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Engenharia de Materiais

CAMPUS SEROPÉDICA - UFRRJ

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Atividades Complementares (ou Atividades Autônomas)

As Atividades Complementares são todas as atividades de natureza acadêmica, científica, artística e cultural que buscam a integração entre a graduação, a pesquisa e a extensão e que não estão compreendidas nas práticas pedagógicas previstas no desenvolvimento regular das disciplinas obrigatórias ou optativas do currículo pleno.

No curso de Engenharia de Materiais, as atividades acadêmicas correspondem a 200 (duzentas) horas, que poderão ser cumprida pelo aluno durante todo o curso de graduação, conforme a deliberação 78 de 05 de outubro de 2007 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

A tabela de aproveitamento e cômputo de carga horária encontram-se na deliberação 78 de 05 de outubro de 2007 (clique aqui p/ acessar).

Com a implementação do sistema SIGAA, as atividade complementares passaram a ser chamadas de Atividades Autônomas.

Como cadastrar as Atividades Complementares (Atividades Autônomas)

1 – Entrar no SIGAA;
2 – Abrir a aba de Ensino;
3 – Clicar em Registro de Atividades Autônomas;
4 – Clicar em Cadastrar Novo Registro;
5 – Preencher Dados da Atividade;

5.1 – no campo descrição: “TITULO DO CERTIFICADO” seguido da “DATA ou PERÍODO” que ocorreu e a “CARGA HORÁRIA”.  As descrições fora desse padrão serão devolvidos para correção.

exemplos de descrição: TITULO DO CERTIFICADO; DATA ou PERÍODO; CARGA HORÁRIA

exemplo 1: Oficina de Soldagem Tig; 23/jun/17; 2horas.
exemplo 2: Inglês básico I. set-dez/2019; 18h.
exemplo 3: Oficina Práticas de Cerâmica; jul-ago/2018; 23h.
exemplo 4: Curso de Processamento de dados; dez/20-fev/21.
exemplo 5: Disciplina Vidros Cerâmicos; 2020.2; 30h.
exemplo 6: Congresso de Tecnologia; mar/2021; 8h.

5.2 – Tipo de Atividade Autônoma: selecionar atividade;
5.3 – Comprovante da Atividade: anexar num único arquivo os documentos exigidos na deliberação CEPE 78/2007, no formato PDF;

6 – Clicar em Cadastrar;
7 – Confirme.
8 – Acompanhar a homologação da atividade complementar cadastrada.

Observação:
– Caso você tenha enviado com algum erro e queira consertar, basta enviar um email p/ Coordenação para retornar a atividade.

Prazo

Não há prazo definido para integralização das atividades complementares, mas aconselha-se que desde o primeiro semestre o aluno comece acumular horas. O aluno com as Atividades Complementares pendentes não pode colar grau.

Acompanhamento da homologação das Atividades Complementares (Atividades Autônomas)

A homologação não é automática. Após o cadastro, as atividades complementares serão avaliadas e homologadas pela Coordenação, que poderá devolver para ajuste, deferir (aprovar) ou indeferir (reprovar).

As Atividades Complementares (Atividades Autônomas) serão avaliadas preferencialmente no mesmo semestre que forem cadastrados, quando: I) se o aluno tiver integralizado acima de 60% da carga horária curricular do curso; e II) se data da atividade cadastrada for até o início do primeiro dia da prova optativa (Calendário Acadêmico), caso contrário, será avaliada no semestre seguinte.

Tabela de Atividade Complementar ou Atividades Autônomas

Atividade Complementar ou Atividades Autônomas são inseridas nos seguintes grupos:

GRUPO 1 – Atividades vinculadas ao ENSINO;

GRUPO 2 – Atividades vinculadas à PESQUISA;

GRUPO 3 – Atividades vinculadas à EXTENSÃO;

GRUPO 4 – Atividades vinculadas à REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL.

– Os documentos referentes a convênios ou intercâmbio exarados em língua estrangeira deverão estar acompanhados de tradução oficial.

– O período do primeiro semestre é 1 de janeiro a 30 de junho, e do segundo semestre é 1 de julho a 31 de dezembro.

– O tipo de atividade complementar é identificado pelo número da linha na tabela e uma letra referente ao grupo, sendo “E” para Ensino, “P” para Pesquisa, “X” para eXtensão e “R” para Representação estudantil.

– A carga horária máxima excedida no item não será contabilizada.

