Didática Geral
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO |
CÓDIGO: IE 302 CRÉDITOS: 04 (2T-2P) |
DIDÁTICA GERAL
Cada Crédito corresponde a 15h/ aula |
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
DEPARTAMENTO DE TEORIA E PLANEJAMENTO DE ENSINO |
OBJETIVO DA DISCIPLINA:– Analisar a contribuição da Didática na formação do Professor da Educação Básica; – Analisar criticamente a fundamentação teórica e a aplicação prática em nossa realidade educacional de diferentes experiências de ensino, no contexto de uma pedagogia para a transformação da sociedade; – Compreender a especificidade da função do professor como orientador do processo de ensino-aprendizagem e seu papel na formação integral do educando; – Caracterizar as fases do planejamento de ensino analisando os elementos componentes de cada fase e reconhecendo sua importância no processo ensino-aprendizagem; – Vivenciar atividades de planejamento, execução e avaliação das atividades docentes, conciliando teoria e prática e desenvolvendo uma visão crítica e contextualizada da prática pedagógica. |
EMENTA:Fundamentos didáticos e sua aplicação à realidade da Educação Básica. Elementos da ação pedagógica. Planejamento, elaboração e avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Relacionamento professor-aluno. Posicionamento crítico e contextualizado da prática educativa e do papel do educador na sociedade brasileira. |
CONTEÚDO PROGRÁMATICO:1. Educação e Didática
2. A Didática e o Processo de Ensino
2.1 Caráter educativo do processo de ensino-aprendizagem. 2.2 Características, estrutura, componentes e dinâmica do processo de ensino. 2.3 Princípios básicos do ensino. 2.4 Relacionamento professor-aluno: aspectos éticos, emocionais e ideológicos. 2.5 Ensino-crítico. 3. Planejamento Escolar: elementos de ação pedagógica no contexto de uma pedagogia para a transformação 3.1 Conceituação, funções e importância do planejamento escolar. 3.2 Níveis e relações: Planejamento educacional, Curricular e de Ensino. 3.3 Fases e elementos componentes do planejamento de ensino. 3.4 Tipos de planos de ensino: Plano de Curso. Plano de Unidade. Plano de Aula. 3.5 Análise crítica do planejamento: Planejamento participativo. 4. Elementos componentes do planejamento de ensino. 4.1 Conhecimento da realidade: requisito para o planejamento escolar. 4.2 Objetivos educacionais: Importância. Classificação. Elaboração. 4.3 Conteúdos de ensino: Seleção e organização. 4.4 Procedimentos de Ensino: conceituação, classificação, seleção e utilização de métodos e técnicas de ensino. Relação objetivo-conteúdo-método. 4.5 Recursos de Ensino: classificação, seleção e utilização. 4.6 Avaliação escolar: conceituação, características, modalidades, técnicas e instrumentos. 4.7 Avaliação do processo ensino-aprendizagem: visão crítica. |
BIBLIOGRAFIA:ALENCAR, Eunice Soriano de. Novas contribuições da Psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cortez, 1992. ALVES, Ruben. A alegria de Ensinar. São Paulo: Ars. Poética, 1994. _____________. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo: Ars. Poética, 1995. _____________. Estórias de quem gosta de ensinar. São Paulo: Ars. Poética, 1995. ALVES, Nilda (org.) Formação de Professores: Pensar e Fazer. São Paulo: Cortez, 1996. BLOOM, Benjamim et al. Manual de avaliação formativa e somativa do aprendizado escolar. Sao Paulo: Pioneira, 1983. _____________ Taxionomia dos objetivos educacionais: domínio cognitivo. Porto Alegre: Globo, l979. CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova didática. Petrópolis:Vozes, 1995. _____________ . A Didática em Questão. Petrópolis: Vozes, 1983. CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. São Paulo: Cortez, 1985. DALMAS, A. Planejamento participativo na escola. Petrópolis: Vozes, 1994. FONTANA, R. Mediação pedagógica na sala de aula. Campinas, Autores Associados, 1996 FRANCO, L.A. C. A . A escola do trabalho eo Trabalho da escola. São Paulo, Cortez, 1991. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. _____________. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. FREIRE, Paulo & SHOR, L. Medo e Ousadia. Uma perspectiva construtivista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. Petrópolis: Vozes, 1995. HOFFMAN, Jussara. Avaliação: Mito e Desafio. Porto Alegre: Mediação, 1991. _____________ . Avaliação mediadora. Uma prática em construção da-pré-escola à Universidade. Porto Alegre: Educação e realidade, l993. KUENZER, Á.; CALAZANS, M. J. & GARCIA, W. Planejamento e Educação no Brasil. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1990. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo, 1994. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação Educacional escolar: para além do autoritarismo. São Paulo: ANDES, ANDE (5), pp. 47 – 51., 1986. MENEZES, L.C.(Org.) Professores: Formação e Profissão. Campinas/São Paulo: Autores Associados/ Nupes/Unesco, 1996. MIZUKAMI, Mª da Graça N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. MOREIRA, Antonio F.B. (Org.) Conhecimento educaciona1 e formação do Professor. Campinas: Papirus, 1994. MULTIEDUCAÇÃO (Núcleo curricular básico). Rio de Janeiro: SME, 1996. NERICI, Imidio G. Didática Geral Dinâmica. São Paulo: Editora Científica, 1973. NIDELCOFF, Maria Teresa. Uma Escola para o Povo. São Paulo: Brasiliense, 1980. _______ . A Escola e a Compreensão da Realidade. São Paulo: Brasiliense, 1981. OLIVEIRA, M. R. (Org.) Didática: ruptura, compromisso e pesquisa. Campinas: Papirus, 1993. PARRA, Nélio. Ensino Individualizado: programas e materiais. São Paulo: Saraiva, 1978. PENIN, Sonia. Cotidiano e Escola. São Paulo: Cortez, 1995. PIMENTA, Selma G. (Org.) Didática e Formação de Professores. São Paulo: Cortez, 1997. RODRIGUES, Neidson. Lições do Principe e outras lições. São Paulo: Cortez, 1995. VEIGA, Ilma P.A. Repensando a Didática. Campinas: Papirus, 1996. |