Enade

O que é? O ENADE é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A prova do ENADE avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares de Ciências Econômicas, às habilidades e competências para atuação profissional e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial, bem como sobre outras áreas do conhecimento. Em 2018, a prova terá 30 questões de formação específica, sendo 3 discursivas e as outras 27, múltipla escolha. Além dessas questões, a prova do ENADE 2018, terá 10 questões de Formação Geral, sendo 2 discursivas e 8, múltipla escolha (Portaria INEP n. 440 de 30 de maio de 2018)

É item curricular obrigatório dos cursos de graduação, incluindo áreas relativas ao grau de tecnólogo, conforme art. 5o, § 5o, da Lei no 10.861, de 2004. Quer dizer que, no ano previsto para ENADE (Ciências Sociais Aplicadas, área na qual se enquadra o nosso curso, é sempre a cada 3 anos), os concluintes habilitados que não realizarem a prova não poderão colar grau.

Por outro lado, a prova do ENADE é parte do conceito preliminar do curso (CPC) harmonizado que, de acordo com a Nota Técnica do INEP, constituiu-se de 8 componentes em 03 dimensões: (i) desempenho dos estudantes; (ii) corpo docente e (iii) condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. Assim, as informações usadas para determinar essa medida, o CPC, são: na dimensão i: nota dos concluintes habilitados no ENADE (NCc); nota da diferença entre desempenho observado e o esperado (NIDDc); dimensão ii: proporção de mestres (NMc), de doutores (NRc) e regime de trabalho (NRc) e na dimensão 3: o questionário do estudante. O questionário do estudante, além de um questionário inicial socioeconômico, captura a percepção dos estudantes para 3 dimensões: didático-pedagógica (NOc), infraestrutura e instalações físicas (NFc) e formação acadêmica e profissional (NAc).

(este item é apresentado em detalhes aos alunos concluintes que forem inscritos no ENADE)

Quem é inscrito no ENADE? Concluintes habilitados, que são aqueles alunos que têm colação de grau prevista para até 31 de julho de 2018 ou que terão concluído 80%[1] ou mais da carga horária mínima do curso – considerando-se as disciplinas (obrigatórias e optativas[2]) – até o último dia de retificação das inscrições do ENADE 2018 ou colação prevista para até julho de 2019. A coordenação também inscreverá os alunos em situação irregular dos anos anteriores (Portaria INEP 501 de 25 de maio de 2018)

Quem é inscrito, mas é dispensado de fazer o ENADE? Os alunos ingressantes, isto é, quem iniciou o curso em 2018, que esteja matriculado e que até o último dia do período de retificação das inscrições do ENADE 2018, tenha de zero a vinte e cinco por cento da carga horária mínima do currículo do curso cumprida, sendo a regularidade dos mesmos atestada pelo próprio INEP. E os estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do ENADE 2018, em instituição conveniada com UFRRJ. Vale ressaltar que os alunos em situação irregular dos anos anteriores, também estarão dispensados (Portaria INEP 501 de 25 de maio de 2018)

Por que os alunos ingressantes são inscritos, se são dispensados (não deverão fazer) da prova? Porque um dos itens do CPC é a nota da diferença entre desempenho observado e o esperado (NIDDc). Essa avaliação é realizada em comparação com a nota do ENEM.

Quem inscreve os concluintes habilitados? A coordenação, assim que o período de inscrição estiver aberto, no ssi-inep. Após essa inscrição pela coordenação, o aluno receberá um e-mail informando do seu acesso a essa plataforma.

Quando será a prova? Conforme a Portaria INEP 501 de 25 de maio de 2018, a prova será realizada no dia 25 de novembro, às 13h.

Aonde será a prova? Após a inscrição pela coordenação no sistema ssi-inep, e será divulgada em 09 de novembro! Conforme o cronograma (acesse aqui)!

Além do ENADE, se eu for concluinte habilitado o que mais eu tenho que fazer? Preencher o Questionário do Estudante até o dia 21/11. Importante: o aluno não deve deixar de preencher esse questionário, sob pena de ser considerado em situação irregular com o ENADE.

Quem é considerado irregular? O estudante que não realizar a prova do ENADE e/ou não preencher o questionário de percepção do estudante. Além disso, o estudante que, no dia da prova, não observar alguns aspectos, descritos nos pontos 11, 15 e 18 do Edital ENADE 2018 (aqui). Tais como: prestar declaração falsa de qualquer natureza, perturbar o local da aplicação, comunicar-se com terceiros durante a realização da prova, portar qualquer equipamento – durante a realização da prova, ele deverá estar no envelope lacrado, ausentar-se da sala de provas sem o fiscal a partir de 13h.

Por fim, lembramos que a coordenação no âmbito do NDE e, também, do Fórum Discente, vem buscando ações e medidas para incrementar a qualidade do curso, as quais não se restringem à realização do ENADE, apenas. Mas reforçamos que cada vez mais o CPC do curso será usado para tomada de decisões do MEC em relação ao ensino superior público e gratuito.

Reforçamos que os alunos habilitados (concluintes e ingressantes) serão ampla e largamente acompanhados pela coordenação quanto à divulgação de informações sobre o ENADE. Quaisquer dúvidas, estamos à disposição.

Ações desenvolvidas coordenação/NDE: reuniões – a primeira, mais completa, foi realizada em 15 de agosto, envio de comunicação por e-mail com divulgação da lista de inscritos (julho e agosto), do cronograma, do edital. Organização de caderno de questões gerais e de conteúdo específico, enviado por e-mail. Comunicação aos departamentos, como Matemática e Ciências Contábeis, sobre a realização do ENADE pelo curso. Criação de uma página no Facebook “Facebook no Enade” para compartilhamento de materiais e informes relevantes sobre o ENADE.

Material da primeira reunião realizada com os concluintes sobre o ENADE (aqui).

Em 2018, a relação de alunos que realizará o ENADE está disponível aqui!

 

[1] A PROGRAD-UFRRJ adota percentual mínimo de 75%.

[2] Informação da PROGRAD-UFRRJ.