Grupo 1 – Ensino

ITEM ATIVIDADE AUTÔNOMA (AT. COMPLEMENTAR) REQUISITO PARA A ATRIBUIÇÃO DE CARGA CARGA HORÁRIA

MÁXIMA

1E Disciplina não curricular cursada fora da UFRRJ e disciplina de Livre Escolha. Apresentação de histórico escolar oficial ou declaração da instituição atestando a aprovação, anexando o programa da disciplina e bibliografia. 30 horas/disciplina.
Observações:– Disciplinas extracurriculares cursadas fora da UFRRJ, em instituição de ensino superior com reconhecimento oficial, desde que tenham pertinência com os conteúdos programáticos de disciplinas do curso de graduação;

 – Disciplinas de livre (ou disciplina eletiva) escolha cursadas na UFRRJ que não contenham crédito para integralização do curso

2E Bolsas concedidas pela UFRRJ (monitoria, estágio interno, entre outras). Declaração atestando a condição de bolsista durante o semestre e o tipo de bolsa e apresentação de relatório das atividades 30 horas/semestre.
Observações:

– Monitoria voluntário na UFRRJ.

– Declaração do Docente orientador da UFRRJ, Coordenador de curso, do chefe do Departamento, Instituto ou pró-reitoria.

3E Estágios extracurriculares. Declaração da instituição ou empresa informando a carga horária total de estágio e o período de estágio feito.

.

30 horas por semestre.
Observações:

– “Estágio obrigatório” não pode ser contabilizado aqui.

– Não existe “estágio voluntário”.

4E Realização de curso regular de língua estrangeira Declaração do curso atestando matrícula e aprovação no módulo ou nível no semestre. 20 horas por semestre.
Observações:

– Serão considerados, para fins de atribuição de carga horária, certificados de cursos de língua estrangeira, legalmente estabelecidos, bem como cursos regulares e de extensão oferecidos na UFRRJ ou outra IES.

– A declaração, além da aprovação, deve constar o período e a carga horária total referente ao módulo ou nível.

A carga horária excedente a 20 horas no semestre, independentemente da quantidade de nível ou módulos, não será contabilizada.

5E Desenvolvimento de material didático. Entrega do material ou declaração de docente atestando sua realização e sua relação com o ensino da disciplina. 10 horas por semestre.
Observações:

– Desenvolvimento de material didático (apostilas, maquetes, fluxogramas, slides, transparências, vídeos, entre outros);

– A declaração deve constar o período e a carga horária total referente ao desenvolvimento de material didático.

6E Participação em concursos de monografia. Apresentação da monografia e declaração da instituição ou sociedade promotora do concurso. 10 horas por participação, acrescido de 10 a 30%, em caso de premiação nos três primeiros lugares.
7E Participação em intercâmbio ou convênio cultural aprovado pela instituição. Declaração da instituição onde foi realizado o intercâmbio mencionado e o período de sua realização. 30 horas por participação.
8E Vivência acadêmica (deliberação 23/2011) – Declaração do Professor orientador da UFRRJ ou IES, Coordenador de curso, do chefe do Departamento, Instituto ou Pró-reitoria de Pesquisa.

– A carga horária deverá ser de 04, 08 e no máximo 10 h semanais.

10 horas/semestre

Grupo 2 – Pesquisa

ITEM ATIVIDADE AUTÔNOMA (AT. COMPLEMENTAR) REQUISITO PARA A ATRIBUIÇÃO DE CARGA CARGA HORÁRIA

MÁXIMA

1P Bolsas de iniciação científica concedidas pela UFRRJ ou por agências de fomento. Apresentação da carta-contrato ou termo de responsabilidade do bolsista, além de relatório da pesquisa aprovado realizado referente ao semestre 30 horas /semestre.
Observações:

– bolsas de iniciação científica (PROIC e PIBIC ) concedidas pela UFRRJ e por agências de fomento (FAPERJ, CNPq, PET entre outras);

– IC voluntário na UFRRJ, outra IES ou Instituição de Pesquisa

– Declaração do Professor orientador da UFRRJ ou IES, Coordenador de curso, do chefe do Departamento, Instituto ou Pró-reitoria de Pesquisa.

– Declaração do orientador da Instituição de Pesquisa

2P Desenvolvimento de pesquisa com produto final Apresentação do produto (resenha, relatório, artigo, monografia) 10 horas por produto.
3P Participação em artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, capítulo de livro ou autoria de livro. Apresentação do produto publicado no periódico, na obra coletiva ou o livro. 20 horas/artigo
4P Participação em resumos e anais de Eventos Científicos publicados a partir de Congressos, Simpósios, Jornadas de Iniciação Científica e de Extensão Fotocópia do texto publicado pelo evento 05 horas/artigo
Observações:

– Pode ser em conjunto com outros autores

5P Apresentação de trabalho científico em eventos. Certificado de apresentação 10 horas/evento
Observações:

– Pode ser em conjunto com outros autores

6P Vivência acadêmica (deliberação 23/2011) – Declaração do Professor orientador da UFRRJ ou IES, Coordenador de curso, do chefe do Departamento, Instituto ou Pró-reitoria de Pesquisa.

