Histórico

Foi em três de março de 1976, à partir da Deliberação número 16/74 (Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), que o curso de graduação em Licenciatura Plena em Educação Física foi criado na UFRRJ. O curso foi instituído por uma comissão liderada pelo professor e então chefe do Departamento de Educação Física Guilhermino Costa de Souza. Todavia, seu reconhecimento oficial pelo Ministério da Educação deu-se em 1979, através do Parecer Número 1.211/79 do Conselho Federal de Educação (CFE) – Decreto 1.704/79 – MEC.

Condizente com o período histórico em que foi criado, o curso, denominado originalmente de Licenciatura Plena em Educação Física, formava graduados para atuar tanto na área de Licenciatura como na área Técnica desportiva. À partir da resolução 03/87, que estabeleceu a criação do Bacharelado em Educação Física, os graduados eram aptos a atuarem nas áreas de Licenciatura e Bacharelado. Depois da Resolução CNE/CP 2 de 19/02/2002, que diferenciou a carga horária dos cursos de licenciatura, o curso de Licenciatura Plena em Educação Física da UFRRJ passou por nova reformulação. Como resultado de inúmeras reflexões e ações pedagógicas, valorizou-se a Licenciatura, uma área em que o curso tem assumido reconhecido destaque no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, os formados possuem título de Licenciatura em Educação Física, estando apto a atuarem em todas as etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio).

Inicialmente, o curso contou com os professores Jonas Correia da Costa, Rui Souza de Paula, Romeo Lima da Graça, Celby Vieira e Jocelyn da Silva que faziam parte do Departamento de Educação Física, bem como professores dos demais departamentos do Instituto de Educação e de outros como o Instituto de Biologia, Ciência Exatas e Tecnologia. Atualmente, o curso conta com dezessete (17) professores efetivos no Departamento de Educação Física e Desporto.

A primeira turma do curso iniciou com uma entrada de 30 alunos, sendo 15 do sexo masculino e 15 do sexo feminino. Paulatinamente, por causa da crescente demanda e da contratação de novos professores, as vagas foram sendo ampliadas para 40, posteriormente, para 50 e culminando, na atualidade, com uma entrada de 60 alunos semestralmente das mais variadas regiões geográficas que incluem o Estado do Rio de Janeiro, mas não se limita a ele.

A maioria dos egressos do curso de graduação em Educação Física tem estado integrada nas mais diversas regiões do entorno da UFRRJ (municípios da Baixada Fluminense como Nova Iguaçu, Queimados, Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, Mesquita, Nilópolis, Paracambi, Itaguaí, além da região administrativa de Campo Grande). Além destas regiões, muitos dos egressos são de outras regiões distintas do país. Em conjunto, essas áreas demandam a formação de profissionais capazes de intervir com competência no campo pedagógico, visando contribuir para formação de alunos da Educação Básica tanto da rede pública como privada. É neste contexto que emerge uma importante relevância de cunho geográfico e estrutural do curso de Educação Física da UFRRJ. Ele tem atendido, desde sua criação, a necessidade de formação de professores de Educação Física tanto das regiões de Seropédica e entorno (carentes de Universidades públicas), como de outras regiões do país, contribuindo para democratização do ensino superior.

Últimas Notícias

II Fórum de Investigação Científica da Educação Física

Entre os dias 7 e 8 de novembro de 2019, aconteceu, no auditório Hilton Sales do PI, o II Fórum leia mais

11/11/2019 - 21:33

EDITAL DE INCENTIVO AO ESPORTE

Proaes e Proext divulgam edital de incentivo ao esporte para discentes dos cursos de graduação presenciais da UFRRJ A Pró-Reitoria leia mais

04/10/2019 - 18:31

SEMANA DE INTEGRAÇÃO 2019.2

Segue o link da programação da semana de integração de 2019.2: SEMANA INTEGRAÇÃO (2019.2)  

23/07/2019 - 23:06

l FÓRUM DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Acessem e explorem o site: https://forumicef.wixsite.com/forum ​ Entre os dias 17 e 19 de junho de 2019, aconteceu, no auditório leia mais

08/07/2019 - 21:14

E-mail da coordenação – DEFD

Para o conhecimento de todos, segue o novo e-mail da coordenação do curso: Coordenacaodefd@gmail.com

02/04/2019 - 17:34

LABSAFE – Eldaf

Atenção alunos! Acessem e explorem o site do Eldaf – Estudo Longitudinal dos Determinantes da Atividade Física. Estudo que pertence leia mais

01/04/2019 - 16:23

mais notícias