PIBID

O PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – criado pelo MEC/CAPES, concede bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pelo Programa, bem como financia demais despesas a ele vinculadas. Está voltado para atender instituições públicas de ensino superior. Atualmente, são cinco as modalidades de bolsas de estudo e pesquisa oferecidas: Coordenação institucional; Coordenação de Gestão de Projetos Educacionais; Coordenação de área de conhecimento; Supervisão; Iniciação à docência. Cada bolsista de iniciação à docência deve ser estudante de um dos cursos de licenciatura plena que integram o projeto institucional. Para maiores informações, acesse: http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/programas/pibid-programa-institucional-de-bolsa-de-iniciacao-a-docencia/

 

PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA

Especificamente, as ações do PIBID Educação Física da UFRRJ visam contemplar a formação e a prática profissional de forma a capacitar os futuros docentes, mas, indiretamente, o desenvolvimento do projeto também promove a formação continuada de professores que se encontram em atividade nas escolas alvo deste projeto. Desse modo, para além da qualificação da formação inicial enquanto meta principal, a presença de graduandos no contexto escolar provoca a reflexão dos professores em serviço acerca das possibilidades teórico-práticas de aplicação e desenvolvimento de conhecimentos inovadores nas aulas. É nesse sentido que este projeto, além de possibilitar a inserção dos bolsistas no ambiente escolar através da oportunidade de vivenciar a experiência da docência, proporciona a formação continuada e a atitude reflexiva dos professores das escolas parceiras. A proposta é de que os bolsistas se apresentem como interlocutores entre o conhecimento acadêmico e a sua aplicação na escola.

O PIBID é desenvolvido através da proposta de quatro eixos temáticos relacionados à Educação Física escolar, a saber:

Eixo 1 – Esporte da Escola (Coordenador Prof. Dr. José henrique dos Santos) – baseia-se na interseção da Pedagogia da Educação Física e a Pedagogia do Esporte, no sentido de tecer as relações entre jogo/esporte e corpo/movimento mediadas pelo empreendimento de processos educacionais, formativos e desenvolvimentais geradores de aprendizagens significativas de práticas esportivas que promovam positivamente a auto-estima no aluno, contextualizados aos conhecimentos sobre os condicionantes históricos, sociais, culturais, morais, éticos e estéticos.;

Eixo 2 –  Cultura corporal (Coordenadora Profa. Dra. Amparo Vila Cupolillo) – visa aprofundar reflexões e práticas pedagógicas que se dediquem a fomentar na escola a introdução da cultura corporal como conteúdo da disciplina Educação Física. Considerando as publicações da área após a década de 80 do século XX provenientes da crise de identidade que se instalou neste período, buscaremos aprofundar o processo de construção de conhecimentos na área, empreendendo esforços para se pensar e praticar uma Educação Física que ofereça à população a oportunidade de acesso ao conhecimento e prática da cultura corporal, entendida aqui como uma forma de expressão e linguagem próprias dos diferentes contextos sociais, culturais e históricos da humanidade. Assim, as questões de conteúdo e objetivo são primordiais para essa discussão e também para a consolidação de perspectivas mais progressistas, que superem a visão e a prática tecnicista calcada no militarismo, no competitivismo e em modelos fundamentados exclusivamente na aptidão física. Para tanto, privilegiaremos abordagens que têm na cultura corporal seu sustentáculo teórico, buscando construir uma proposta didático-pedagógica ancorada nos eixos esporte, ginásticas, jogos, lutas, danças e atividades rítmicas e expressivas.

Eixo 3 –  Inclusão (Coordenador Prof. Dr. José Ricardo da Silva Ramos) – tem por finalidade discutir no contexto escolar os equívocos, estereótipos, contradições e preconceitos imputados ao “diferente”. Tais atitudes são, muitas vezes, utilizadas como argumento para justificar a desigualdade entre as pessoas. Os conceitos binários: homem/mulher, jovem/idoso, saudável/deficiente, negro/branco, dentre outros, passam despercebidos aos olhos em função da naturalização de alguns pré-conceitos. Dentre os grupos de sujeitos que são discriminados e estigmatizados na escola, e que hodiernamente devem estar presentes na Educação Física, destacamos as pessoas com deficiências ou as que apresentam alguma necessidade educacional especial e, que dependem, excepcionalmente, de uma escola inclusiva.  No entanto, a busca pela efetiva inclusão desses alunos exige a promoção, a inserção e a garantia de uma aprendizagem corpórea efetiva e significativa, a partir de adaptações, ajustamentos e adequações relacionadas às necessidades educacionais de cada criança em particular.

Eixo 4 –  Temas transversais (Coordenadora Profa. Dra. Sissi A. Martins Pereira) – refere-se aos Temas Transversais que abordam temáticas que estão fortemente presentes na sociedade. Muitas vezes, este conteúdo é desprestigiado na escola, quer seja por pouco embasamento teórico, ou simplesmente por falta de tempo para desenvolvê-lo. Observa-se uma pequena relação entre o conhecimento produzido na escola e as questões da sociedade por causa da excessiva valorização do conhecimento formal, e os temas transversais são uma tentativa de articulação entre as duas interfaces. Este eixo prevê o desenvolvimento das atividades de iniciação à docência com foco nos temas transversais apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s): Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade); Orientação Sexual (Corpo, sexualidade, relações de gênero, prevenções das doenças sexualmente Transmissíveis); Meio Ambiente (Os ciclos da natureza, sociedade e meio ambiente, manejo e conservação ambiental); Saúde (autocuidado e vida coletiva); Pluralidade cultural (Constituição da pluralidade cultural no Brasil, a pessoa como agente social e produtor de cultura e Cidadania); Trabalho e Consumo (Relações de Trabalho; Trabalho, Consumo, Meios de Comunicação de Massas, Publicidade e Vendas; Direitos Humanos, Cidadania e Trabalho e sua interação com o meio ambiente).

Visite o Blog PIBID Educação Física:  http://pibidufrrjeducacaofisica.blogspot.com.br/

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