processo do filosofar.

1.3. O que é Filosofia da Educação.

 

2. A Educação ao longo da história e suas questões filosóficas.

2.1 O pensamento pedagógico: grego; medieval; renascentista (humanista); iluminista (racionalismo, liberalismo); positivista; existencialista; da Escola Nova (pragmatismo); socialista.


3. O papel da Educação no contexto social.

3.1. Educação como: redenção, reprodução e transformação da sociedade.


4. Tendências liberais e progressistas na Educação.

4.1. Pedagogia liberal: tradicional; renovada progressivista (Escola Nova); renovada não-diretiva; tecnicista. Tendências Progressistas: libertadora; libertária; crítico social dos conteúdos.


5. Filosofia do cotidiano escolar.

5.1. O senso comum pedagógico.

5.2. Os sujeitos do processo educativo: o educador e o educando.


6. A formação do professor.

6.1. Questões atuais relacionadas a educação no Brasil.


7. O pensamento educacional frente ao processo de globalização.

7.1. Visão neoliberal de ensino.

7.2. Visão social de Educação.

BIBLIOGRAFIA:

ARANHA, Maria L. de A. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1989.

 

CHARLOT, Bernard. A mistificação pedagógica. 2a. ed. Trad. Ruth R. Josef. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

 

CHAUÍ, Marilena. "Ideologia e Educação". In: Educação e Sociedade. São Paulo: nº 5, jan., 1980.

_________. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995.

COUTINHO, Carlos N. O pensamento inquieto. Brasília: UNB, 1992.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação e contradição. 6a.ed. São Paulo: Cortez, 1995.

 

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

FULLAT, Octavi. Filosofias da Educação. Petrópolis: Vozes, 1994.

GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. 3a.ed. São Paulo: Ática, 1995.

_________. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 9a.ed. São Paulo: Cortez, 1995.

GENTILI, Pablo; SILVA, Tomaz T. Neoliberalismo, qualidade total e educação. 3a.ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

 

GENTILI, Pablo. Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

 

KNELLER, Georges F. Introdução à filosofia da educação. 8a.ed. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1984.

 

KONDER, Leandro. O futuro da filosofia da praxis. 2a.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

 

LUCKESI, Cipriano C. Filosofia da Educação. 9a.ed. São Paulo: Cortez, 1994.

 

MATOS, Olgária. Filosofia a polifonia da razão: filosofia da Educação. São Paulo: Sapione, 1997.

NIDELCOFF, Maria T. Uma escola para o povo. São Paulo: Brasiliense, 1980.

 

PACHECO, Eliezer. "Estado democracia e cidadania: duas visões". In: Contexto & Educação. Univ. Ijuí, ano 3, nº 11, jul./set. 1988, p. 25 – 34.

 

PAVIANI, Jayme. Problemas de filosofia da educação. 6a.ed. Petrópolis: Vozes, 1991.

PILETTI, Claudino. Filosofia da Educação. 7a.ed. São Paulo: Ática, 1995.

RESENDE, Antonio (org.). Curso de Filosofia. 6a.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 6a.ed. São Paulo: Cortez / Autores Associados, 1985.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1993.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia da Educação. São Paulo: Ática, 1993.

TELES, Antônio Xavier. Introdução ao estudo de Filosofia. 30. ed. São Paulo: Ática, 1995.