– A carga horária deverá ser de 04, 08 e no máximo 10 h semanais.

10 horas/semestre

Grupo 3 – Extensão

ITEM ATIVIDADE AUTÔNOMA (AT. COMPLEMENTAR) REQUISITO PARA A ATRIBUIÇÃO DE CARGA CARGA HORÁRIA

MÁXIMA

1X Participação em programas e projetos de extensão. Declaração do Decanato de Extensão ou do responsável pelo programa ou projeto e apresentação de relatório. 30 horas por projeto.
Observações:– Participação de EmpresaJr.

– Projeto cadastrado na extensão da UFRRJ.

– outros.

2X Realização de cursos de extensão ou participação em oficinas Declaração ou Certificado de participação e apresentação de relatório sobre o curso/oficina 30 horas por semestre.
Observações:– Serão considerados, para fins de atribuição de carga horária, certificados de cursos legalmente estabelecidos, bem como cursos regulares e de extensão oferecidos na UFRRJ ou outra IES. Exemplos: “curso de excel oferecido pela fundação Bradesco”; “curso de liderança oferecido pela FGV; outros.

– A declaração, além da aprovação, deve constar o período e a carga horária total.

A carga horária excedente a 30 horas no semestre, independentemente da quantidade de cursos ou oficinas, não será contabilizada.

3X Participação como ouvinte em congressos, seminários, simpósios, conferências, oficinas de trabalho e similares. Declaração ou Certificado de participação. 05 horas por evento.
4X Apresentação de trabalho em congressos, seminários, simpósios, conferências, oficinas de trabalho e similares. Certificado de apresentação do trabalho e declaração do organizador do evento. 10 horas por trabalho.
5X Participação como conferencista, mediador ou debatedor em eventos acadêmicos e científicos. Declaração ou Certificado de participação no evento. 02 horas por evento.
6X Organização de eventos acadêmicos, científicos, culturais Declaração da instituição ou sociedade responsável pelo evento 10 horas por evento.
7X Participação no Coral da UFRRJ Declaração do Maestro do Coral da UFRRJ. 5 horas por período letivo de participação
8X Participação em grupos de teatro ou grupos regionais reconhecidos na UFRRJ Declaração do Decanato de Extensão (DEXT) da UFRRJ ou Setor Responsável do DEXT. 5 horas por período letivo de participação.
9X Representação da UFRRJ em eventos esportivos oficiais. Declaração do Decanato de Extensão da UFRRJ ou Setor Responsável do DEXT. 4 horas por participação.
10X Participação em atividades esportivas ou em competições internas da UFRRJ. Declaração do Decanato de Extensão da UFRRJ ou Setor Responsável do DEXT. 2 horas por período letivo.
11X Participação, como voluntário, em atividades de caráter humanitário e social. Declaração da Instituição beneficiada pelo trabalho voluntário. Até 30 horas por participação, a critério da Coordenação do Curso.
12X Trabalho de mesário voluntário nas eleições (deliberação 55/2012) Declaração de participação como voluntário no dia da eleição. 05 HORAS/TURNO ELEITORAL
13X Vivência acadêmica (deliberação 23/2011) – Declaração do Professor orientador da UFRRJ ou IES, Coordenador de curso, do chefe do Departamento, Instituto ou Pró-reitoria de Pesquisa.

– A carga horária deverá ser de 04, 08 e no máximo 10 h semanais.

10 horas/semestre

Grupo 4 – REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL

ITEM ATIVIDADE AUTÔNOMA (AT. COMPLEMENTAR) REQUISITO PARA A ATRIBUIÇÃO DE CARGA CARGA HORÁRIA

MÁXIMA

1R Participação em órgãos colegiados da UFRRJ ou Comissões designadas por portaria oficial. Declaração da Secretaria dos Conselhos atestando a participação e a freqüência do aluno no semestre ou Portaria. 10 horas por semestre.
Observações:

– Constar o número de convocações e frequência no período.

– Titular proporcional a participação das reuniões no período

– Suplente proporcional a participação das reuniões no período

2R Participação em Diretório Acadêmico certificados de participação do Diretório emitido pela PROAES 20 horas por eleição
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