Iniciação Científica

 

PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A Iniciação Científica busca inserir os alunos em grupos/linhas de pesquisa bem como proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, estimular o desenvolvimento do pensar cientifico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. 

Os programas têm como principal objetivo o incentivo à formação de novos pesquisadores, privilegiando a participação ativa de bons alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, e a orientação individual e continuada por pesquisador qualificado. 

O aluno de iniciação científica auxilia os professores nas pesquisas científicas e tecnológicas e em programas de cooperação técnico-científica, desenvolvidos com outras instituições. São projetos, que visam, de uma forma ou outra, transformar a sociedade.

O estudante pode desenvolver pesquisa no âmbito da Iniciação Científica com bolsa oferecida pelas agências tradicionais de fomento à pesquisa ou sem bolsa.

 

PIBIC, PIBITI e PIBIC-af

Os Programas de Iniciação Científica compreendem o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e de Inovação – PIBITI e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af). As bolsas de Iniciação Científica do CNPq são destinadas à UFRRJ em forma de cotas. A Pró-Reitoria de Pesquisa Pós Graduação é o órgão responsável pela administração e distribuição das bolsas, por meio do Núcleo de Apoio à Administração da Pesquisa – NAAP. Os editais são disponibilizados na página da UFRRJ, no 1o semestre do ano letivo.

 

FAPERJ

As bolsas de Iniciação Científica (IC) e Tecnológicas (IT) são solicitadas diretamente à FAPERJ. A solicitação deve ser encaminhada em formulário próprio de acordo com o calendário da FAPERJ. As informações sobre estas modalidades de bolsa podem ser encontradas em http://www.faperj.br

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA (PICV)

São desenvolvidas sem bolsa. A Pró-Reitoria de Pesquisa Pós Graduação é o órgão responsável por sua administração, por meio do Núcleo de Apoio à Administração da Pesquisa – NAAP. Os editais são disponibilizados na página da UFRRJ.