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Filosofia

CAMPUS SEROPÉDICA - UFRRJ

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Didática Geral

 

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS

PROGRAMA ANALÍTICO

CÓDIGO: IE 302

CRÉDITOS: 04

(2T-2P)

DIDÁTICA GERAL


Cada Crédito corresponde a 15h/ aula

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE TEORIA E PLANEJAMENTO DE ENSINO

OBJETIVO DA DISCIPLINA:

– Analisar a contribuição da Didática na formação do Professor da Educação Básica;

– Analisar criticamente a fundamentação teórica e a aplicação prática em nossa realidade educacional de diferentes experiências de ensino, no contexto de uma pedagogia para a transformação da sociedade;

– Compreender a especificidade da função do professor como orientador do processo de ensino-aprendizagem e seu papel na formação integral do educando;

– Caracterizar as fases do planejamento de ensino analisando os elementos componentes de cada fase e reconhecendo sua importância no processo ensino-aprendizagem; – Vivenciar atividades de planejamento, execução e avaliação das atividades docentes, conciliando teoria e prática e desenvolvendo uma visão crítica e contextualizada da prática pedagógica.

EMENTA:

Fundamentos didáticos e sua aplicação à realidade da Educação Básica. Elementos da ação pedagógica. Planejamento, elaboração e avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Relacionamento professor-aluno. Posicionamento crítico e contextualizado da prática educativa e do papel do educador na sociedade brasileira.

CONTEÚDO PROGRÁMATICO:

1. Educação e Didática

    1. – Conceituação básica.

    2. – Prática educativa e sociedade.

    3. – Contextualização e multidimensionalidade da prática pedagógica.

    4. Prática pedagógica no contexto de uma pedagogia para a transformação. As tarefas da escola pública democrática.

    5. Didática e formação do Professor.educador: compromisso social, humano, político e pedagógico.

     

    2. A Didática e o Processo de Ensino

     

    2.1 Caráter educativo do processo de ensino-aprendizagem.

    2.2 Características, estrutura, componentes e dinâmica do processo de ensino.

    2.3 Princípios básicos do ensino.

    2.4 Relacionamento professor-aluno: aspectos éticos, emocionais e ideológicos.

    2.5 Ensino-crítico.

    3. Planejamento Escolar: elementos de ação pedagógica no contexto de uma pedagogia para a transformação

    3.1 Conceituação, funções e importância do planejamento escolar.

    3.2 Níveis e relações: Planejamento educacional, Curricular e de Ensino.

    3.3 Fases e elementos componentes do planejamento de ensino.

    3.4 Tipos de planos de ensino: Plano de Curso. Plano de Unidade. Plano de Aula.

    3.5 Análise crítica do planejamento: Planejamento participativo.

    4. Elementos componentes do planejamento de ensino.

    4.1 Conhecimento da realidade: requisito para o planejamento escolar.

    4.2 Objetivos educacionais: Importância. Classificação. Elaboração.

    4.3 Conteúdos de ensino: Seleção e organização.

    4.4 Procedimentos de Ensino: conceituação, classificação, seleção e utilização de métodos e técnicas de ensino. Relação objetivo-conteúdo-método.

    4.5 Recursos de Ensino: classificação, seleção e utilização.

    4.6 Avaliação escolar: conceituação, características, modalidades, técnicas e instrumentos.

    4.7 Avaliação do processo ensino-aprendizagem: visão crítica.

    BIBLIOGRAFIA:

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