II Seminário sobre Contratualismo Moral e Político – 5 a 7 de novembro de 2013

fotocontratualismo

5 a 7 de novembro de 2013 Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Seropédica – RJ – Brasil Local: Auditório do Pavilhão de Aulas Teóricas (PAT) – UFRRJ Comissão Organizadora – Prof. Dr. Delmo Mattos da Silva (Fundação Getúlio Vargas – FGV-RJ) – Prof. Dr. Fabrício Pontin (Southern Illinois University – USA) – Prof. Doutorando Johannes Servan (University of Bergen – Norway) – Prof. Dr. Walter Valdevino Oliveira Silva (Departamento de Filosofia – UFRRJ) Comitê Científico Prof. Dr. Edson Peixoto de Resende Filho (Departamento de Filosofia – UFRRJ) Prof. Dr. José Nicolao Julião (Departamento de Filosofia – UFRRJ) Prof. Dr. Walter Valdevino Oliveira Silva (Departamento de Filosofia – UFRRJ) Programação Terça-feira, 05 de novembro e 2013 14hs – 16hs – Sessão I Kant e o direito de mentir Prof. Dr. Marcelo Gross Villanova (Departamento de Filosofia – PUCRS) A opção de Rawls pelo Contratualismo Prof. Dr. Delmo Mattos da Silva (FGV-RJ) Moderador/debatedor: Prof. Dr. Walter Valdevino Oliveira Silva (Departamento de Filosofia – UFRRJ) 17hs-19hs – Sessão II A condição do político segundo Espinosa Profa. Dra. Nelma Garcia de Medeiros (Departamento de Filosofia – UFRRJ) Aristóteles e os Comunitaristas: aproximações e diferenças Prof. Dr. Edson Peixoto de Resende Filho (Departamento de Filosofia – UFRRJ) Moderador/debatedor: Prof. Dr. Walter Valdevino Oliveira Silva (Departamento de Filosofia – UFRRJ) Quarta-feira, 06 de novembro e 2013 10hs – 12hs – Sessão III A alternativa ao contratualismo rawlsiano na abordagem das capacidades de Amartya Sen Prof. Dr. Mário Nogueira de Oliveira (Departamento de Filosofia – UFOP) Escopo e método construtivista no contratualismo de John Rawls Prof. Dr. Evandro Barbosa (Departamento de Filosofia – UFPel) Moderador/debatedor: Prof. Dr. Delmo Mattos da Silva (FGV-RJ) 14hs – 16hs – Sessão IV Alasdair MacIntyre e John Rawls: um diálogo impossível em filosofia moral e política? Reflexões exploratórias Prof. Dr. Helder Buenos Aires de Carvalho (Departamento de Filosofia – UFPI) A Filosofia da História como o lugar de efetivação da liberdade no Sistema da Ciência Hegeliano Prof. Dr. José Nicolao Julião (Departamento de Filosofia – UFRRJ) Moderador/debatedor: Prof. Dr. Delmo Mattos da Silva (FGV-RJ) 17hs – 19hs – Sessão V Razões por que desconfiamos do contrato: utilidade e crítica ao utilitarismo Prof. Dr. Douglas Ferreira Barros (Departamento de Filosofia – PUC-Campinas) Ernst Tugendhat e a tradição contratualista: aspectos problemáticos a partir do conceito de identidade pessoal Prof. Doutorando Marcos Fanton (Departamento de Filosofia – PUCRS) Moderador/debatedor: Prof. Dr. Evandro Barbosa (Departamento de Filosofia – UFPel) Quinta-feira, 07 de novembro e 2013 10hs – 12hs – Sessão VI Rawls entre Hobbes e Rousseau Prof. Dr. Walter Valdevino Oliveira Silva (Departamento de Filosofia – UFRRJ) Ação afirmativa forte: análise crítica do modelo de política pública de Ronald Dworkin Mestranda Thaís Cristina Alves Costa (Departamento de Filosofia – UFPel) Moderador/debatedor: Prof. Dr. Fabrício Pontin (Southern Illinois University – USA) 14hs – 16hs – Sessão VII Impartiality and sympathy Prof. Doutorando Johannes Servan (University of Bergen – Norway) Equality and freedom on the market: why we can’t have our cake and choose it too Prof. Dr. Fabrício Pontin (Southern Illinois University – USA) Moderador/debatedor: Prof. Dr. Andrew Youpa (Department of Philosophy – Southern Illinois University – USA) 17hs – 19hs – Sessão VIII Spinoza’s Ethical Objectivism Prof. Dr. Andrew Youpa (Department of Philosophy – Southern Illinois University – USA) Realização Grupo de Pesquisa Contratualismo Moral e Político (CNPq) Departamento de Filosofia – UFRRJ Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRRJ Financiamento capes-72012-RGBlow200                                      logo_faperj_cor200 Inscrição para ouvintes: gratuita e com emissão posterior de certificado, será feita durante o próprio evento, no local. O Seminário O projeto da filosofia moderna parece estar relacionado com a ideia de uma crise permanente na nossa compreensão do que significa ser um indivíduo e de como valores individuais estão relacionados a normas sociais. Se realmente podemos traçar a emergência da filosofia política moderna a partir da teoria contratualista (Thomas Hobbes, Samuel Pufendorf, John Locke e Jean-Jacques Rousseau, entre outros), então também precisamos reconhecer que o projeto de um contrato social nasce em crise, diante de uma variedade de paradoxos com os quais ainda nos deparamos. Se olhamos para a história das diferentes apropriações da noção de contrato social, podemos também identificar como essas apropriações nos fornecem uma moldura na qual podemos encaixar constituições, Estados e sociedades em diferentes estágios de desenvolvimento. O objetivo do Seminário é estabelecer uma oportunidade para discussões sobre esse tema, envolvendo pesquisadores de diferentes países e instituições em uma colaboração que foca nas manifestações contemporâneas dos temas clássicos do contratualismo moral e político. Para tanto, o Grupo de Pesquisa Contratualismo Moral e Político (CNPq) pretende organizar o II Seminário sobre Contratualismo Moral e Político, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), de 5 a 7 de novembro de 2013, dando continuidade ao primeiro evento de mesmo nome organizado em 2011, mas também ampliando o escopo e alcance do grupo de pesquisa ao convidar pesquisadores estrangeiros para o evento (I Congresso Internacional sobre Contratualismo Moral e Político na Contemporaneidade). Assim, esperamos engajar acadêmicos brasileiros, americanos e noruegueses em um debate sobre assuntos como epistemologia moral, escolha social e individual, metaética, sustentabilidade e bem-estar social, liberdade e igualdade, e imigração.