A América Latina não quer a si mesma como parceiro comercial, e a desaceleração global não ajuda. O comércio dentro da região cairá 10% em 2019, após dois anos de recuperação, segundo projeções da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) publicadas terça-feira em seu relatório anual Perspectivas do Comércio Internacional. A redução coloca os intercâmbios comerciais regionais no nível mais baixo em uma década e mostra as conexões deficientes entre os países do bloco.
As projeções da Cepal mostram que o comércio dentro da América Latina diminui mais do que as trocas entre o subcontinente e o resto do mundo, que devem cair apenas 0,1%. Ou seja, a região deixa de comercializar mais consigo mesma do que com os demais países.
Além de suas fronteiras, os países latino-americanos também estão trocando menos com o resto do mundo. A CEPAL projeta que em 2019 o valor das exportações diminuirá 2% e o das importações, 3%. Quanto maior a dependência de produtos básicos, maior a queda. O preço de 26 das 30 principais exportações da região baixou, incluindo o do açúcar de palma (33%), o do carvão (22%) e o do petróleo (10%). A Venezuela, ex-potência petrolífera que está mergulhada em uma profunda crise econômica, volta a atingir o fundo do poço. Em 2019, o país importará 60% e venderá 50% menos ao resto do mundo do que em 2018, segundo as predições da Cepal.
Fonte: El País
O projeto de extensão “Boletim Conexão Sino-Latina” é premiado na SNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia) da UFRRJ na … leia mais
Lembrem-se de acessar o calendário acadêmico 2024 – aqui O calendário de matrículas 2024-1 está disponível e pode ser … leia mais
Semana 1- 21 de maio de 2023 – QUADRO DE ESTÁGIOS Semana 2 – QUADRO DE ESTÁGIOS Semana … leia mais
Eventos no Rio de Janeiro Espaço de divulgação de eventos em Economia que acontecem no Rio de Janeiro ou de … leia mais
O que é? O ENADE é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A prova do … leia mais
Divulgamos o concurso de resenhas em economia – 3a edição Produto de extensão Área: comunicação Discentes como participantes e … leia mais