O Prof. Hélio Fernandes Machado Júnior graduou-se em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 1989. O Prof. Hélio Jr. é PhD. em Química Orgânica (1997) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro com especialidade em Catálise Heterogênea. Ele trabalhou com zeólitas Y e ZSM-5 e Aluminofosfatos amorfos de elevada área específica. O Professor Hélio Jr. é Professor Adjunto do DEQ/IT/UFRRJ desde agosto de 1990. Sua principal área de atuação em pesquisa é a Catálise Heterogênea. Na graduação está envolvido com disciplinas de Processos da Indústria Química. Atualmente exerce a função Diretor do Instituto de Tecnologia.

Disciplinas Ministradas

Na Graduação

• Processos Unitários da Indústria Química
  • Tecnologia de Materiais