História

Em 1969, foi criado o Instituto de Ciências Humanas e Sociais como consequência de um processo de implementação dos cursos de Administração de Empresas, Ciências Econômicas e Economia Doméstica na UFRRJ. O curso de Ciências Econômicas foi autorizado pela Deliberação do Conselho Universitário – CONSU/UFRRJ 14 de 11/12/1969 – e, em 1970, inicia-se a primeira turma de Ciências Econômicas na UFRRJ. Em 1976, o curso é oficialmente reconhecido através  do Decreto Federal 77.198 de 19 de fevereiro de 1976, tendo em vista o  Parecer do Conselho Federal de Educação nº 4.820/1975, combinando  uma  sólida  formação teórica  e  prática o que capacita o  profissional enfrentar os desafios impostos no mercado de trabalho. Em 2013, por meio da Deliberação n° 60, de 30 de julho de 2013, o CONSU/UFRRJ aprovou a criação do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) vinculando o Departamento de Ciências Econômicas – DeCE – à estrutura administrativa do novo Instituto.

O curso de graduação em Ciências Econômicas da UFRRJ, campus Seropédica, ao longo de seus mais de 40 anos de história, em suas atividades de ensino, tem cumprido um papel transformador, sobretudo quanto aqueles discentes que residem nos municípios da Baixada Fluminense, da zona oeste e zona norte do Rio de Janeiro, além de municípios do interior do estado do Rio de Janeiro e de outros estados limítrofes, como Minas Gerais. A distância geográfica de grandes centros aliada ao custo maior desses grandes centros, fazem do curso de graduação em Ciências Econômicas estratégico para formar novos economistas provenientes dessas regiões.